KudoZ home » English to Portuguese » Other

drug courier x drug organiser

Portuguese translation: "mula" & traficante/chefe do tráfico


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:drug courier & drug organiser
Portuguese translation:"mula" & traficante/chefe do tráfico
Entered by: Marsel de Souza

18:28 Jan 18, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
/ Drug trafficking
English term or phrase: drug courier x drug organiser
"Our organization ran a passenger profiling operation a few years ago at Heathrow. It is a good example of how the use of airline computer systems can lead to the identification of DRUG COURIERS travelling around the world.
(...)
We have access to most of the European airlines computer systems to identify and track suspected DRUG COURIERS AND ORGANISERS around the world."

Desde já, muito obrigado pela ajuda!
Marsel de Souza
Brazil
"Mulas" e traficantes
Explanation:
"mula": pessoa designada para fazer o tranporte de drogas.
Coincidência, eu li esta notícia outro dia:
Italiano é o 1º estrangeiro preso em 2004 por tráfico, diz Denarc
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u88501.sht...


Selected response from:

Mariane Oliveira
Brazil
Grading comment
Provavelmente vou usar "chefes do tráfico" para "organisers". Como o texto exige certa formalidade, não sei se "mula" será de todo adequado. Muito obrigado a todos pela ajuda!
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5"Mulas" e traficantes
Mariane Oliveira
5 +3narcotraficante ou traficante de droga
dalina
5 +1correios de droga e traficantes
Ricardo Fonseca
4 +2transportador de droga/organizador do transporte de drogas
Sormane Fitzgerald Gomes
3correio/mandantes
Isabel Maria Basto


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
correios de droga e traficantes


Explanation:
julgo ser isto

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-18 18:34:39 (GMT)
--------------------------------------------------

carteis em vez de traficantes

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes: No Brasil, é mula (jargão policial) aquele que transporta droga para o traficante (no caso, organizador)
5 hrs
  -> em pt-pt correio em analogia ao transporte dos correios

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
transportador de droga/organizador do transporte de drogas


Explanation:
... Era. Ficava na casa do Francesco, um italiano, que esperava a gente no aeroporto .... Para
trabalhar como transportador de droga , é preciso ter um tipo físico ...
www.antidrogas.com.br/mostranoticia.php?c=525 -38k

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-18 18:49:18 (GMT)
--------------------------------------------------

... como mero \"correio\", servindo de transportador de determinada ... Alfândegas, em serviço no aeroporto de Lisboa ... uma actividade internacional de tráfico de droga .... www.dgsi.pt/jstj.nsf/0/058c2f1eb48b88cb80256d0f00283517?Ope... -18

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-18 18:56:29 (GMT)
--------------------------------------------------

AS ROTAS DO NARCOTRÁFICO ? ÁSIA CENTRAL, CÁUCASO E BALCÃS ... (PDF) -
... descobriram grupos islâmicos envolvidos no tráfico de drogas , em troca ... do Partido da Unidade Sérvia, teria sido um dos principais organizadores do tráfico ....
www.dpp.pt/pdf/Infint99_II/VIII2.pd

OR
transportador de droga/organizador do tráfico (de drogas)

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-18 19:00:01 (GMT)
--------------------------------------------------

\'mula\' is a slang...
... preso com 2 quilos de cocaína no Aeroporto Internacional de ... US$ 7 mil para levar a droga até Madri ... a primeira vez que servia de mula ( transportador de drogas ... www.guarulhosweb.com.br/realtime/materia_12122002082351.sht... -20


... Os cálculos do tráfico e consumo de drogas no mundo ... dos pontos nevrálgicos do interesse do Fórum Temático ... Para os seus organizadores , o narcotráfico tem ... www.cirandabrasil.net/06/materia.php?id_materia=74 -16k

transportador de droga/organizador do tráfico (de drogas)

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 778

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes: No Brasil, é mula (jargão policial) aquele que transporta droga para o traficante (no caso, organizador)
5 hrs
  -> Thanks.

agree  Mayura Silveira: Concordo Paulo,pode ser também aviãozinho (jargão ),o que leva a droga para o consumidor e ganha uma percentagem do mesmo pela entrega,geralmente em drogas.
1 day15 hrs
  -> Thanks.

19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
narcotraficante ou traficante de droga


Explanation:
Porto Editora

dalina
Native speaker of: Native in RussianRussian

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: traficante de droga, de uma maneira geral.
3 hrs

agree  Paulo Celestino Guimaraes: traficante de droga que organiza e mula que, no jargão policial, significa aquele que transporta a droga.
4 hrs

agree  Claudio Mazotti
15 hrs

27 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
"Mulas" e traficantes


Explanation:
"mula": pessoa designada para fazer o tranporte de drogas.
Coincidência, eu li esta notícia outro dia:
Italiano é o 1º estrangeiro preso em 2004 por tráfico, diz Denarc
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u88501.sht...




Mariane Oliveira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 33
Grading comment
Provavelmente vou usar "chefes do tráfico" para "organisers". Como o texto exige certa formalidade, não sei se "mula" será de todo adequado. Muito obrigado a todos pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
4 hrs

agree  Marcelo Fogaccia
6 hrs

agree  Ana Rita Santiago: Pt do Brasil.
22 hrs

agree  perry
1 day14 hrs

agree  Mayura Silveira
1 day15 hrs

18 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
correio/mandantes


Explanation:
os correios da droga fazem o seu transporte,são as tais "mulas"na gíria, os seus mandantes são os narcotraficantes.

Isabel Maria Basto
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4