KudoZ home » English to Portuguese » Other

avoidance of disputes procedure

Portuguese translation: procedimento para dirimir disputas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:avoidance of disputes procedure
Portuguese translation:procedimento para dirimir disputas
Entered by: Ivan Costa Pinto

23:44 Jul 7, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
/ Smoking policy / labour conflicts
English term or phrase: avoidance of disputes procedure
In all cases where employees feel they have been unfairly treated with regards to the operation of this policy, or where there is any dispute as to its operation, recourse will be sought through the avoidance of disputes procedure and the grievance procedure.
Vanessa Marques
Portugal
procedimento para dirimir disputas
Explanation:
dirimir---> to settle

No sentido amplo de 'suspender pelo cancelamento' as disputas (por direitos dos trabalhadores) que estejam em andamento, o regulamento prevê a dirimição daquelas disputas.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-09 03:35:35 (GMT)
--------------------------------------------------

What I understand is that it is a policy regulating Smoking Habits in the work place. So, if the workers have a point to dispute within the policy, the proper policy regulates that \"recourse will be sought through the avoidance of disputes procedure and the grievance procedure\", thus proposing a \'settlement through the avoidance\' of any eventual dispute, including the \"avoidance of the grievance procedure=reclamação trabalhista\". DIRIMIR é a melhor solução.

Selected response from:

Ivan Costa Pinto
United States
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2procedimento para dirimir disputas
Ivan Costa Pinto
5 +2política de conciliação
Eliane Rio Branco
5 +1procedimento para evitação de disputas
Paula Vaz-Carreiro
5procedimento de conciliaçãoCarlos Monteiro
4 +1procedimento de resolução de conflitos
P Forgas


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
procedimento de resolução de conflitos


Explanation:
Mediação e Arbitragem - [ Translate this page ]
... CONCILIAÇÃO TRABALHISTA É POLÊMICA Três ações contestam a constitucionalidade
do mecanismo de resolução de conflitos Gazeta Mercantil/Legal & ...
www.crasp.com.br/mediacao_arbitragem/ conciliacao_trabalhista.htm - 6k - Cached - Similar pages
[ More results from www.crasp.com.br ]

COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA TRABALHISTA - [ Translate this page ]
... formou uma comissão de conciliação prévia trabalhista criada pela ... CLT, para que
haja mais agilidade na resolução de conflitos trabalhistas, facilitando ...
www.sim-rio.org.br/ccpt/ccpt.htm - 18k - Cached - Similar pages

[DOC]Diagnóstico sobre a Reforma Sindical e Trabalhista
File Format: Microsoft Word 2000 - View as HTML
A reforma sindical e trabalhista constitui uma das diretrizes centrais do ... quanto
dos instrumentos de negociação coletiva e de resolução de conflitos. ...
www.diap.org.br/agencia/anexos/DiagReformSindTrab.doc


P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in pair: 911

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Paula Vaz-Carreiro: not sure... 'avoidance' means 'evitar' really...
10 hrs

agree  Roberto Cavalcanti
12 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
política de conciliação


Explanation:
outra sugestão

Eliane Rio Branco
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 208

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca: a conciliação evita disputas, there you have it
12 hrs

agree  Lúcia Lopes
1 day4 hrs

10 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
procedimento de conciliação


Explanation:
Entendo que se trata de um procedimento que visa "evitar os conflitos" e não "resolvê-los".

A conciliação serve como um processo de evitar a possibilidade de conflito.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-12 13:45:58 (GMT)
--------------------------------------------------

A proposta do Ivan é sem dúvida a mais correcta.

Façam o favor de nem sequer considerar a minha.



Carlos Monteiro
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 70

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Paula Vaz-Carreiro: exacto, "evitar" mas 'conciliação' não parece completamente certo....
9 mins
  -> tens razão. o acto de dirimir conflitos é a tradução exacta - Proposta do Ivan

10 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
procedimento para evitação de disputas


Explanation:
I think that's nice and clear, no?

(a menos que exista um termo oficial que eu desconheço)

Good luck

Paula Vaz-Carreiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 564

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Monteiro: ou para evitar disputas. Mas aceito a tua proposta
11 hrs
  -> Boa observação. Eu pensei em evitar e escolhi evitação porque soa mais formal. But it is a mouthful as the Brits say :)

1 day3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
procedimento para dirimir disputas


Explanation:
dirimir---> to settle

No sentido amplo de 'suspender pelo cancelamento' as disputas (por direitos dos trabalhadores) que estejam em andamento, o regulamento prevê a dirimição daquelas disputas.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-09 03:35:35 (GMT)
--------------------------------------------------

What I understand is that it is a policy regulating Smoking Habits in the work place. So, if the workers have a point to dispute within the policy, the proper policy regulates that \"recourse will be sought through the avoidance of disputes procedure and the grievance procedure\", thus proposing a \'settlement through the avoidance\' of any eventual dispute, including the \"avoidance of the grievance procedure=reclamação trabalhista\". DIRIMIR é a melhor solução.




    Noronha Juridical Dictionary, English>Portuguese
Ivan Costa Pinto
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 70
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Monteiro: Ivan, esta nem ao Diabo lembrava ... Solução perfeita!! Curvo-me diante de tão sábia proposta e retiro a minha de imediato, tal a pequenez demonstrada!! Os meus respeitos!!
1 day11 hrs

agree  Paula Vaz-Carreiro: Eu também!
4 days