KudoZ home » English to Portuguese » Other

meaning-carrying signals

Portuguese translation: sinais portadores de significado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:meaning-carrying signals
Portuguese translation:sinais portadores de significado
Entered by: Kássia Carvalho

16:53 Nov 4, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: meaning-carrying signals
It follows, then, that in our modelling of translating, we shall need two kinds of explanation: (1) a psycholinguistic explanation which focus mainly on steps 7 and 3 in Figure 1.3 - decoding and encoding - and, (2) a more text-linguistic or sociolinguistic explanation which focus more on the participants, on the nature of message and on the ways in which the resources of the code are drawn upon by users to create meaning-carrying signals and the fact that a sociocultural approach is required to set the process in context.
Kássia Carvalho
Brazil
sinais portadores de significado
Explanation:
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP - REVISTA ... - [ Translate this page ]
... ou inexistente, que há evidentes sinais de ineficiência ... exemplo, inserem-se no contexto
de um ... o objetivo de produzir parâmetros portadores de significados. ...
www.fecap.br/adm_online/art14/sandra.htm - 101k - Cached - Similar pages

AUDIOVISUAL E CATEQUESE - [ Translate this page ]
... b) Uma linguagem completa, consiste em um sistema de sinais portadores
de significados. Certamente a imagem eo som são os principais ...
www.claudio-pighin.net/edvania.htm - 101k - Cached - Similar pages

Hist ia, Ci cias, Sa e - <B>Hist ia e medicina</B>: <B>a ... - [ Translate this page ]
... E, como ambas dependem da leitura de sinais/les se sintomas, necess ... hist ia
s termos que devem ser vistos como portadores de significados diferenciados ...
www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702000000100004&lng=pt&nrm=iso - 82k - Cached - Similar pages

Silvia v3n1 - [ Translate this page ]
... perder de vista a historicidade dos conceitos utilizados, portadores de significados
pertinentes aos ... explica-se pois trazem consigo os sinais codificados como ...
www.rhr.uepg.br/v3n1/silvia.htm - 76k - Cached - Similar pages

Estet. Literaria - cap.1 - [ Translate this page ]
... norte-americano Charles Morris desenvolveu toda uma teoria dos sinais com base ... de
ocasião para escolher tais sons como portadores de significados linguísticos ...
www.simpozio.ufsc.br/Port/1-enc/y-mega/megaestetica/ estetica_literaria/4515y095.htm - 101k


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 0 min (2003-11-04 17:53:47 GMT)
--------------------------------------------------

sinais portadores de significado OU sinais portadores de significados



O DIALETO VIRTUAL - [ Translate this page ]
... de palavras que refletem a articulação dos portadores de significado gramatical
- os ... revistas, propagandas, folhetos, placas, cartazes, letreiros e sinais. ...
www.filologia.org.br/vcnlf/anais v/civ4_06.htm - 40k - Cached - Similar pages
Selected response from:

Claudia da Matta
United States
Grading comment
Muito obrigada!!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3sinais portadores de significado
Claudia da Matta
5 +1sinais carregados de significado
Izabel Santos
5sinais portadores de sentido
Marsel de Souza
5sinais imbuidos de significado
airmailrpl
5sinais com significado / signosrhandler
3sinais cognitivos
Clauwolf


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
sinais carregados de significado


Explanation:
ou talvez signos carregados de significação

Izabel Santos
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 188

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  niobe
4 mins

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
sinais com significado / signos


Explanation:
A palavra SIGNO, em lingüística, é exatamente isto: um sinal com significado. Veja como a define o Aurélio:

[Do lat. signu.]
S. m.
1. ...
...
4. E. Ling. Unidade lingüística que tem significante e significado; signo lingüístico.[A imagem acústica de um signo lingüístico não é a palavra falada (ou seja, o som material) mas a impressão psíquica desse som, segundo Saussure (v. saussuriano); no uso corrente, contudo, o termo signo designa freqüentemente a palavra.]

E, mais adiante:

u Signo motivado. Semiol.
1. Aquele em que a razão pela qual um significante corresponde a um determinado significado é evidente, natural ou causal, a exemplo do que ocorre nos ícones e nos índices.


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
sinais imbuidos de significado


Explanation:
meaning-carrying signals

sinais imbuidos de significado



airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752

24 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
sinais portadores de sentido


Explanation:

"Sentido" fica bem apropriado nesse contexto.

Espero que ajude. Bom trabalho!

Marsel de Souza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 546

58 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
sinais portadores de significado


Explanation:
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP - REVISTA ... - [ Translate this page ]
... ou inexistente, que há evidentes sinais de ineficiência ... exemplo, inserem-se no contexto
de um ... o objetivo de produzir parâmetros portadores de significados. ...
www.fecap.br/adm_online/art14/sandra.htm - 101k - Cached - Similar pages

AUDIOVISUAL E CATEQUESE - [ Translate this page ]
... b) Uma linguagem completa, consiste em um sistema de sinais portadores
de significados. Certamente a imagem eo som são os principais ...
www.claudio-pighin.net/edvania.htm - 101k - Cached - Similar pages

Hist ia, Ci cias, Sa e - <B>Hist ia e medicina</B>: <B>a ... - [ Translate this page ]
... E, como ambas dependem da leitura de sinais/les se sintomas, necess ... hist ia
s termos que devem ser vistos como portadores de significados diferenciados ...
www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702000000100004&lng=pt&nrm=iso - 82k - Cached - Similar pages

Silvia v3n1 - [ Translate this page ]
... perder de vista a historicidade dos conceitos utilizados, portadores de significados
pertinentes aos ... explica-se pois trazem consigo os sinais codificados como ...
www.rhr.uepg.br/v3n1/silvia.htm - 76k - Cached - Similar pages

Estet. Literaria - cap.1 - [ Translate this page ]
... norte-americano Charles Morris desenvolveu toda uma teoria dos sinais com base ... de
ocasião para escolher tais sons como portadores de significados linguísticos ...
www.simpozio.ufsc.br/Port/1-enc/y-mega/megaestetica/ estetica_literaria/4515y095.htm - 101k


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 0 min (2003-11-04 17:53:47 GMT)
--------------------------------------------------

sinais portadores de significado OU sinais portadores de significados



O DIALETO VIRTUAL - [ Translate this page ]
... de palavras que refletem a articulação dos portadores de significado gramatical
- os ... revistas, propagandas, folhetos, placas, cartazes, letreiros e sinais. ...
www.filologia.org.br/vcnlf/anais v/civ4_06.htm - 40k - Cached - Similar pages

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365
Grading comment
Muito obrigada!!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: é o que eu sugeriria
2 hrs
  -> Obrigada, Roberto.

agree  Luiza M. Charles de Oliveira
4 hrs
  -> Obrigada, LMCO.

agree  CristinaPereira
5 hrs
  -> Obrigada, Cristina.

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sinais cognitivos


Explanation:
:0
Em crianças, o delirium pode ser confundido com um comportamento não-cooperativo,
ea obtenção de sinais cognitivos distintivos pode ser difícil. ...
www.psiqweb.med.br/dsm/delirium.html - 36k - Em cache - Páginas Semelhantes

Dislexia: Desafio de pais, professores e profissionais de saúde
... Diversos estudiosos norte americanos esclarecem que os déficits fonológicos
são os sinais cognitivos mais significativos da criança disléxica. ...
boasaude.uol.com.br/lib/ ShowDoc.cfm?LibDocID=3804&ReturnCatID=1712 - 35k - Em cache - Páginas Semelhantes


Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286