KudoZ home » English to Portuguese » Other

Newspapers/media reviews and features

Portuguese translation: artigos e reportagens


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase: reviews and features
Portuguese translation:artigos e reportagens
Entered by: china

16:22 Mar 31, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: Newspapers/media reviews and features
Inquérito sobre um centro cultural
Iva
artigos e reportagens em jornais e outros veículos da mídia (revistas, rádio, televisão, etc)
Explanation:
feature 4. A prominent or special article, story, or department in a newspaper or periodical.
(artigo, coluna, editorial, reportagem)

REVIEW - 3. (n.) A short written presentation of a point of view:
• essay
• composition
• paper
• report
• study
• theme
• article
Conforme Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa = Mídia:
1 Veículo ou meio de divulgação da ação publicitária. 2 Seção ou departamento de uma agência de propaganda, que faz as recomendações, estudos, distribuições de anúncios e contato com os veículos (jornais, revistas, rádio, televisão etc.). 3 Numa agência de propaganda, pessoa encarregada da ligação com os veículos e da compra de espaço (eventualmente de tempo) para inserção ou transmissão de anúncios. 4 Inform Qualquer material físico que pode ser usado para armazenar dados. Os computadores podem utilizar uma variedade de mídias, como discos, fitas ou CD-ROM. Sin: meio. M. eletrônica: a televisão, quando considerada como veículo de comunicação. M. impressa: os jornais e revistas, quando considerados como veículos de comunicação.



Obs.: Não usaria, no caso, o termo RESENHA, em virtude de sua significação mais restrita (conf. Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa)re.se.nha sf (der regressiva de resenhar)

1 Ação ou efeito de resenhar. 2 Descrição minuciosa. 3 Enumeração cuidadosa e circunstanciada. 4 Lista pormenorizada. 5 Notícia em que há certo número de nomes ou assuntos similares

(Tenho, na verdade, um 'palpite', de que a palavra 'resenha' vem de 'contar reses' (usa-se nos esportes - "resenha esportiva" - por se tratar aí de um âmbito de reportagem eminentemente descritivo - e tb de contagem)








Selected response from:

Lúcia Lopes
Brazil
Grading comment
Muito obrigada a todos, mas esta resposta pareceu-me a mais adequada. Clato que como estou a trduzir pata PT-PT, alterei "mídia" para "meios de comunicação social"
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3resenhas e artigos nos jornais e na mídia em geral
Tomás Rosa Bueno
5 +1artigos e reportagens em jornais e outros veículos da mídia (revistas, rádio, televisão, etc)
Lúcia Lopes
5 +1descrições e críticas de jornais e dos média
Vera Rocha


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
resenhas e artigos nos jornais e na mídia em geral


Explanation:
:-)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-31 16:26:24 (GMT)
--------------------------------------------------

Não estou muito seguro quanto a \"jornais e mídia em geral\", mas não tenho dúvidas sobre \"resenhas e artigos\".

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-31 22:17:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Resenha
ato ou efeito de resenhar
1 descrição feita com detalhes, com pormenores
2 contagem, conferência, verificação
3 Rubrica: jornalismo.
tipo de resumo de texto de extensão maior que a da sinopse
4 Rubrica: jornalismo.
análise crítica ou informativa de um livro; recensão
5 Rubrica: jornalismo.
notícia jornalística que desce a detalhes da ocorrência e a analisa por diversos ângulos
6 Rubrica: jornalismo.
sinopse geral do que de fundamental ocorreu em determinado período, em matéria de noticiário

[Houaiss]

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxSilLiz: Eu tbm concordo com jornais e médias em geral
3 mins
  -> Obrigado.

agree  Mayura Silveira: concordo contigo e com a SilLiz
11 mins
  -> Obrigado.

agree  Marcelo De Polli
12 mins
  -> Obrigado.

disagree  Lúcia Lopes: IMHO, "resenha" não traduz bem nem "review", nem "feature" (vide explicações abaixo)
5 hrs
  -> Ver acime definição de "resenha" segundo o Aurélio.

agree  Tania Marques-Cardoso: Sendo jornalista, eu juro que esta é a resposta correta.
7 hrs
  -> Eu eu juro que agradeço o seu apoio. :-)

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
descrições e críticas de jornais e dos média


Explanation:
...

Vera Rocha
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 210

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tania Marques-Cardoso: Desculpe, Vera, mas, como jornalista, eu garanto que não existe "descrição" nem em revistas nem em jornais. Quanto a "crítica", sim, é uma das possíveis traduções de "review".
4 hrs
  -> Referia-me a 'descrição' quando se descreve a história do filme, ou quando se relata o seu processo de filmagem. Que palavra para além de descrição de se poderia utilizar?

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
artigos e reportagens em jornais e outros veículos da mídia (revistas, rádio, televisão, etc)


Explanation:
feature 4. A prominent or special article, story, or department in a newspaper or periodical.
(artigo, coluna, editorial, reportagem)

REVIEW - 3. (n.) A short written presentation of a point of view:
• essay
• composition
• paper
• report
• study
• theme
• article
Conforme Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa = Mídia:
1 Veículo ou meio de divulgação da ação publicitária. 2 Seção ou departamento de uma agência de propaganda, que faz as recomendações, estudos, distribuições de anúncios e contato com os veículos (jornais, revistas, rádio, televisão etc.). 3 Numa agência de propaganda, pessoa encarregada da ligação com os veículos e da compra de espaço (eventualmente de tempo) para inserção ou transmissão de anúncios. 4 Inform Qualquer material físico que pode ser usado para armazenar dados. Os computadores podem utilizar uma variedade de mídias, como discos, fitas ou CD-ROM. Sin: meio. M. eletrônica: a televisão, quando considerada como veículo de comunicação. M. impressa: os jornais e revistas, quando considerados como veículos de comunicação.



Obs.: Não usaria, no caso, o termo RESENHA, em virtude de sua significação mais restrita (conf. Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa)re.se.nha sf (der regressiva de resenhar)

1 Ação ou efeito de resenhar. 2 Descrição minuciosa. 3 Enumeração cuidadosa e circunstanciada. 4 Lista pormenorizada. 5 Notícia em que há certo número de nomes ou assuntos similares

(Tenho, na verdade, um 'palpite', de que a palavra 'resenha' vem de 'contar reses' (usa-se nos esportes - "resenha esportiva" - por se tratar aí de um âmbito de reportagem eminentemente descritivo - e tb de contagem)










Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784
Grading comment
Muito obrigada a todos, mas esta resposta pareceu-me a mais adequada. Clato que como estou a trduzir pata PT-PT, alterei "mídia" para "meios de comunicação social"

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tania Marques-Cardoso: Uma reportagem não é a apresentação de um ponto de vista -- é, como o nome indica, algo que se escreve a partir do que dizem as fontes entrevistadas. Pontos de vista expressam-se em críticas e resenhas. Cheers!
1 hr
  -> Cheers! :-) Traduzi "feature" por reportagem e "review" por artigo, estou errada? :-)

neutral  Tomás Rosa Bueno: lat. resígno,as,ávi,átum,áre 'tirar o selo, deslacrar, abrir (uma carta); desvendar, descobrir; resignar, renunciar; lançar em rol, fazer assento de; quebrar, violar, anular'; cp. resignar; ver sign-; f.hist. a1789 resenhar, 1789 recenhar
1 hr
  -> Obrigada, Thomás, por me fornecer a origem, tinha muita curiosidade em saber.... acho mesmo que a expressão "resenha" foi desvirtuada por nosso jornalismo, mas enfim.... vox populi, vox dei, não é assim que se diz? :-)