KudoZ home » English to Portuguese » Other

prosodic phrasing

Portuguese translation: fraseado prosódico


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:prosodic phrasing
Portuguese translation:fraseado prosódico
Entered by: Tomás Rosa Bueno

11:30 Jan 8, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: prosodic phrasing
Texto de lingüística sobre prosódia na leitura silenciosa.
Felipe
FRASEADO prosódico
Explanation:
Fraseado
n substantivo masculino
3 conjunto de palavras
4 maneira própria de dizer ou escrever algo; fraseio, palavreado
5 Rubrica: música.
arte, ou maneira de expor ou interpretar cada desenho, cada frase de um discurso musical
[Houaiss]

"Fraseamento" não existe em português, apesar da Maria do Céu Viana. E nem tem por que existir, posto que "fraseado" é tradução perfeita de "phrasing":

a : to express in words or in appropriate or telling terms b : to designate by a descriptive word or phrase
2 : to divide into melodic phrases
[Merriam-Webster]
Selected response from:

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5FRASEADO prosódico
Tomás Rosa Bueno
5 +2Fraseamento prosódicoLQA Russian


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Fraseamento prosódico


Explanation:
~

LQA Russian
Native speaker of: Native in RussianRussian
PRO pts in pair: 19
Grading comment
obrigado mas outra alternativa me pareceu malhor

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  João Carlos Pijnappel
41 mins

agree  P Forgas
55 mins
The asker has declined this answer
Comment: obrigado mas outra alternativa me pareceu malhor

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
FRASEADO prosódico


Explanation:
Fraseado
n substantivo masculino
3 conjunto de palavras
4 maneira própria de dizer ou escrever algo; fraseio, palavreado
5 Rubrica: música.
arte, ou maneira de expor ou interpretar cada desenho, cada frase de um discurso musical
[Houaiss]

"Fraseamento" não existe em português, apesar da Maria do Céu Viana. E nem tem por que existir, posto que "fraseado" é tradução perfeita de "phrasing":

a : to express in words or in appropriate or telling terms b : to designate by a descriptive word or phrase
2 : to divide into melodic phrases
[Merriam-Webster]


Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  LoreAC
26 mins
  -> Obrigado, "LoreAC".

agree  Clauwolf: Mas o Felipe parece que decolou
27 mins
  -> Obrigado. Provavelmente, pela hora que fez as perguntas, o Felipe agora deve estar dormindo...

agree  Ivan Costa Pinto
1 hr
  -> Obrigado, Ivan. (Xiii, acabei de me lembrar de uma coisa. Peraí.)

agree  hmercer
1 hr
  -> Obrigado, "hmercer".

neutral  LQA Russian: como é que não existe 'fraseamento'? consulte, por exemplo, http://www.priberam.pt/DLPO/
1 hr
  -> Bom, então o dicionário da Texto registra "fraseamento", sabe-se lá por que, como sinônimo de "fraseado". O Cândido de Figueiredo, também português e mais confiável, não tem "fraseamento".

agree  António Ribeiro: "Fraseamento" também NÃO existe no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (2001) nem no Dicionário da Porto Editora.
17 hrs
  -> Muito obrigado, António. Preciso comprar esse dicionário, posto que a Academia brasileira não se anima a cumprir a sua obrigação e lançar um dicionário próprio.