KudoZ home » English to Portuguese » Other

consensus statements

Portuguese translation: declarações cosensuais


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:consensus statements
Portuguese translation:declarações cosensuais
Entered by: Jorge Freire

12:56 Jan 14, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: consensus statements
Um texto de uma instituição filantrópica traz CONSENSUS STATEMENTS várias vezes. Estou em dúvida se traduzo apenas como consenso ou se há alguma razão lingüística para traduzir como declarações de consenso.

SLIDE #2 – Together, as you see on slide #2, we will all review the Program accomplishments, discuss current and future sight-related challenges, discuss potential XYZ responses, develop CONSENSUS STATEMENTS and finally complete survey forms.
Lincoln Carvalho
Brazil
declarações consensuais
Explanation:
Também pode ser traduzido assim e é como eu optaria
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7declarações consensuais
Jorge Freire
5 +2declaração de consenso
Marcelo Fogaccia
5declarações de consenso
Paula Vaz-Carreiro


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
declarações consensuais


Explanation:
Também pode ser traduzido assim e é como eu optaria

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen: Poderia ser também declarações unânimes
5 mins
  -> Obrigado, Flávio. Unânimes também está certo, mas consensuais será adequado neste caso.

agree  Paulo Celestino Guimaraes: adjetivo "consensuais" soa melhor.
16 mins
  -> Obrigado, Paulo

agree  rhandler
28 mins
  -> Obrigado, Ralph

agree  Claudia da Matta
5 hrs
  -> Obrigado, Cláudia

agree  Amilcar: Não há de outra, como diriam nuestros hermanos
7 hrs
  -> Gracias, Amilcar

agree  Roberto Cavalcanti
7 hrs
  -> Obrigado, Roberto

agree  António Ribeiro
9 hrs
  -> Obriogado, António e bom ano a todos

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
declaração de consenso


Explanation:
ADHD - Notícias
... provisoriamente decidido criar-se uma diretoria interina, que ficará encarregada
de criar um website, formalizar uma declaração de consenso assinada por ...
www.adhd.com.br/noticia.htm - 38k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.adhd.com.br ]

[DOC] DECLARAÇÃO DE CONSENSO ADVENTISTA
Formato do arquivo: Microsoft Word 97 - Ver em HTML
DECLARAÇÃO. CONSENSO ADVENTISTA. RELATIVO À MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA.
INTRODUÇÃO. Como parte de sua missão ao mundo, os adventistas ...
www.dsa.org.br/MM/material internet/Seminarios_FazDiferena/ Declara%E7%E3o%20consenso.doc - Páginas Semelhantes

Diálogo entre o Sector Privado eo Sector Público sobre a ...
... Alimentar na África Ocidental. 15 a 17 de Outubro de 2002. Accra, Gana.
DECLARAÇÃO DE CONSENSO. Esta conferência reuniu os sectores ...
www.pfnutrition.org/ConsensusSP.html - 22k - Em cache - Páginas Semelhantes

Nutrition
Enriching lives in West Africa. Private Sector-Public Sector Dialogue on
Food Fortification in West Africa, Accra, GHANA, 15-17 octobre 2002. ...
www.pfnutrition.org/indexfortif.html - 18k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.pfnutrition.org ]

AGNUS DEI - Comentário a "O Dom da Autoridade"
... Questões Defrontadas pelos Anglicanos/Católicos Romanos", em Dom, 56-57, não devem
ser vistas como contradizendo a declaração de consenso registrada em Dom ...
www.veritatis.com.br/agnusdei/dautor11.htm - 7k - Em cache - Páginas Semelhantes

pp01p
... de Abril de 1998, na 54ª sessão da Comissão de Direitos Humanos em Genebra, o
presidente da Comissão anunciou numa declaração de consenso: "A Comissão ...
homepage.esoterica.pt/~cdpm/pp01p.htm - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes

Biblioteca Europeia de Informação Médica sobre o Azeite
Lista de Imprensa. Declaração de Consenso para o Ano 2000: Gorduras
Alimentares,a Dieta Mediterrânica e Boa Saúde para Toda a Vida. ...
europa.eu.int/comm/agriculture/prom/ olive/medinfo/pt/media/press10.htm - 39k - Em cache - Páginas Semelhantes

FIAC - Declaracao sobre as Criancas, os Jovens ea Saúde ...
... Coração. Este documento baseia-se na declaração de consenso definida
pelas Organizações de educação e saúde canadenses. ...
www.fac.org.ar/scvc/llave/epi/fundacio/fundacip.htm - 29k - Em cache - Páginas Semelhantes

SAPO - Portugal Online!
... neste campo, e com limitações importantes, recomendações emitidas em 1993 pela
British Thoracic Society e uma declaração de consenso do American College ...
lusomed.sapo.pt/Xn30 - 57k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2004-01-14 13:02:45 GMT)
--------------------------------------------------

Ao todo, são 118 hits no Google.

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2004-01-14 13:03:29 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe, esqueci do plural: \"Declarações\"

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1249

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira
3 hrs
  -> Obrigado, Cristina.

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: 'consensus' is the singular form.
3 hrs
  -> Exato. "Declarações de consenso".

neutral  Amilcar: S/ coment SPGomes: consensus está em função adj, logo invariável em ing. Como subst é singular, certo; aliás, não lhe sei de plural.
7 hrs

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
declarações de consenso


Explanation:
I think I'd go for your second option. A "consensus statement" is an opinion about an important issue that a group, or "panel," of experts in the a all study and agree on together and it will be written down in a 'statment'. 'Consensus' only does not make that obvious I think...
HTH
and good luck

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2004-01-14 13:11:06 GMT)
--------------------------------------------------

...of experts IN THAT FIELS, all study and agree on together
Is what I meant.
sorry about that.

Paula Vaz-Carreiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 564