KudoZ home » English to Portuguese » Other

required stage effect

Portuguese translation: efeito cénico pretendido


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:required stage effect
Portuguese translation:efeito cénico pretendido
Entered by: china

10:40 Jan 21, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
English term or phrase: required stage effect
Lighting inside the auditorium will be completely dimmed off for 5 minutes at the beginning of the show for the required stage effect
china
efeito cénico pretendido
Explanation:
É a minha proposta de tradução no contexto apresentado.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-21 10:58:14 (GMT)
--------------------------------------------------

Descobri, por acado, algumas referências em apoio da minha sugestão:

\" Ciclo Espectáculos Móveis, de Maio a Setembro, apresenta \"Porto Imaginário e Lento\", em Maio, \"Autocarro do Amor\", em Julho, \"Linha 18 - Paixões de Clowns\", em Agosto e \"Projecto 5\", em Setembro.
Todos os espectáculos têm em comum o facto de serem móveis: num autocarro, num camião, num tractor com atrelado ou num eléctrico preparados para o efeito cénico pretendido. \"
http://lazer.publico.pt/porto2001/programa_anim_cidade.html

\"Esse o trabalho que sobrevive ao Tempo, porque, mais do que um compositor ou um autor de canções, Offenbach foi sobretudo um homem de teatro, um encenador exigentíssimo, capaz de sacrificar alguns compassos para obter o efeito cénico desejado.\"

http://www.rdp.pt/antena2/argumentos/offenbach/helene.html
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7efeito cénico pretendido
Ana Almeida
5 +4efeito de palco desejado / necessário.
Marcelo Fogaccia
5 +1efeito de cena desejado
lenapires


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
efeito de palco desejado / necessário.


Explanation:
A Lapiseira: O espectáculo vai começar
... jogadores actuarem. Por isso, também pretendo iluminar a pedreira para
criar um efeito de palco», reforça o arquitecto. Analisando ...
alapiseira.blogs.sapo.pt/arquivo/007122.html - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes

Best Cars Web Site - Avaliação Completa
... E conquista de vez pela pureza de som, com 13 auto-falantes, o recurso Dolby
Prologic que gera "efeito de palco" (o som vem pela frente e com clara ...
www2.uol.com.br/bestcars/testes/s80-2.htm - 22k - Em cache - Páginas Semelhantes


Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1249

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  perry
2 mins
  -> Obrigado, perry.

agree  Ana Rita Santiago
7 mins
  -> Obrigado, anarita.

agree  Flavio Steffen: Poderia ser também, 'jogo de cena'.
10 mins
  -> Obrigado, Flávio.

agree  Nica Paix�o
37 mins
  -> Obrigado, Nica.

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
efeito cénico pretendido


Explanation:
É a minha proposta de tradução no contexto apresentado.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-21 10:58:14 (GMT)
--------------------------------------------------

Descobri, por acado, algumas referências em apoio da minha sugestão:

\" Ciclo Espectáculos Móveis, de Maio a Setembro, apresenta \"Porto Imaginário e Lento\", em Maio, \"Autocarro do Amor\", em Julho, \"Linha 18 - Paixões de Clowns\", em Agosto e \"Projecto 5\", em Setembro.
Todos os espectáculos têm em comum o facto de serem móveis: num autocarro, num camião, num tractor com atrelado ou num eléctrico preparados para o efeito cénico pretendido. \"
http://lazer.publico.pt/porto2001/programa_anim_cidade.html

\"Esse o trabalho que sobrevive ao Tempo, porque, mais do que um compositor ou um autor de canções, Offenbach foi sobretudo um homem de teatro, um encenador exigentíssimo, capaz de sacrificar alguns compassos para obter o efeito cénico desejado.\"

http://www.rdp.pt/antena2/argumentos/offenbach/helene.html

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 1129

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
2 mins
  -> Obrigada, Roberto

agree  Jorge Freire
38 mins
  -> Obrigada, Jorge

agree  Carla Araújo
1 hr
  -> Obrigada, Ccastelo

agree  rhandler
2 hrs
  -> Obrigada, rhandler

agree  Ricardo Fonseca
2 hrs
  -> Obrigada, Ricardo

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
4 hrs

agree  MLeiria
11 hrs

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
efeito de cena desejado


Explanation:
Penso que neste caso "Stage" não deverá ser traduzido à letra pois o que ser quer dizer é que é um efeito para uma determinada cena (a qual decorre no palco), logo a minha opção seria esta.

Veja alguns exemplos:

Ciberarte - Anacreonte Fongiq
... A garrafa de uísque. É claro, não podia faltar nada, uma garrafa
vazia como efeito de cena, para preencher a outra mão do herói. ...
www.ciberarte.com.br/autores/anacreonte/ index.php?conteudo=c_mergu16.html - 18k - Em cache - Páginas Semelhantes

FUNCINE
... Ex.: digamos que o diretor deseje prever o efeito de cena que comece a 24
qps, depois vai para 48, em seguida, para 96 e termina em 150 qps. ...
www.pmf.sc.gov.br/funcine/precos6.htm - 61k - Em cache - Páginas Semelhantes


lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1369

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Outra boa opção!
26 mins
  -> Obrigado Marcelo