KudoZ home » English to Portuguese » Other

Bulking agents + mouthfeel

Portuguese translation: agentes de corpo + sabor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Bulking agents + mouthfeel
Portuguese translation:agentes de corpo + sabor
Entered by: Roberto Cavalcanti

00:18 May 27, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: Bulking agents + mouthfeel
Bulking agents:
Speciality carbohydrates that improve the mouthfeel and texture in for instance desserts, bakery products and beverages.Typically used to fully or partially replace sugar or fat
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
agentes de corpo + sabor
Explanation:
ok
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3agentes de corpo + sabor
Roberto Cavalcanti
5 +1agentes incorpantes/ sabor, paladarLuiz Almeida
5 +1agentes incorpantes..sensação na boca
airmailrpl
4agentes de corpo + textura de boca / estrutura de bocaCidália Martins
2[agentes] encorpantes ... tacto bucalAmilcar


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
agentes de corpo + sabor


Explanation:
ok


    Reference: http://www.senai-ce.org.br/cm/cm_it_1/dsi/ligth_diet.html
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Assis Silva
29 mins
  -> Grato

agree  Claudia da Matta
6 hrs
  -> Grato

agree  O. Morais
23 days

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
agentes incorpantes/ sabor, paladar


Explanation:
Palavra de engenheiro químico.

Luiz Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxSilLiz
21 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
agentes de corpo + textura de boca / estrutura de boca


Explanation:
"mouthfeel" references:

The Word Spy - mouthfeel
www.wordspy.com/words/mouthfeel.asp

"...A Web site by Paul McFedries. mouthfeel (MOWTH.feel) n. The way that a food
product feels inside a person's mouth...."

-------------------

Rick Weissman's FunWithWine.com
www.funwithwine.com/ letter.asp?HeaderID=22&LetterID=39

The Mouthfeel of Wine. Excerpted from Ian Blackburn's July, 2000 Newsletter Mouthfeel
describes the various sensations a wine can create while in the mouth. ...

------------------

Revista de Vinhos
www.revistadevinhos.iol.pt/rv_news_01.asp?artigo=2117

"... Mostra uma boa estrutura de boca, sem ser pesado, boas notas frutadas, num estilo
não demasiado seco, cumprindo perfeitamente o papel de um bom aperitivo. ...'

Revista de Vinhos
www.revistadevinhos.iol.pt/rv_news_01.asp?artigo=640

".... Boa textura de boca, suave, boa fruta, com tudo o que é preciso
para fazer um vinho que se bebe facilmente e com prazer."

Cidália Martins
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 19

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
agentes incorpantes..sensação na boca


Explanation:
Bulking agents + mouthfeel

Exposição do Café -
... Aftertaste: gosto agrádavel que fica na boca após a degustação. · Corpo:
sensação na boca, lembrando viscosidade, durante a degustação. CAFÉ GOURMET. ...
www.ciagri.usp.br/~svcex/cafe_tipos.htm -

Parte 09 -
... acidez. · Corpo. · É uma sensação na boca causada por uma persistência
no paladar, e que enriquece a bebida do café. Um café ...
www.bio2000.hpg.ig.com.br/parte_091.htm -

Moscatel: o eleito ou o esquecido de Setúbal - ... A mesma sensação na boca onde, apesar de tudo, surge encorpado e longo. Atendendo à pouca idade, o vinho surge desequilibrado. $$ – 13,5. ...
www.azeitao.net/vinhos/moscatel/ moscatel_de_setubal.htm

Fundação Procon-SP
... c) agentes incorpantes, estabilizantes, produtos auxiliares de tinturaria e estamparia
e outros utilizados no tratamento e acabamento de produtos têxteis. ...
www.procon.sp.gov.br/lgresolconmetro01.shtml

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
2 hrs
  -> obrigado

12 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
[agentes] encorpantes ... tacto bucal


Explanation:
Encorpante é mera proposta, pois pode haver termo bem consagrado. Nesse caso "agente" é apêndice desnecessário aqui, mesmo havendo outros agentes no contexto. O mesmo (palpite) quanto a "tacto bucal", mas é importante saber que não é paladar, nem no sentido científico (i.é, doce/salgado/agre/amargo) nem no vulgar (i.é, sabor-aroma). Se trata de coisas como adstringência, pique, secura, metalidade, etc.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-27 13:13:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Sensações bucais realcionadas com a textura, mas não só. Como a referência a açúcares e gorduras sugere, neste caso \"mouth feel\" parece ser sobretudo perceções de textura.

Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 275