KudoZ home » English to Portuguese » Other

veteran or citizenship status

Portuguese translation: status de veterano e de cidadiania


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:veteran and citizenship status
Portuguese translation:status de veterano e de cidadiania
Entered by: Vera Rodrigues

15:53 May 21, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: veteran or citizenship status
We are proud of our efforts and successes in building a top-notch workforce without regard to race, religion, age, gender, national origin, sexual orientation, disability or veteran or citizenship status.
Vera Rodrigues
status de veterano ou de cidadania
Explanation:
acredito que seja a melhor tradução

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:35:00 (GMT)
--------------------------------------------------

ou

veteran or citizenship status = status de veterano de guerra ou de cidadania

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:39:06 (GMT)
--------------------------------------------------

Veteran status
A \"civilian veteran\" is a person 18 years old or over who has served (even for a short time), but is not now serving, on active duty in the U.S. Army, Navy, Air Force, Marine Corps, or the Coast Guard, or who served in the U.S. Merchant Marine during World War II. People who served in the National Guard or military Reserves are classified as veterans only if they were ever called or ordered to active duty, not counting the 4-6 months for initial training or yearly summer camps. All other civilians 16 years old and over are classified as nonveterans.


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:39:17 (GMT)
--------------------------------------------------

Veteran status
A \"civilian veteran\" is a person 18 years old or over who has served (even for a short time), but is not now serving, on active duty in the U.S. Army, Navy, Air Force, Marine Corps, or the Coast Guard, or who served in the U.S. Merchant Marine during World War II. People who served in the National Guard or military Reserves are classified as veterans only if they were ever called or ordered to active duty, not counting the 4-6 months for initial training or yearly summer camps. All other civilians 16 years old and over are classified as nonveterans.


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:42:56 (GMT)
--------------------------------------------------

Quem possui status de veterano recebe ajuda financeira federal e estadual.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:49:37 (GMT)
--------------------------------------------------

É muito comum nos EUA uma empresa se considerar \"equal opportunity employer\" sem preconceito de raça, religião, idade, sexo, preferência sexual ou status de deficiente físico, de veterano de guerra ou de cidadania. Ou seja, podem contratar qualquer um, portanto qualquer pessoa pode aplicar para esses empregos pois será considerada.


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 17:42:07 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

OUTRA REFERÊNCIA:

Dana - Declaração de Igualdade de Oportunidades de Emprego
... envolvendo raça, cor, religião, sexo, idade, nacionalidade de origem, cidadania,
incapacidades mentais ou físicas, status de veterano de guerra ou qualquer ...
institucional.dana.com.br/careers/ diversitystatement.shtm
Selected response from:

Claudia da Matta
United States
Grading comment
Thanks a lot
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1estado de cidadania..estado de serviço militar
airmailrpl
5estatuto de veterano ou cidadão
Henrique Magalhaes
5status de veterano ou de cidadania
Claudia da Matta
5em função da idade ou estatuto social
Ricardo Fonseca
3 +1status de veterano (de guerra) ou de cidadão
Luciano Monteiro
5 -1idade ou cidadania.Luiz Almeida
5 -1(disabilidade ou) maestria ou status de cidadania
Lúcia Lopes


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
(disabilidade ou) maestria ou status de cidadania


Explanation:
*

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 17:37:11 (GMT)
--------------------------------------------------

vet·er·an (vµt“…r-…n, vµt“r…n) n. Abbr. vet. 1. A person who is long experienced or practiced in an activity or a capacity: a veteran of political campaigns. 2. A person who has served in the armed forces: “Privilege, a token income . . . were allowed for veterans of both world wars” (Mavis Gallant). 3. An old soldier who has seen long service. --vet·er·an adj. 1. Having had long experience or practice: a veteran actor. 2. Of or relating to former members of the armed forces: veteran benefits. [Latin veter³nus, from vetus, veter-, old. See wet-2 below.]

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 17:37:50 (GMT)
--------------------------------------------------

disability = invalidez, viajei na marionese ;P

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 17:40:45 (GMT)
--------------------------------------------------

ou condição de invalidez, veteranice ou cidadania.

Agora ficou belo :-)

Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Ana Carneiro: não sei onde foi buscar esta da disabilidade, mas nos meus dicionários não consta. Disability é inabilidade ou incapacidade...
1 hr
  -> mulher, desabilidade está no texto lá em cima, incluí pra dar fluência

neutral  airmailrpl: veteranice na marionese
12 hrs
  -> querido rpl, como se diz por aqui, escacha mas não relaxa! tem dó de mim! ;-)

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
estado de cidadania..estado de serviço militar


Explanation:
veteran or citizenship status

posição legal de cidadania
posição ou condição de serviço militar prestado

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Lopes: (não importando sua) condição de invalidez, veteranice ou cidadania, não fica belo? :-)
1 hr
  -> gostei mais do marionese !!

30 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
em função da idade ou estatuto social


Explanation:
parece-me ser isso...

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Carneiro
1 hr
  -> obrigado

disagree  Claudia da Matta: idade não é o caso, pois refere-se ao veterano de guerra. "Idade" está mencionada na frase como "age".
1 hr
  -> pois não mas depreende-se que se trate de pessoas de idade avançada (veteranos), se é um veterano de guerra ou não, não sabemos, pois não?

neutral  Lúcia Lopes: eu gostei de (independente de sua condição de inválido, veterano ou cidadão - ou seja, seja a pessoa inválida, veterana ou cidadã :-)
1 hr
  -> sim concordo, ou reformada...

39 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
status de veterano ou de cidadania


Explanation:
acredito que seja a melhor tradução

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:35:00 (GMT)
--------------------------------------------------

ou

veteran or citizenship status = status de veterano de guerra ou de cidadania

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:39:06 (GMT)
--------------------------------------------------

Veteran status
A \"civilian veteran\" is a person 18 years old or over who has served (even for a short time), but is not now serving, on active duty in the U.S. Army, Navy, Air Force, Marine Corps, or the Coast Guard, or who served in the U.S. Merchant Marine during World War II. People who served in the National Guard or military Reserves are classified as veterans only if they were ever called or ordered to active duty, not counting the 4-6 months for initial training or yearly summer camps. All other civilians 16 years old and over are classified as nonveterans.


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:39:17 (GMT)
--------------------------------------------------

Veteran status
A \"civilian veteran\" is a person 18 years old or over who has served (even for a short time), but is not now serving, on active duty in the U.S. Army, Navy, Air Force, Marine Corps, or the Coast Guard, or who served in the U.S. Merchant Marine during World War II. People who served in the National Guard or military Reserves are classified as veterans only if they were ever called or ordered to active duty, not counting the 4-6 months for initial training or yearly summer camps. All other civilians 16 years old and over are classified as nonveterans.


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:42:56 (GMT)
--------------------------------------------------

Quem possui status de veterano recebe ajuda financeira federal e estadual.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 16:49:37 (GMT)
--------------------------------------------------

É muito comum nos EUA uma empresa se considerar \"equal opportunity employer\" sem preconceito de raça, religião, idade, sexo, preferência sexual ou status de deficiente físico, de veterano de guerra ou de cidadania. Ou seja, podem contratar qualquer um, portanto qualquer pessoa pode aplicar para esses empregos pois será considerada.


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-21 17:42:07 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

OUTRA REFERÊNCIA:

Dana - Declaração de Igualdade de Oportunidades de Emprego
... envolvendo raça, cor, religião, sexo, idade, nacionalidade de origem, cidadania,
incapacidades mentais ou físicas, status de veterano de guerra ou qualquer ...
institucional.dana.com.br/careers/ diversitystatement.shtm

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365
Grading comment
Thanks a lot

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Ana Carneiro: e porque não estatuto?
57 mins
  -> estatuto é uma carta, constituição, regulamento... Status é usado largamente no Brasil para se referir a uma condição (neste caso, uma condição social)

neutral  Lúcia Lopes: Ana, no Brasil realmente não usamos "estatuto" com esse sentido, usamos mesmo "status", a palavra latina, mas bem poderíamos traduzir por "condição de", que lhes parece? :-)
1 hr
  -> como você mesma disse, status é o usado no Brasil. "Condição de" também pode ser usado.

46 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
idade ou cidadania.


Explanation:
A palavra veteran por vezes, é utilizada no sentido de idade. Acho que é esse o caso aqui.

Luiz Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Claudia da Matta: nesse sentido é de veterano de guerra mesmo
5 mins

52 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
status de veterano (de guerra) ou de cidadão


Explanation:
Acho que é isso.

Luciano Monteiro
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 571

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mary bueno
39 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
estatuto de veterano ou cidadão


Explanation:
É próxima de outra alternativa...

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 175