KudoZ home » English to Portuguese » Other

Performing arts

Portuguese translation: artes dramáticas e musicais


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:performing arts
Portuguese translation:artes dramáticas e musicais
Entered by: china

16:29 Mar 31, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: Performing arts
inquérito
china
artes dramáticas e musicais
Explanation:
Fonte: Dicionário Michaelis Inglês - Português
Selected response from:

José Antonio Azevedo
Brazil
Grading comment
Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3artes dramáticas e musicais
José Antonio Azevedo
5 +3artes dramáticasMarcelo De Polli
5 +3Artes de palcoAntónio Ribeiro
2 +5artes cênicasOsmar Jardim
5 +2artes performáticas
Tomás Rosa Bueno
5 +1artes de representação
Vera Rocha
5Artes do espetáculo
Henrique Serra
5artes circences
Ricardo Fonseca


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
artes performáticas


Explanation:
:-)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-31 16:52:39 (GMT)
--------------------------------------------------

Performático, adj.: relativo a performance (\'espet[aculo\')

el. performat- (deduzido de performativo na acp. \'em que há performance\') +–ico; este voc. parece ter sido forjado no Brasil pelos aficionados do movimento chamado nos E.U.A. performance art \'forma de arte colaborativa surgida na década de 1970 com uma fusão de diversas linguagens de arte, como pintura, cinema, vídeo, música, drama e dança\'; ver 1form-

Houaiss

Já estou ficando cansado com a insistência de certos colegas portugueses em querer ensinar-nos como falar a nossa língua.



--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-31 16:53:56 (GMT)
--------------------------------------------------

Ops, peço humildes desculpas ao António e à Sonia. Não vi que a pergunta vinha de Portugal.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-31 17:01:33 (GMT)
--------------------------------------------------

Mas mantenho o \"performático\" como sugestão, mesmo para Portugal:

... Desta forma, o carácter performático das composições será ampliado num espectáculo onde se evidencia a relação da música com a imagem. ...
www.vizzavi.pt/Not/Det/ 0,1789,9-57555000000001066--199829,00.html

... vídeo, fotografias e pinturas, fruto da experiência de uma viagem entre Los Angeles e Filadélfia, com registos de um trabalho performático com referência ...
www.ip.pt/flirt/arquivo/f_marco/ artesvisuais/g_joaograca.html

... Um espectáculo deste tipo é aquele que alia ou não a linguagem da instalação à vertente performática dos actores e/ou bailarinos. ...
homepage.oninet.pt/833adz/orgulho2000/Satiri.htm

... A esta «arquitectura da informação» soma-se ainda a dimensão performática da sua obra, aqui documentada em gravações audiovisuais e imagens ...
primeirasedicoes.expresso.pt/ed1450/c131.asp?ls

... à execução do repertório (igrejas, claustros de mosteiros, castelos e palácios) e recursos cénicos extras, da vestimenta à actuação performática em si ...
www.novaguarda.pt/221100/g_opi11.htm

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mayura Silveira: yes!
2 mins
  -> Obrigado.

neutral  António Ribeiro: Pt-Br??? E qual seria o verbo? Performatizar? Performatar?
4 mins
  -> performático, adjetivo: relativo a performance ('espetáculo') - Dicionário Houaiss. Ver acima.

agree  Emilia Carneiro
7 mins
  -> Obrigado.

agree  xxxSilLiz: Não sei o verbo, mas a expressão em pt-br é essa mesmo
7 mins
  -> Obrigado.

disagree  Sonia Almeida: concordo com o Antonio...
10 mins
  -> Ver acima.

neutral  marinagil: verbo ainda ñ inventamos em Pt-Br, só o adj.
17 mins
  -> O verbo não é necessário aqui.

disagree  Mafalda d'Orey de Faria: Nunca vi tal expressão! pelo menos em Portugal...
22 mins
  -> Procure de novo.

agree  Carlos Angelo: Passamos pelo mesmo na tradução do Yahoo!, mas na época não existia o Houaiss. A editora da área só acreditou que a expressão existia depois que confirmei com uma professora de artes. http://web.archive.org/web/19990825063907/br.yahoo.com/Artes...
1055 days

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
Artes de palco


Explanation:
Literal.

Dicionário Porto Editora

--------------------------------------------------
Note added at 2003-03-31 17:03:43 (GMT)
--------------------------------------------------

Olá Tomás,

\" Já estou ficando cansado com a insistência de certos colegas portugueses em querer ensinar-nos como falar a nossa língua.\"

Longe de mim querer-vos ensinar a vossa língua. O que realmente pretendo é aprender qualquer coisa nova. Daí a razão da minha pergunta. Peço desculpa se ofendi.

António Ribeiro




António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Tomás Rosa Bueno: Já lhe pedi desculpas pelo destempero, António.
33 mins

agree  Vera Rocha
2 hrs

agree  Ana Carneiro
5 hrs

agree  AnaLouro
22 hrs

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
artes dramáticas e musicais


Explanation:
Fonte: Dicionário Michaelis Inglês - Português

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976
Grading comment
Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gino Amaral: Não (me) restam dúvidas!
1 min
  -> Obrigado, Gino.

agree  Sonia Almeida: totalmente de acordo
3 mins
  -> Obrigado, soniaalmei.

agree  Mafalda d'Orey de Faria
16 mins
  -> Obrigado, Mafalda.

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
artes dramáticas


Explanation:
Me parece um termo mais usual em português.

Marcelo De Polli
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
18 mins

agree  Brigith Guimarães: concordo
16 hrs

agree  Paula Delgado
1 day19 hrs

11 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +5
artes cênicas


Explanation:
+ já vi assim

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-01 01:25:53 (GMT)
--------------------------------------------------

Tânia marques sugeriu adicionar \" e musicais\". Ficaria artes cênicas e musicais, se china quiser assim.

Osmar Jardim
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 77

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  marinagil: >26 K hits vs 1,2 K para artes performáticas
13 mins
  -> Obrigado pelo agree, margilii!

neutral  Tomás Rosa Bueno: Isto é comparar maçãs com peras. Artes cênicas e artes performáticas são duas coisas diferentes.
26 mins
  -> Cheguei a refletir se confundi alhos com bugalhos. Acho que não. Obrigado.

agree  Marsel de Souza
1 hr
  -> Obrigado pelo feedback. Tudo OK in Brasilia?

agree  Steve Smith: E' assim que meu professor (brasileiro) de teatro me ensinou. NB: "Performance art" e "performing arts" nao sao a mesma coisa em ingles. Acho que Sr. Bueno e' a pessoa que compara maca e pera.
2 hrs
  -> Obrigado Steve.

agree  Lúcia Lopes: per·form·ing arts (Am. Herit) pl.n. Arts, such as dance, drama, and music, that are performed before an audience.
4 hrs
  -> Yes, Maria Lopes. That is the idea of artes cênicas. Thanks.

agree  Tania Marques-Cardoso: Sem dúvida. Para efeito de maior clareza, talvez fosse uma boa idéia acrescentar "e musicais".
6 hrs
  -> Obrigado Tânia Marques. Aceitei sua sugestão e added a note.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
artes circences


Explanation:
julgo que é assim que escreve, ou então concordo com o António Ribeiro, Artes de Palco

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
artes de representação


Explanation:
Mas o ideal seria artes de palco como afirma o António.

Fonte: encenador português.

Vera Rocha
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 210

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hermann: I've seen this used before in festival programmes - (btw. we use the same expression in German - darstellende Künste)
35 mins

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Artes do espetáculo


Explanation:
Tão confuso fiquei,
votar, como, não sei;
é uma acirrada grei:
e o meu palpite também dei!

Aurélio -> Artes do espetáculo: Designação comum às artes que envolvem o espetáculo, e das quais o teatro e o cinema são as principais.

Aurélio -> Espetáculo: Representação teatral, exibição de cinema, televisão, etc., ou qualquer demonstração pública de canto, dança, interpretação musical, etc.; função.

Apenas para adicionar um mais legume à sopa...

Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: E que sopa...!!!!
4 hrs
  -> hehehe ;)