KudoZ home » English to Portuguese » Paper / Paper Manufacturing

white licor

Portuguese translation: licor branco


16:08 Feb 20, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Paper / Paper Manufacturing
English term or phrase: white licor
trata-se de um produto utilizado para limpar um depurador
tradusport
Portugal
Portuguese translation:licor branco
Explanation:
Utilizado na indústria papeleira, entre outras.

"Neste digestor circulam aparas de madeira (fase sólida) que reagem com um licor branco (fase líquida) contendo hidróxido e sulfito de sódio.A lenhina, contida na fase sólida, é então dissolvida, sendo assim libertadas as fibras de celulose. "

http://www.fct.mct.pt/projectos/pub/2000/index.asp?dados=tru...


--------------------------------------------------
Note added at 35 mins (2005-02-20 16:43:33 GMT)
--------------------------------------------------

Há também referência no site

http://www.airliquide.pt/en/Solucoes/SectoresActividade/Past...
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1licor branco
Ana Almeida
5lixívia branca
João Roque Dias
5licor branco (mistura de hidróxido de cálcio e sulfeto se sódio)
Claudio Mazotti


  

Answers


34 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
licor branco


Explanation:
Utilizado na indústria papeleira, entre outras.

"Neste digestor circulam aparas de madeira (fase sólida) que reagem com um licor branco (fase líquida) contendo hidróxido e sulfito de sódio.A lenhina, contida na fase sólida, é então dissolvida, sendo assim libertadas as fibras de celulose. "

http://www.fct.mct.pt/projectos/pub/2000/index.asp?dados=tru...


--------------------------------------------------
Note added at 35 mins (2005-02-20 16:43:33 GMT)
--------------------------------------------------

Há também referência no site

http://www.airliquide.pt/en/Solucoes/SectoresActividade/Past...

Ana Almeida
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8
Grading comment
obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elza Santos
3 hrs

45 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
licor branco (mistura de hidróxido de cálcio e sulfeto se sódio)


Explanation:
... o cavaco é colocado junto ao licor branco clarificador, uma ... remover a maior quantidade possível do licor residual ... do digestor segue para o depurador, onde os ...
www.eca.usp.br/nucleos/ njr/voxscientiae/paulotasso22.html

... hidróxido de sódio (NaOH) e sulfeto de sódio (Na 2 S), reagentes ativos, conhecida como licor branco. Parte do licor do cozimento ...
www.teclim.ufba.br/curso/monografias/ novas/Dissertacao_Maria_Helena_2002.pdf

... filtrante para caustificação dos licores (branco e verde ... separador de óleo com depurador de sucção e ... aquecimento e rescirculação de licor de cozimento e ...
www.sdaergs.com.br/reso23.htm - 101k - 18 fev. 2005


--------------------------------------------------
Note added at 47 mins (2005-02-20 16:55:16 GMT)
--------------------------------------------------

Sorry pela gafe: sulfeto de sódio...

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
lixívia branca


Explanation:
Fonte Eurodicautom (CELPA-Associação da Indústria Papeleira)

João Roque Dias
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4