KudoZ home » English to Portuguese » Other

policy space

Portuguese translation: espaço à política interna


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:policy space
Portuguese translation:espaço à política interna
Entered by: xxxCarolina B

14:02 Jan 17, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: policy space
Preciso saber se existe um termo consagrado para a expressão em português, pois na própria página do MRE ela se encontra em inglês.

A world trade regime friendly to human development would provide domestic policy space and give developing countries flexibility to make institutional and other innovations.
xxxCarolina B
espaço para a política
Explanation:
Expressão muito usada. Veja estes exemplos:

O que é política?
... da liberdade e da espontaneidade humanas, para as quais deve haver um espaço para o desenvolvimento, quer dizer, um espaço para a política, está muito ...
www.ifcs.ufrj.br/~humanas/0006.htm

Capítulo 6 - O poder da identidade
... tópicos a seguir. A mídia como espaço para a política na era da informação.
A mídia e a política: a conexão dos cidadãos. Sem a ...
www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/ poderdaidentidade/cap6.htm

Prolucro - Clínica da Pequena Empresa
... da taxa de equilíbrio. É apenas nessa terceira faixa que existe
espaço para a política monetária atuar. Como não dá para ...
www.prolucro.com.br/noticias_ler.php?cod_novidade=111

Adufe.pt: Assobiando para o ar... (A Sondagem)
... que a sensação de vazio político na área que me é mais próxima é tanta que
eu tentei compensar as lacunas alargando o espaço para a política no Adufe. ...
adufe.weblog.com.pt/arquivo/026879.html


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-17 14:16:33 (GMT)
--------------------------------------------------

No seu contexto, o espaço se refere à política interna do país (domestic policy space), e a frase toda ficaria:

\"Um regime mundial de comércio favorável ao desenvolvimento humano deveria deixar um espaço para a política interna de cada país e dar flexibilidade aos países em desenvolvimento para promover mudanças institucionais e outras inovações.\"




--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-20 19:41:11 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Foi só o Roberto dar seu \"agree\" que a Carolina se decidiu. Haja prestígio!
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada.

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +11espaço para a políticarhandler
4 +3espaço político
Flavio Steffen
4espaço político interno
Paulo Celestino Guimaraes


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
espaço político


Explanation:
A meu ver, trata-se da criação de um espaço para que, internamente em cada país, criem-se possibilidades melhorias no desenvolvimenbto humano.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vanda Sousa
1 hr

agree  Marion Gorenstein
1 hr

agree  MLeiria
2 hrs

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +11
espaço para a política


Explanation:
Expressão muito usada. Veja estes exemplos:

O que é política?
... da liberdade e da espontaneidade humanas, para as quais deve haver um espaço para o desenvolvimento, quer dizer, um espaço para a política, está muito ...
www.ifcs.ufrj.br/~humanas/0006.htm

Capítulo 6 - O poder da identidade
... tópicos a seguir. A mídia como espaço para a política na era da informação.
A mídia e a política: a conexão dos cidadãos. Sem a ...
www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/ poderdaidentidade/cap6.htm

Prolucro - Clínica da Pequena Empresa
... da taxa de equilíbrio. É apenas nessa terceira faixa que existe
espaço para a política monetária atuar. Como não dá para ...
www.prolucro.com.br/noticias_ler.php?cod_novidade=111

Adufe.pt: Assobiando para o ar... (A Sondagem)
... que a sensação de vazio político na área que me é mais próxima é tanta que
eu tentei compensar as lacunas alargando o espaço para a política no Adufe. ...
adufe.weblog.com.pt/arquivo/026879.html


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-17 14:16:33 (GMT)
--------------------------------------------------

No seu contexto, o espaço se refere à política interna do país (domestic policy space), e a frase toda ficaria:

\"Um regime mundial de comércio favorável ao desenvolvimento humano deveria deixar um espaço para a política interna de cada país e dar flexibilidade aos países em desenvolvimento para promover mudanças institucionais e outras inovações.\"




--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-20 19:41:11 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Foi só o Roberto dar seu \"agree\" que a Carolina se decidiu. Haja prestígio!


    Reference: http://www.ifcs.ufrj.br/~humanas/0006.htm
    www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/ poderdaidentidade/cap6.htm
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira: Exacto. "Daria espaço à política interna..."
3 hrs
  -> Obrigado, Cristina

agree  Ricardo Fonseca
4 hrs
  -> Obrigado, Ricardo

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
5 hrs
  -> Obrigado, spgomes

agree  Sidnei Arruda
8 hrs
  -> Obrigado, Sidnei

agree  xxxManzoni
8 hrs
  -> Obrigado, Ana Sofia

agree  António Ribeiro: Concordo com a sua última nota: espaço à política interna
8 hrs
  -> Obrigado, António. Ali, traduzi o texto completo.

agree  Marcelo Fogaccia
10 hrs
  -> Obrigado, Marcelo

agree  Claudio Mazotti
20 hrs
  -> Obrigado, klausinSP

agree  Isabel Maria Basto
1 day23 hrs
  -> Obrigado, isabel

agree  Luiza M. Charles de Oliveira
2 days5 hrs
  -> Obrigado, LMCO

agree  Roberto Cavalcanti
3 days5 hrs
  -> Obrigado, Roberto

21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
espaço político interno


Explanation:
Outra sugestão- espaço político interno
"Um regime de comércio mundial propício ao desenvolvimento humano deveria prover um espaço político interno e dar uma flexibilidade aos países em desenvolvimento para realizar mudanças institucionais e outras inovações."

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859