KudoZ home » English to Portuguese » Other

binding and non-binding documents

Portuguese translation: documentos de carácter obrigatório e não obrigatório


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:binding and non-binding documents
Portuguese translation:documentos de carácter obrigatório e não obrigatório
Entered by: Constance Mannshardt

19:05 May 26, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
/ Corporate procedures
English term or phrase: binding and non-binding documents
sem contexto
Constance Mannshardt
Germany
documentos de carácter obrigatório e não obrigatório
Explanation:
quer dizer: fica-se obrigado ao estabelecido nos documentos

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-26 19:15:49 (GMT)
--------------------------------------------------

Documento vínculativo e não vínvulativo - agora sim, é esta a expressão correcta

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-26 19:16:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe outra vez, fiz erro de digitação: vínculativo
Selected response from:

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Grading comment
Claro! Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3documentos vinculativos/obrigatórios e não vinculativos/obrigatórios
Maria Luisa Duarte
5 +2documentos de carácter obrigatório e não obrigatórioMafalda d'Orey de Faria
4Documentos vinculantes e não-vinculantes
Mariane Oliveira
5 -1documentos encadernados e não encadernados
Gino Amaral
3 -1unir e que não unindo documentos
Miroslawa Jodlowiec


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
unir e que não unindo documentos


Explanation:
.

Miroslawa Jodlowiec
United Kingdom
Native speaker of: Native in PolishPolish
PRO pts in pair: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Gino Amaral: Meaning what?
2 mins

2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
documentos encadernados e não encadernados


Explanation:
Assim, sem contexto, é o que me parece.

HTH.

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Marcos Assis Silva: binding document normalmente tem o sentido de estabelecer uma obrigacao, um compromisso (eg promessa de compra e venda). So nao sei a resposta ...
3 mins
  -> Concordo, mas não seriam eles os "legally binding documents". E sem contexto nenhum, como ter a certeza? De qualquer forma, nada afirmei categoricamente.

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
documentos de carácter obrigatório e não obrigatório


Explanation:
quer dizer: fica-se obrigado ao estabelecido nos documentos

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-26 19:15:49 (GMT)
--------------------------------------------------

Documento vínculativo e não vínvulativo - agora sim, é esta a expressão correcta

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-26 19:16:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe outra vez, fiz erro de digitação: vínculativo

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 468
Grading comment
Claro! Muito obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Valeria Verona
6 mins

agree  PatriciaS
14 mins

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
documentos vinculativos/obrigatórios e não vinculativos/obrigatórios


Explanation:
binding = obrigatório/vinculativo



Elaborar documentos não vinculativos que contenham meios aceitáveis de obtenção
da conformidade (por exemplo, códigos de navegabilidade) e documentos de ...
europa.eu.int/scadplus/leg/pt/lvb/l24249.htm - 21k -

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-26 19:19:46 (GMT)
--------------------------------------------------

DOCUMENTOS VINCULATIVOS E NÃO VINCULATIVOS


The Agency may adopt various types of act:

it may take binding individual decisions by granting type certificates and by conducting inspections and investigations;
it may also issue *** non-binding documents*** containing acceptable means of compliance (e.g. airworthiness codes) and guidance material (for use in the certification process) and present opinions to the Commission on the essential requirements and implementing rules to be adopted.

http://europa.eu.int/scadplus/leg/en/lvb/l24249.htm

11. A Agência pode adoptar um determinado número de actos, nomeadamente:

Tomar decisões específicas de carácter vinculativo na emissão dos certificados de tipo e nas inspecções e investigações que efectuar.
Elaborar *** documentos não vinculativos *** que contenham meios aceitáveis de obtenção da conformidade (por exemplo, códigos de navegabilidade) e documentos de orientação (a utilizar aquando do processo de certificação) e emissão de pareceres destinados à Comissão sobre os requisitos essenciais e as regras de aplicação a adoptar.

http://europa.eu.int/scadplus/leg/pt/lvb/l24249.htm


Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Aida Macedo
0 min

agree  xxxSilLiz
4 mins

agree  Valeria Verona
4 mins

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Documentos vinculantes e não-vinculantes


Explanation:
Binding - imposing or commanding adherence to a commitment, an obligation, or a duty: binding arbitration; a binding agreement.

A precisão sobre a normatividade dos princípios impõe-se como questão preliminar, uma vez que há ainda quem denegue à Declaração Universal dos Direitos Humanos a qualidade de documento vinculante na or­dem internacional, pelo fato de ser ela uma recomendação que a Assembléia Geral das Nações Unidas faz aos seus membros ((Carta das Nações Unidas, art. 10).
http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/coment/01.htm


Mariane Oliveira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 33