KudoZ home » English to Portuguese » Petroleum Eng/Sci

pressure chock

Portuguese translation: golpe de aríete (sobreelevação da pressão)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pressure shock
Portuguese translation:golpe de aríete (sobreelevação da pressão)
Entered by: rhandler

22:31 Sep 5, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Petroleum Eng/Sci
English term or phrase: pressure chock
In order to limit pressure chock, the minimum closing time for the valves above shall be preset to a minimum 21 seconds.

As traduções que conheço para isto em termos de petróleo não fazem sentido para mim: castanha (constr. naval), escora; calço; cunha; taramela; peão; escoteira.
v. calçar; chavetar
Humberto Ribas
Brazil
golpe de aríete (sobreelevação da pressão)
Explanation:
Acho que há um erro de grafia, e deve ser "pressure shock", pelo contexto: "A fim de limitar o golpe de aríete, o tempo de fechamento das válvulas acima deve ser estabelecido num mínimo de 21 segundos."

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2008-09-05 22:49:19 GMT)
--------------------------------------------------

Veja este exemplo:

Fenômenos do golpe de ariete - Bürkert Fluid Control Systems
Fenômenos do golpe de ariete. Ao se fechar repentinamente uma válvula (tempo de fechamento tcl = 0) pela qual esteja escoando um fluido em regime permanente ...
www.burkert.com.br/PTB/392.html

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2008-09-05 22:50:04 GMT)
--------------------------------------------------

E também este:

VISUALIZAÇÃO DE RESUMOAs soluções existentes para a eliminação do golpe de aríete são as seguintes: 1) ... 2) aumentando-se o tempo de fechamento das válvulas de descarga; ...
www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_1240.ht...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Na mosca, obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2golpe de aríete (sobreelevação da pressão)rhandler
4 +1impacto da pressão
Flavio Steffen


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
impacto da pressão


Explanation:
Humberto.
Está me parecendo erro de digitação.
Encontrei a mesma expressão em uma descrição de patente:
http://www.patentstorm.us/patents/5413144/description.html
Repare que o título está como "pressure shock", mas no corpo do documento aparece "pressure chock".

Flavio Steffen
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 72

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  R-i-c-h-a-r-d: chock = 'shock'. Concordo :)
15 mins
  -> Obrigado, Richard. Mas, depois me que lembrei de golpe de aríete, o Ralph já o tinha feito.

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
golpe de aríete (sobreelevação da pressão)


Explanation:
Acho que há um erro de grafia, e deve ser "pressure shock", pelo contexto: "A fim de limitar o golpe de aríete, o tempo de fechamento das válvulas acima deve ser estabelecido num mínimo de 21 segundos."

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2008-09-05 22:49:19 GMT)
--------------------------------------------------

Veja este exemplo:

Fenômenos do golpe de ariete - Bürkert Fluid Control Systems
Fenômenos do golpe de ariete. Ao se fechar repentinamente uma válvula (tempo de fechamento tcl = 0) pela qual esteja escoando um fluido em regime permanente ...
www.burkert.com.br/PTB/392.html

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2008-09-05 22:50:04 GMT)
--------------------------------------------------

E também este:

VISUALIZAÇÃO DE RESUMOAs soluções existentes para a eliminação do golpe de aríete são as seguintes: 1) ... 2) aumentando-se o tempo de fechamento das válvulas de descarga; ...
www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_1240.ht...

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 271
Grading comment
Na mosca, obrigado
Notes to answerer
Asker: Opa, Ralph, esqueci-me de corrigir a grafia de shock, pode fazer, por favor?


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen
47 mins
  -> Obrigado, Flavio, bom fim de semana!

agree  Maria José Tavares
1 hr
  -> Obrigado, Maria José, bom fim de semana!