KudoZ home » English to Portuguese » Other

minder

Portuguese translation: guarda-costas/olheiro/vigia


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:minder
Portuguese translation:guarda-costas/olheiro/vigia
Entered by: Marsel de Souza

19:43 Jan 18, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
/ Drug traffic
English term or phrase: minder
The drug couriers normally flew from America to Europe. They were sometimes accompanied by a local "minder".

Estou pensando em usar "olheiro", mas não tenho certeza se seria o melhor termo.

TIA!
Marsel de Souza
Brazil
guarda-costas
Explanation:
Olheiro é 'observador' na gíria policial.

--------------------------------------------------
Note added at 15 hrs 1 min (2004-01-19 10:44:44 GMT)
--------------------------------------------------

Airmailrpl (ou quem quer que seja por trás de uma pseudônimo):
É deselegante fazer comentários desairosos acerca de erros de digitação alheios!
Cuide-se para não cometer o mesmo erro!
Selected response from:

Flavio Steffen
Brazil
Grading comment
Gente, que escolha difícil essa! Muitíssimo obrigado a todos!
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5guarda-costas
Flavio Steffen
5 +2olheiro..
airmailrpl
5 +1controlador
Jorge Freire
5guardião, vigia
Lúcia Lopes
5assistenteAntónio Ribeiro
2 +1espião
Ricardo Fonseca


  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +1
espião


Explanation:
que tal?

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Ricardo: Dificilmente seria possível; o sentido de minder é de alguem que "cuida".
2 hrs
  -> ok, não sei realmente ao certo o que possa ser apenas dei uma sugestão hipotéctica

agree  Isabel Maria Basto: espião em português de Portugal tem o sentido próximo de "olheiro"no português do brasil, é informal e cumpre as funções de guarda-costas,controlador, vigilante, etc.alguém infiltrado e conhecedor do meio.parece-me o.k.
17 hrs
  -> obrigado Isabel

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
controlador


Explanation:
É como eu diria

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Jorge: Pode ser; mas no sentido de tomar conta, agir como guarda-costa
17 mins
  -> Mas é nessa acepção que eu aplico o termo controlador

agree  perry
1 day11 hrs
  -> Obrigado, Perry

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
assistente


Explanation:
Eu diria assim.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
guarda-costas


Explanation:
Olheiro é 'observador' na gíria policial.

--------------------------------------------------
Note added at 15 hrs 1 min (2004-01-19 10:44:44 GMT)
--------------------------------------------------

Airmailrpl (ou quem quer que seja por trás de uma pseudônimo):
É deselegante fazer comentários desairosos acerca de erros de digitação alheios!
Cuide-se para não cometer o mesmo erro!

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316
Grading comment
Gente, que escolha difícil essa! Muitíssimo obrigado a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lúcia Lopes: Minder was a British comedy drama that ran in six series. It starred George Cole as an unscrupulous used-car salesman and his honest and likeable bodyguard (minder in London slang). http://www.onelook.com/?loc=pub&w=minder
2 hrs

agree  Henrique Serra: Sim: Chiefly Brit. a person who looks after something (usually used in combination): a baby-minder.
3 hrs

agree  Claudio Mazotti
14 hrs

agree  Sonia Heidemann
20 hrs

agree  Luiza M. Charles de Oliveira
1 day21 mins

1 day3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
guardião, vigia


Explanation:
O Zezinho, filho mais novo do finado Seu Zé, premido pelo momento e revoltado com a tragédia que se abatera sobre a sua família, findou transformando-se em presa fácil da corrente marginal da favela e fez carreira rápida no tráfico de drogas, passando de "fogueteiro" a "mula transportadora", depois a "guardião" e, finalmente, a "traficante", visando, desta forma, a ganhar o dinheiro suficiente para fazer o que fez: tirar sua mãe e seus irmãos daquele inferno.

Os cargos da boca de fumo
Dono da boca - Chefe do morro

Gerente - Braço-direito do chefe do morro

Vapor - Pequeno vendedor de drogas

Soldado - Segurança da boca e do morro

Olheiro - Vigia. É comum o uso de crianças e pipas. Recolher a pipa significa que intrusos (traficantes rivais ou policiais) estão chegando

Armeiro - Responsável por obter armas. É um cargo bastante valorizado e muitas vezes é ligado a policiais e funcionários do Exército que prestam serviço ao tráfico

Avião - O que busca e entrega a droga para o cliente

Endolador - O que embala a droga (trabalha na endolação)



    Reference: http://www.google.com.br/search?q=cache:9Ns5RQ_P3-EJ:www1.fo...
Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784

2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
olheiro..


Explanation:
They were sometimes accompanied by a local "minder".

Estou pensando em usar "olheiro",

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs 56 mins (2004-01-19 02:40:02 GMT)
--------------------------------------------------

I imagine that the \'minder\' is there to protect the cargo and not the
drug couriers - to make sure that the drug couriers don\'t make any detours along the route - thus the function to \'olhar\' and not as a body guard

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 7 hrs 50 mins (2004-01-20 03:34:12 GMT)
--------------------------------------------------

> a \'desagree\' would be worse than a disagree
Airmailrpl (ou quem quer que seja por trás de uma pseudônimo):
É deselegante fazer comentários desairosos acerca de erros de digitação alheios! Cuide-se para não cometer o mesmo erro!

Sorry - it was my feeble attempt at humor. As for my \'erros de digitação\' I have made quite a few on Kudoz questions

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sormane Fitzgerald Gomes
2 mins
  -> agradeço

agree  rhandler: Cai bem.
3 mins
  -> agradeço

neutral  Flavio Steffen: Não vou colocar como desagree; entretanto, se a tradução for para o Brasil "olheiro" é gíria de futebol, no sentido de "espião".
2 hrs
  -> a 'desagree' would be worse than a disagree

agree  Lúcia Lopes: well, Robert, after some research I see no other option than giving you my "agree"! :-)
2 hrs
  -> see above

disagree  Márcia Fervienza: Acho que é o mentor local da operação
15 hrs
  -> see above