KudoZ home » English to Portuguese » Other

liberalizing monopoly utility industries

Portuguese translation: liberalizando setores de monopólio em serviços públicos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:liberalizing monopoly utility industries
Portuguese translation:liberalizando setores de monopólio em serviços públicos
Entered by: Roberto Cavalcanti

02:32 Jun 27, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: liberalizing monopoly utility industries
The regulatory objectives of liberalizing monopoly utility industries - encouraging efficiency and universal access....


My problem here is that I'm not sure if by liberalizing they mean doing away with monopoly or the opposite....
Monica Alves
liberalização do monopólio nos setores de serviços públicos
Explanation:
é isso mesmo

--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-27 02:39:18 (GMT)
--------------------------------------------------

ou liberalizando setores de monopólio em serviços públicos

--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-27 03:07:07 (GMT)
--------------------------------------------------

liberalizar setores monopolizados: acabar com o monopólio, permitir a concorrência
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Obriga ao Roberto e a todos os Proz ;)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +8liberalização do monopólio nos setores de serviços públicos
Roberto Cavalcanti
5liberalizar os serviços públicos, reduto de monopólios,Patricia De Cia


Discussion entries: 1





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
liberalização do monopólio nos setores de serviços públicos


Explanation:
é isso mesmo

--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-27 02:39:18 (GMT)
--------------------------------------------------

ou liberalizando setores de monopólio em serviços públicos

--------------------------------------------------
Note added at 2003-06-27 03:07:07 (GMT)
--------------------------------------------------

liberalizar setores monopolizados: acabar com o monopólio, permitir a concorrência

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462
Grading comment
Obriga ao Roberto e a todos os Proz ;)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mary bueno
2 mins
  -> Grato

agree  Kalauz
2 hrs
  -> Grato

agree  airmailrpl: acabar com o monopólio, permitir a concorrência
7 hrs
  -> Grato

agree  Eliane Rio Branco
8 hrs
  -> Grato

agree  Clauwolf
9 hrs
  -> Grato

agree  Gabriela Frazao
11 hrs
  -> Grato

agree  Zeke: acabar com o monopólio, permitir a concorrência
13 hrs
  -> Grato

agree  hmercer: eu prefiro o infinitivo "liberalizar" em vez do substantivo; mas o sentido é abrir acesso a novos concorrentes
18 hrs
  -> Grato

20 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
liberalizar os serviços públicos, reduto de monopólios,


Explanation:
Ou ainda: quebrar monopólios nos serviços públicos

Gramaticalmente falando, não é o monopólio que será "liberalizado", mas sim os serviços públicos. Afinal, não existe em tese um monopólio liberalizado. Daí, a sugestão. Checar com o contexto.

Patricia De Cia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8