KudoZ home » English to Portuguese » Petroleum Eng/Sci

wellhead

Portuguese translation: Cabeça de poço


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:wellhead
Portuguese translation:Cabeça de poço
Entered by: Maria José Tavares

09:56 Feb 13, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Petroleum Eng/Sci
English term or phrase: wellhead
Qual é a tradução de wellhead de acorco com o texto abaixo?

A wellhead is a general term used to describe the component that is used to suspend casing strings and provide sealing functionality for oil wells. Wellheads can be located on platforms, subsea or onshore.

Do http://en.wikipedia.org/wiki/Wellhead
Alexandre Reis
Brazil
Cabeçoa de poço
Explanation:
Patentes sobre cabeca de poco - Resultados 1 a 20 de 217Trata-se de um sistema de cabeça de poço (52) para poços de produção de petróleo que compreende uma configuração de suporte de revestimento 'de empilhamento ...
www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?pesquisa=cab... - 19k - Em cache - Páginas semelhantes

Pontos de Mergulho - Poço de PetróleoAo descerem, encontraram uma cabeça de poço de petróleo utilizada na procura e produção de petróleo. Esta peça é responsável por guiar os tubos e a broca de ...
www.brasilmergulho.com/port/points/es/poco_petroleo.shtml - 21k - Em cache - Páginas semelhantes

2 Sistemas de Produção em Águas Profundastransporta o fluido produzido da formação até a cabeça do poço no fundo do mar,. no caso de campos de petróleo “öffshore”. Quando o reservatório não dispõe ...
www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/PRG_0599.EXE/6084... - Páginas semelhantes

keyway // wellbay > área da cabeça do poço // convés do aparato de ...Tech/Engineering - Engenharia/ciência do petróleo / Protection Equipment ... Quanto ao posicionamento da cabeça do poço, isto é, . ...
por.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/petroleum_eng_sci/1091577-keyway_wellbay.html - 45k - Em cache - Páginas semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 46 mins (2009-02-13 10:42:45 GMT)
--------------------------------------------------

CORRECTION: Cabeça


--------------------------------------------------
Note added at 49 mins (2009-02-13 10:45:33 GMT)
--------------------------------------------------

Tn Petróleo - Equipamentos SubmarinosEstas válvulas permitem o fluxo de produção de petróleo e gás, do poço para ... PROTEÇÃO DE CABEÇA DE POÇO (Wellhead Proctection) - Estrutura metálica para ...
www.tnpetroleo.com.br/sala_de_aula/equipamentos_submarinos - 18k - Em cache - Páginas semelhantes
Selected response from:

Maria José Tavares
Portugal
Grading comment
Apesar de alguns concordarem com a primeira resposta, esta contém referência, o que me ajuda a decidir.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5Cabeçoa de poçoMaria José Tavares
5 +3Boca do PoçoRenata Costa
4árvore de natal
Floriana Leary
Summary of reference entries provided
Fernando Domeniconi

  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
Boca do Poço


Explanation:
Está na mesma Wiki. Dá uma olhadinha lá, em português.
HTH.

Renata Costa
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carla Lopes
14 mins

neutral  Floriana Leary: I meant to say it should be Boca DE Poço, and not Boca do Poço, they have slight different meaning.
21 mins

agree  Marlene Curtis: Boca de poço. Também está correto de acordo com todos os meus dicionários.
3 hrs

agree  Humberto Ribas
3 hrs

28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
árvore de natal


Explanation:
Due to the findings below, I would suggest árvore de natal
The first thing you read when you enter the link that Alexandre gave us it says: It has been suggested that Christmas tree (oil well) be merged into this article or section
wikipedia:
Árvore de natal é o nome dado ao conjunto de válvulas instalado em poços de exploração de petróleo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Árvore_de_natal_(exploração_e_p...

Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Maria José Tavares: A "wellhead" não é um conjunto de válvulas. Veja as duas definições aqui http://www.tnpetroleo.com.br/sala_de_aula/equipamentos_subma...
42 mins

neutral  Fernando Domeniconi: árvore de natal é literalmente christmas tree no contexto de O&G: / Vou colocar o link na referência uma vez que explica justamente a diferença entre os dois termos
2 hrs
  -> Fernando não consigo abrir o seu link, mas já abriu o meu em cima? Em que o que encontrei as duas são basicamente a mesma, então assim dei outra opção ao Alexandre.

neutral  Teresa Borges: Cabeça de poço como muito bem diz a Mr
11 hrs
  -> Sim, mas cabeçoa de poço. Tenha uma boa noite.

45 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
Cabeçoa de poço


Explanation:
Patentes sobre cabeca de poco - Resultados 1 a 20 de 217Trata-se de um sistema de cabeça de poço (52) para poços de produção de petróleo que compreende uma configuração de suporte de revestimento 'de empilhamento ...
www.patentesonline.com.br/patente.pesquisar.do?pesquisa=cab... - 19k - Em cache - Páginas semelhantes

Pontos de Mergulho - Poço de PetróleoAo descerem, encontraram uma cabeça de poço de petróleo utilizada na procura e produção de petróleo. Esta peça é responsável por guiar os tubos e a broca de ...
www.brasilmergulho.com/port/points/es/poco_petroleo.shtml - 21k - Em cache - Páginas semelhantes

2 Sistemas de Produção em Águas Profundastransporta o fluido produzido da formação até a cabeça do poço no fundo do mar,. no caso de campos de petróleo “öffshore”. Quando o reservatório não dispõe ...
www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/PRG_0599.EXE/6084... - Páginas semelhantes

keyway // wellbay > área da cabeça do poço // convés do aparato de ...Tech/Engineering - Engenharia/ciência do petróleo / Protection Equipment ... Quanto ao posicionamento da cabeça do poço, isto é, . ...
por.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/petroleum_eng_sci/1091577-keyway_wellbay.html - 45k - Em cache - Páginas semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 46 mins (2009-02-13 10:42:45 GMT)
--------------------------------------------------

CORRECTION: Cabeça


--------------------------------------------------
Note added at 49 mins (2009-02-13 10:45:33 GMT)
--------------------------------------------------

Tn Petróleo - Equipamentos SubmarinosEstas válvulas permitem o fluxo de produção de petróleo e gás, do poço para ... PROTEÇÃO DE CABEÇA DE POÇO (Wellhead Proctection) - Estrutura metálica para ...
www.tnpetroleo.com.br/sala_de_aula/equipamentos_submarinos - 18k - Em cache - Páginas semelhantes


Maria José Tavares
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 108
Grading comment
Apesar de alguns concordarem com a primeira resposta, esta contém referência, o que me ajuda a decidir.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Domeniconi: Sem dúvida: www.nupeg.ufrn.br/downloads/deq0376/PALESTRA_exploracao_e_p...
2 hrs
  -> Obrigada Fernando. Eu tenho 100% de certeza :)

agree  Lúcia Leitão: Peço desculpa, não percebi que estava a repetir a mesma referência. De qualquer forma, significa que concordo com a sua tradução.
2 hrs
  -> Obrigada Lúcia :)

agree  Marlene Curtis
2 hrs
  -> Obrigada Marlene

agree  Roberto Cavalcanti
8 hrs
  -> Obrigada Roberto

agree  Teresa Borges
11 hrs
  -> Obrigada Teresa




Reference comments


5 hrs
Reference

Reference information:
https://www.amazines.com/Christmas_tree_(oil_well)_related.h...

In petroleum and natural gas extraction, a Christmas tree, or "Tree", (not "Wellhead" as sometimes incorrectly referred to) is an assembly of valves, spools, and fittings, used for an oil well, gas well, water injection well, water disposal well, gas injection well, condensate well and other types of wells. It was named for its crude resemblance to a decorated tree.
Note that a tree and wellhead are separate pieces of equipment not to mistaken as the same piece. For clarity, a wellhead must be present in order to utilize a Christmas Tree and a wellhead is used WITHOUT a Christmas Tree during drilling operations, and also for riser tie-back situations which would then have a tree included at riser top. Producing surface wells that require pumps (pump jacks, nodding donkeys, etc.) frequently do not utilize any tree due to NO pressure containment requirement


(Schlumberger glossary - Inclusive mostra uma ilustração:
http://www.glossary.oilfield.slb.com/search.cfm
wellhead
2 The surface termination of a wellbore that incorporates facilities for installing casing hangers during the well construction phase. The wellhead also incorporates a means of hanging the production tubing and installing the Christmas tree and surface flow-control facilities in preparation for the production phase of the well.

christmas tree:
An assembly of valves, spools, pressure gauges and chokes ***fitted to the wellhead*** of a completed well to control production. Christmas trees are available in a wide range of sizes and configurations, such as low- or high-pressure capacity and single- or multiple-completion capacity.


--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2009-02-13 15:14:53 GMT)
--------------------------------------------------

Faltou esta definição para wellhead do Glossário da Schlumberger:
1. The system of spools, valves and assorted adapters that provide pressure control of a production well.

Fernando Domeniconi
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 163