KudoZ home » English to Portuguese » Other

shear rate

Portuguese translation: velocidade de cisalhamento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:shear rate
Portuguese translation:velocidade de cisalhamento
Entered by: Enza Longo

11:06 May 22, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: shear rate
Sorry, not context, but it's used for statistics
Enza Longo
Canada
velocidade de cisalhamento
Explanation:
Fonte:
A Dictionary of Petroleum Terms
English - Portuguese
Marcia Buckley

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-22 12:24:57 (GMT)
--------------------------------------------------

... sob cisalhamento com o tempo) e uma viscosidade relativamente baixa sob condições de uso, ou seja, sob velocidade de cisalhamento relativamente alta. ...

www.precitech.net/equip/haake/pdf/ reologia%20para%20tintas%20de%20revestimentos1.PDF


... de dispersão é o valor K na expressão geral que relaciona o coeficiente de dispersão longitudinal à profundidade do fluxo e à velocidade de cisalhamento: ...

www.cbhvelhas.hpg.ig.com.br/Conteudo/02InstrumentoGestao/ 02Conteudo-2pag13.html


... 4 O fluxo Newtoniano caracteriza-se por viscosidade constante, independentemente da velocidade de cisalhamento aplicada. O fluxo ...

www.rxonline.com.br/publicacoes/Ijpc/download/ volume%203/IJPC-BR%20V3N4.pdf
Selected response from:

José Antonio Azevedo
Brazil
Grading comment
Thanks a million !
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3velocidade de cisalhamento
José Antonio Azevedo
5 +2Taxa de cisalhamento
Maria Luisa Duarte
5 +1velocidade de escoamento
Roberto Cavalcanti
5tensão de corte
Henrique Magalhaes


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
velocidade de cisalhamento


Explanation:
Fonte:
A Dictionary of Petroleum Terms
English - Portuguese
Marcia Buckley

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-22 12:24:57 (GMT)
--------------------------------------------------

... sob cisalhamento com o tempo) e uma viscosidade relativamente baixa sob condições de uso, ou seja, sob velocidade de cisalhamento relativamente alta. ...

www.precitech.net/equip/haake/pdf/ reologia%20para%20tintas%20de%20revestimentos1.PDF


... de dispersão é o valor K na expressão geral que relaciona o coeficiente de dispersão longitudinal à profundidade do fluxo e à velocidade de cisalhamento: ...

www.cbhvelhas.hpg.ig.com.br/Conteudo/02InstrumentoGestao/ 02Conteudo-2pag13.html


... 4 O fluxo Newtoniano caracteriza-se por viscosidade constante, independentemente da velocidade de cisalhamento aplicada. O fluxo ...

www.rxonline.com.br/publicacoes/Ijpc/download/ volume%203/IJPC-BR%20V3N4.pdf


José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976
Grading comment
Thanks a million !

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida
7 mins
  -> Obrigado, Ana.

agree  Luciano Monteiro: coincidentemente, tive que traduzir o mesmo termo há poucos dias
27 mins
  -> Obrigado, Luciano.

agree  Clauwolf: "Cada uma das velocidades relativas das películas adjacentes de um corpo fluido em escoamento laminar em resposta a uma força de cisalhamento"
3 hrs
  -> Obrigado, Cláudio.

14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Taxa de cisalhamento


Explanation:
shear rate =
Taxa de cisalhamento


Nesta configuração, o equipamento pode ser utilizado para a faixa de temperatura de 5 a 100oC e taxa de cisalhamento de 1 a 350 s-1.



    Reference: http://www.dema.ufscar.br/nrpp/portug/equip.htm
    Reference: http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1409/
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mary bueno
19 mins

agree  Ana Rita Santiago
2 days2 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
velocidade de escoamento


Explanation:
Please see

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-22 14:21:48 (GMT)
--------------------------------------------------

ou taxa de escoamento


    Reference: http://www.competition-commission.org.uk/fulltext/292a2.2.pd...
    Reference: http://www.rxonline.com.br/publicacoes/Ijpc/download/volume%...
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudia da Matta: com base no "Oilfied Glossary", "shear rate" é taxa de escoamento. Veja: http://www.glossary.oilfield.slb.com/Display.cfm?Term=shear ...
2 hrs
  -> Grato

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
tensão de corte


Explanation:
Esta é a versão em port. de Port.

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 175