KudoZ home » English to Portuguese » Other

safe radius of travel

Portuguese translation: distância segura de viagem


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:safe radius of travel
Portuguese translation:distância segura de viagem
Entered by: Henrique Serra

10:53 May 27, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
English term or phrase: safe radius of travel
Jesica was not on the computer match list, but the New England donor bank, which by that time may have been running out of names within a safe radius of travel, agreed to let Jaggers have the organs for a rare heart-lung transplant.
xxxsaravic81
distância segura de viagem
Explanation:
"nomes [de pessoas] que estejam a uma distância segura de viagem".

A diatância segura de viagem permitiria ao doador chegar ao hospital em tempo hábil para fazer a coleta de material sem que o receptor sofra um colapso ou morra.

Não traduza como rádio ou raio, e sim como distância.

HTH
Selected response from:

Henrique Serra
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +8distância segura de viagem
Henrique Serra
5 +3raio seguro de viagem - (em termos de tempo)
airmailrpl
5 +1raio de transporte seguro
Roberto Cavalcanti
5raio de viagem seguroAmilcar
3rádio seguro de viagem
mary bueno


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
rádio seguro de viagem


Explanation:
Aol - Mendez tradutor online- simplesmente isso.

mary bueno
PRO pts in pair: 39

34 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
raio seguro de viagem - (em termos de tempo)


Explanation:
within a safe radius of travel,

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar: ou raio de viagem seguro
2 hrs
  -> obrigado

agree  Lucimara Mello
3 hrs
  -> obrigado

agree  Henrique Magalhaes
2 days1 hr
  -> obrigado

35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
distância segura de viagem


Explanation:
"nomes [de pessoas] que estejam a uma distância segura de viagem".

A diatância segura de viagem permitiria ao doador chegar ao hospital em tempo hábil para fazer a coleta de material sem que o receptor sofra um colapso ou morra.

Não traduza como rádio ou raio, e sim como distância.

HTH

Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Luisa Duarte
21 mins
  -> obrigado

agree  Marcos Assis Silva
32 mins
  -> obrigado

agree  rhandler
56 mins
  -> obrigado

agree  Clauwolf
1 hr
  -> obrigado

agree  linarsbr
1 hr
  -> obrigado

disagree  Amilcar: Raio é mais preciso, e comum: raio de ação
2 hrs
  -> Raio de ação é comum, concordo. Mas você acha mesmo que "raio de viagem seguro" é comum? C'mon!

agree  xxxSilLiz: Raio de ação é OK. Mas para viagem, soa melhor distância.
3 hrs
  -> obrigado

agree  Gabriela Frazao
4 hrs
  -> obrigado

agree  Paula Delgado
10 hrs
  -> obrigado

agree  Claudia da Matta: mais uma confirmação para sua lista... B-D
1 day11 hrs
  -> obrigado, Claudia

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
raio de transporte seguro


Explanation:
distância em que o transporte até o hospital ainda é seguro, pelo tempo que levará para chegar

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar: No contexto provmt melhor que viagem, mas perde ident com original
12 mins
  -> Grato

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
raio de viagem seguro


Explanation:
"... a ficar sem nomes dentro de um raio de viagem seguro ..."

O raio de viagem não é uma dada distância máxima, antes uma distância de viagem variável (em qualquer forma de medida) correspondente a um dado TEMPO máximo de viagem. Por isso "... a ficar sem nomes dentro de uma distância segura de viagem" remedeia, mas 'raio' é o que é.

Expressões como 'raio de ação' são comuns em toda a área do pt.


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-27 14:40:54 (GMT)
--------------------------------------------------

\"que estejam a uma distância segura de viagem\" é defensável, mas, além de ser ligeiramente circumloquial, se perde o conceito de \"safe radius of travel\", que é um cliché útil no ramo, e merece pois um em pt.

Notar (a prop, mas pouco import) que neste caso se trata do transporte de orgãos desde o banco para um recetor-candidato, não de um dador para o banco, o que apoia a proposta de RCavalcanti. Mas \"travel\" foi preferido talvez por boas razões.



Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 275