KudoZ home » English to Portuguese » Other

TANK

Portuguese translation: banco de idéias ("think tank")


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:think tank
Portuguese translation:banco de idéias ("think tank")
Entered by: Lúcia Lopes

17:58 May 23, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
/ Linguagem
English term or phrase: TANK
What makes independent think-tanks (or IPPIs) different from other policy oriented bodies - such as parties, interest groups, consultancy companies and government research organisations? The distinguishing characteristics of independent think-tanks may be listed as follows: (21) (It should be noted, however, that the boundary between independent and other think-tanks is not always clear.)
(iii) The advocacy tank -
there is a definite ideological position which is aggressively marketed.
Como traduzir "tank" nesses contextos?
Lúcia Lopes
Brazil
cérebros pensantes / bancos de idéias (think-tanks)
Explanation:
Maria, aqui vai mais uma sugestão:

A nova bíblia de Tio Sam

Ao término de um retorno simbólico baseado na naturalização dos esquemas do pensamento neoliberal cuja dominação se impõe há vinte anos graças ao trabalho dos **** think tanks (bancos de idéias) **** conservadores e de seus aliados nos campos político e jornalístico, (8) a remodelagem das relações sociais e das práticas culturais conforme o padrão norte-americano, imposta às sociedades avançadas através da pauperização do Estado, mercantilização dos bens públicos e generalização da insegurança salarial, é aceita com resignação como resultado obrigatório das evoluções nacionais, quando não é celebrada com entusiasmo de carneirinhos. A análise empírica da evolução das economias avançadas de longa duração sugere no entanto que a "globalização" não é uma nova fase do capitalismo, mas uma "retórica" invocada pelos governos para justificar sua submissão voluntária aos mercados financeiros.
(Traduzido por Teresa Van Acker)
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Gente, eu queria ter podido escolher TODAS as sugestões, porque cada uma delas me acrescentou um pedacinho de conhecimento, mas como tradução/tradução MESMO do termo para o português - pois sou adepta de que possamos sempre que possível traduzir as expressões - eu gostei foi desta sugestão da M. Luiza, "banco de idéias". Quanto ao mais, o clauwolf, talvez sem saber, me deu o que eu mais queria depois da tradução: deu-me a ORIGEM do termo, o porquê de ser uma expressão que se utiliza de uma imagem de guerra: pois que foi justamente em virtude de os "think tanks" terem surgido, precisamente, durante a guerra:
[...]
"Tudo em prol da 'automatização do campo de batalha', conforme a expressão de Mattelart. Os projetos não eram puramente militares, mas sim de cooperação: civis-militares, setor privado-setor público.
É nesse contexto que surgem os 'think tanks', centros de pesquisa e de formação de pesquisadores, onde 'especialistas das ciências sociais, economistas, matemáticos, engenheiros, físicos são chamados a compartilhar seus conhecimentos', fazendo surgir uma nova função, a do "militar intelectual", diz Mattelart, que serve de conselheiro aos órgãos de defesa e circula com intimidade pelos corredores do Pentágono e do Departamento de Estado. Diversas tecnologias computacionais, como a tradução automática de textos e a criptografia, são decorrentes do esforço de guerra e de projetos desenvolvidos nos 'think tanks'que, aliás, sobreviveram no pós-guerra, adquirindo novas funções (...)"
É isso aí, minha gente, agora já sabemos de tudo e também
já temos uma - a meu ver - excelente tradução para "think tank" (eu havia imaginado com meus botões traduzir por alguma coisa no estilo de "bateria" ou "artilharia" de idéias. Mas como as funções dos "think tanks" foram adaptadas para a sociedade civil, acredito que "banco de idéias" defina muito bem a coisa (do modo como ela funciona hoje)- sempre colocando a seguir, como sugeriu a Claudia, a expressão "think tank" entre parênteses, para que quem leia possa ter a opção de ir pesquisar a quê ela vem, caso queira.

Ah! Não deixem de ir ler o artigo na íntegra, desse site que o clauwolf citou, pois tem informações valiosíssimas:

http://www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra06.htm

Mais uma vez, o meu muito obrigada pelas oportuníssimas sugestões de todos vocês!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3grupos (ou equipas) de reflexão
Gabriela Frazao
5 +2cérebros pensantes / bancos de idéias (think-tanks)
Maria Luisa Duarte
5solucionadores de problemas
José Antonio Azevedo
4 +1organizações de pesquisa e análise de política pública
Claudia da Matta
4Tanque de pensamento
Henrique Magalhaes
4centros de pesquisas e de formação de pesquisadores
Clauwolf
2oficina de ideiasMarcos Assis Silva


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
solucionadores de problemas


Explanation:
Maria, costumo traduzir o termo "think tank" como "solucionadores de problemas", embora também possa significar um instituto ou grupo de pesquisa interdisciplinar.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

5 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
oficina de ideias


Explanation:
Nao tenho certeza que seja adequado no
seu contexto, mas em outras listas de
discussao sobre traducoes, ja foi sugerido
e utilizado esse termo

Marcos Assis Silva
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 305

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
organizações de pesquisa e análise de política pública


Explanation:
Este número da Agenda da Política Externa dos EUA examina o papel único desempenhado pelas organizações de pesquisa e análise de política pública, ou "think tanks", na formulação da política de relações exteriores dos EUA. Um importante funcionário do Departamento de Estado relaciona os benefícios principais oferecidos pelas "think tanks" aos formuladores de políticas dos EUA. Dois peritos revêem a história e a evolução do envolvimento das "think tanks" na política de relações exteriores dos EUA e mencionam a recente proliferação dessas instituições ao redor do mundo. Dois presidentes de "think tanks" e um vice-presidente executivo explicam como uma "think tank" importante funciona, o papel especial de uma "think tank" criada pelo Congresso dos EUA e como uma das maiores "think tanks" do país trabalha com as Forças Armadas dos EUA. Para encerrar, três estudos mostram a influência dessas organizações em dois assuntos fundamentais da política e demonstram como criar uma "think tank", usando Honduras como exemplo.

http://usinfo.state.gov/journals/itps/1102/ijpp/ijpp1102.htm

OU SIMPLESMENT "THINK-TANKS"



--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-23 18:11:31 (GMT)
--------------------------------------------------

BABYLON: grande instituição de pesquisa e consultoria, órgão de pesquisa, órgão influente, alta consultoria

\"THINK-TANKS\", em inglês, possui muitas ocorrências em sites em português.

Minha sugestão é usar a tradução que sugeri e colocar \"think-tanks\" entre parênteses.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-23 19:04:14 (GMT)
--------------------------------------------------

Cabe ressaltar que os \"think tanks\" pesquisam e analisam a política pública: \"[geram] relatórios e [fazem] análises sobre temas macroeconômicos, setoriais e ligados a políticas de desenvolvimento\".

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-23 19:21:27 (GMT)
--------------------------------------------------

Maria, existem diversos artigos no jornal \"Estado de São Paulo\" sobre os \"think tanks\", com o termo em inglês. Portanto, gostaria de enfatizar que a tradução só é necessária na primeira vez que aparece (incluindo o termo em inglês entre parênteses), depois poderá ser usado simplesmente \"think tanks\".

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tania Marques-Cardoso
23 mins
  -> Obrigada, Tânia

24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Tanque de pensamento


Explanation:
N/ tenho nada contra as outras versões, q. até acho mais vernáculas, mas dada a utilização mº antiga da palavra 'tanque' no nosso léxico, penso q. esta versão n/ fere nem escandaliza os luso-ouvintes...

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 175

38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
centros de pesquisas e de formação de pesquisadores


Explanation:
:)
É nesse contexto que surgem os think tanks, centros de pesquisa e de formação
de pesquisadores, onde "especialistas das ciências sociais, economistas ...
www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra06.htm - 31k - Em cache - Páginas Semelhantes

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

43 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
cérebros pensantes / bancos de idéias (think-tanks)


Explanation:
Maria, aqui vai mais uma sugestão:

A nova bíblia de Tio Sam

Ao término de um retorno simbólico baseado na naturalização dos esquemas do pensamento neoliberal cuja dominação se impõe há vinte anos graças ao trabalho dos **** think tanks (bancos de idéias) **** conservadores e de seus aliados nos campos político e jornalístico, (8) a remodelagem das relações sociais e das práticas culturais conforme o padrão norte-americano, imposta às sociedades avançadas através da pauperização do Estado, mercantilização dos bens públicos e generalização da insegurança salarial, é aceita com resignação como resultado obrigatório das evoluções nacionais, quando não é celebrada com entusiasmo de carneirinhos. A análise empírica da evolução das economias avançadas de longa duração sugere no entanto que a "globalização" não é uma nova fase do capitalismo, mas uma "retórica" invocada pelos governos para justificar sua submissão voluntária aos mercados financeiros.
(Traduzido por Teresa Van Acker)


    Reference: http://www.dhnet.org.br/fsmrn/biblioteca/60_Pierre_Bourdieu....
    Reference: http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv87.htm
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092
Grading comment
Gente, eu queria ter podido escolher TODAS as sugestões, porque cada uma delas me acrescentou um pedacinho de conhecimento, mas como tradução/tradução MESMO do termo para o português - pois sou adepta de que possamos sempre que possível traduzir as expressões - eu gostei foi desta sugestão da M. Luiza, "banco de idéias". Quanto ao mais, o clauwolf, talvez sem saber, me deu o que eu mais queria depois da tradução: deu-me a ORIGEM do termo, o porquê de ser uma expressão que se utiliza de uma imagem de guerra: pois que foi justamente em virtude de os "think tanks" terem surgido, precisamente, durante a guerra:
[...]
"Tudo em prol da 'automatização do campo de batalha', conforme a expressão de Mattelart. Os projetos não eram puramente militares, mas sim de cooperação: civis-militares, setor privado-setor público.
É nesse contexto que surgem os 'think tanks', centros de pesquisa e de formação de pesquisadores, onde 'especialistas das ciências sociais, economistas, matemáticos, engenheiros, físicos são chamados a compartilhar seus conhecimentos', fazendo surgir uma nova função, a do "militar intelectual", diz Mattelart, que serve de conselheiro aos órgãos de defesa e circula com intimidade pelos corredores do Pentágono e do Departamento de Estado. Diversas tecnologias computacionais, como a tradução automática de textos e a criptografia, são decorrentes do esforço de guerra e de projetos desenvolvidos nos 'think tanks'que, aliás, sobreviveram no pós-guerra, adquirindo novas funções (...)"
É isso aí, minha gente, agora já sabemos de tudo e também
já temos uma - a meu ver - excelente tradução para "think tank" (eu havia imaginado com meus botões traduzir por alguma coisa no estilo de "bateria" ou "artilharia" de idéias. Mas como as funções dos "think tanks" foram adaptadas para a sociedade civil, acredito que "banco de idéias" defina muito bem a coisa (do modo como ela funciona hoje)- sempre colocando a seguir, como sugeriu a Claudia, a expressão "think tank" entre parênteses, para que quem leia possa ter a opção de ir pesquisar a quê ela vem, caso queira.

Ah! Não deixem de ir ler o artigo na íntegra, desse site que o clauwolf citou, pois tem informações valiosíssimas:

http://www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra06.htm

Mais uma vez, o meu muito obrigada pelas oportuníssimas sugestões de todos vocês!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
18 mins

agree  airmailrpl
1 day15 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
grupos (ou equipas) de reflexão


Explanation:
é assim que um cliente meu me "manda" traduzir think-tanks...
Pt-pt

Gabriela Frazao
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 846

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire: Bravo, Gabriela, esta é mesmo a melhor para o nosso jargão executivo... com gravata e tudo
7 mins
  -> Para Portugal, até hoje (e ando c/atenção há muito tempo) ainda não encontrei 1 tradução melhor.

agree  Roberto Cavalcanti
18 mins
  -> Obrigada, Rob - Também tenho aqui nos meus glossários "Laboratório de Ideias"

agree  António Ribeiro
10 hrs
  -> Este é o tipo de perguntas que têm sempre muito interesse para todos.