ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Paper / Paper Manufacturing

threaded eye bolt

Portuguese translation: parafuso de olhal

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:threaded eye bolt
Portuguese translation:parafuso de olhal
Entered by: João Roque Dias

17:38 Feb 20, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Paper / Paper Manufacturing
English term or phrase: threaded eye bolt
obrigada
tradusport
Portugal
parafuso de olhal
Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs 55 mins (2005-02-21 12:33:26 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

O que seria um \"parafuso com olhal roscado\"? O parafuso já é roscado por definição. O olhal seria também roscado?

Ver um threaded eye bolt em

http://www.marfas.com/bentbolts.shtml

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 22 hrs 6 mins (2005-02-22 15:44:55 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Coisas da língua de cada povo...

Os \"olhais\" podem ser de vários tipos e formas. Com a expressão \"threaded eye-bolt\" indica-se apenas que o olhal tem uma parte roscada, normalmente uma espiga (tipo parafuso) para ligar a peça a um furo roscado. Outro tipo semelhante é a \"porca de olhal\" (eye nut), também roscada, mas com uma rosca fêmea (nut) para ligação a uma ponta roscada macho.

Ter em atenção que existem olhais não roscados, por exemplo com flanges furadas para ligação com parafusos ou até com bases para soldar, para ligação através de soldadura.

Vê agora como a designação \"simples\" de \"olhal roscado\" induz o leitor em erro, por deixar em aberto se é um parafuso (eye bolt) ou uma porca (eye nut).

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 22 hrs 15 mins (2005-02-22 15:53:15 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Quanto à designação francesa, a questão é que nem todos os \"vis\" são \"filetée\". Um vis pode ser um fuso, um parafuso (neste caso é mesmo roscado), um sem-fim, etc.
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
obrigada (deveria dividir os pontos, pois parece-me que afinal que se trata de um parafuso com olhal roscado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5parafuso de olhal
João Roque Dias
5olhal roscadoAntónio Ribeiro


Discussion entries: 2





  

Answers


9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
olhal roscado


Explanation:
Eu diria assim.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-02-21 03:24:22 (GMT)
--------------------------------------------------

ou, perno de olhal roscado.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
parafuso de olhal


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs 55 mins (2005-02-21 12:33:26 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

O que seria um \"parafuso com olhal roscado\"? O parafuso já é roscado por definição. O olhal seria também roscado?

Ver um threaded eye bolt em

http://www.marfas.com/bentbolts.shtml

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 22 hrs 6 mins (2005-02-22 15:44:55 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Coisas da língua de cada povo...

Os \"olhais\" podem ser de vários tipos e formas. Com a expressão \"threaded eye-bolt\" indica-se apenas que o olhal tem uma parte roscada, normalmente uma espiga (tipo parafuso) para ligar a peça a um furo roscado. Outro tipo semelhante é a \"porca de olhal\" (eye nut), também roscada, mas com uma rosca fêmea (nut) para ligação a uma ponta roscada macho.

Ter em atenção que existem olhais não roscados, por exemplo com flanges furadas para ligação com parafusos ou até com bases para soldar, para ligação através de soldadura.

Vê agora como a designação \"simples\" de \"olhal roscado\" induz o leitor em erro, por deixar em aberto se é um parafuso (eye bolt) ou uma porca (eye nut).

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 22 hrs 15 mins (2005-02-22 15:53:15 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Quanto à designação francesa, a questão é que nem todos os \"vis\" são \"filetée\". Um vis pode ser um fuso, um parafuso (neste caso é mesmo roscado), um sem-fim, etc.

João Roque Dias
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
obrigada (deveria dividir os pontos, pois parece-me que afinal que se trata de um parafuso com olhal roscado