KudoZ home » English to Portuguese » Petroleum Eng/Sci

topsides

Portuguese translation: topsides


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:topsides
Portuguese translation:topsides
Entered by: Fernando Domeniconi

08:30 Apr 24, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Petroleum Eng/Sci
English term or phrase: topsides
Aparece num currículo de um engenheiro da área de Petróleo e Gás:

"I am appointed by XX as Topsides Site Manager for the construction of the topsides process and utility modules for the FPSO. My duties are:
- to fabricate the topsides in the most effective manner."
Arlete Moraes
Spain
topsides
Explanation:
Este é um dos termoa de O&G bastante utilizado em inglês, mesmo:

O topside da plataforma P-52 será construído no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro. ...
www.bndes.gov.br/noticias/2004/not920.asp

... em dezembro, e, no mês seguinte, à jaqueta e ao topside da PRA-1, ... O projeto de Polvo é um marco para a indústria brasileira de petróleo. ...
www.dep.fem.unicamp.br/boletim/BE79/artigo.htm

O "topside" é a parte principal da plataforma, que inclui acomodações de ... e equipamentos off-shore (marítimos) para a indústria de petróleo e gás, ...
www.anba.com.br/noticia.php?id=5113 - 33k

Nov 29, 2005 ... Mas como a produção de petróleo não cresce linearmente, a estimativa da ... aos módulos que integram o chamado "topside" da plataforma. ...
www.clickmacae.com.br/?sec=47&pag=noticia&cod=4078

A Petrobras já investiu US$ 1 bilhão na perfuração de poços localizados na ... para unir o casco da plataforma P-51 ao topside (parte superior) da unidade. ...
www.guiaoffshore.com.br/

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2008-04-24 12:23:00 GMT)
--------------------------------------------------

termoa = termos :)
Selected response from:

Fernando Domeniconi
United States
Grading comment
Obrigada a todos e bom fim de semana!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3topsidesFernando Domeniconi
5 +1superfície da plataforma offshore
Maria Meneses
4estruturas (do convés)
Marcos Antonio
3módulos superioresJosé Crespo
2juntas
Maria Castro


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
juntas


Explanation:
topside: side of a ship above the water-line (in shipping)
It can also be a joint keeping two parts together
I hope it can help...

Maria Castro
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
módulos superiores


Explanation:
de acordo com: http://www.babylon.com/definition/topsides/Portuguese
Não faço ideia, porém, se isto está certo. É só uma sugestão.
Já agora outro link: http://en.wikipedia.org/wiki/Topsides

José Crespo
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
estruturas (do convés)


Explanation:
- Sug:

Creio ser isto.

- On an an offshore oil platform, Topsides refers to the surface hardware installed. This includes the oil production plant, the accommodation block and the drilling rig.


- A Floating Production, Storage and Offloading vessel (FPSO; also called a "unit" and a "system") is a type of floating tank system used by the offshore oil ...
en.wikipedia.org/wiki/Floating_Production_Storage_and_Offloading - 46k -

Marcos Antonio
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 366

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
topsides


Explanation:
Este é um dos termoa de O&G bastante utilizado em inglês, mesmo:

O topside da plataforma P-52 será construído no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro. ...
www.bndes.gov.br/noticias/2004/not920.asp

... em dezembro, e, no mês seguinte, à jaqueta e ao topside da PRA-1, ... O projeto de Polvo é um marco para a indústria brasileira de petróleo. ...
www.dep.fem.unicamp.br/boletim/BE79/artigo.htm

O "topside" é a parte principal da plataforma, que inclui acomodações de ... e equipamentos off-shore (marítimos) para a indústria de petróleo e gás, ...
www.anba.com.br/noticia.php?id=5113 - 33k

Nov 29, 2005 ... Mas como a produção de petróleo não cresce linearmente, a estimativa da ... aos módulos que integram o chamado "topside" da plataforma. ...
www.clickmacae.com.br/?sec=47&pag=noticia&cod=4078

A Petrobras já investiu US$ 1 bilhão na perfuração de poços localizados na ... para unir o casco da plataforma P-51 ao topside (parte superior) da unidade. ...
www.guiaoffshore.com.br/

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2008-04-24 12:23:00 GMT)
--------------------------------------------------

termoa = termos :)

Fernando Domeniconi
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 163
Grading comment
Obrigada a todos e bom fim de semana!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Andrea Munhoz
10 mins
  -> Obrigado, Andrea!

agree  Luiza Modesto
1 hr
  -> Obrigado, Luiza!

agree  rhandler
1 hr
  -> Obrigado, rhandler!

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
superfície da plataforma offshore


Language variant: parte superior de uma plataforma offshore

Explanation:
Neste caso trata-se do responsável pelo que se passa na superfície da plataforma em contraponto aos resopnsáveis pelo mergulho ou por operações de outra natureza

--------------------------------------------------
Note added at 7 horas (2008-04-24 15:54:24 GMT)
--------------------------------------------------

Como na indústria do petróleo a terminologia inglesa está muitíssimo vulgarizada não é raro ouvir o responsável por topsides

--------------------------------------------------
Note added at 7 horas (2008-04-24 15:55:08 GMT)
--------------------------------------------------

Também se aplica nos navios com o mesmo sentido

Maria Meneses
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
19 hrs