KudoZ home » English to Portuguese » Philosophy

quiddity

Portuguese translation: identidade / qüididade


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:quiddity
Portuguese translation:identidade / qüididade
Entered by: rhandler

13:08 Mar 10, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Philosophy / theology;metaphysics
English term or phrase: quiddity
Its true object is the QUIDDITY, the real nature, of a material thing. The case is that as the active intellect, i.e., as the capacity for abstraction, as we would say, the intellect isolates from sense perceptions that which is universal.
VagnerB
identidade
Explanation:
Assim traduziria, nesse contexto. Exemplos:

Yom Kipur
A própria identidade do ser ali colocada na sua dimensão coletiva comunitária e cultural transcende na espiritualidade. ...
www.cjb.org.br/netsach/festas/kipur/perdao.htm

PROBLEMA DA IDENTIDADE PESSOAL E GENÉTICA DO SER CLONADO ...
Para este autor a história pessoal de cada um determina , em muito, a própria identidade do ser. E, exatamente por isso, ainda que exista uma identidade ...
http://br.monografias.com/trabalhos/oprin/oprin.shtml

:: INSTITUTO ZELIA VILLARINHO :: Um caminho para a evolução ::
A identidade do ser humano está em constante evolução, sendo que a expressão psicológica se inicia nos primeiros anos de vida. O processo de expansão dura a ...
www.zeliavillarinho.com.br/zelia/handler.php?section=13


Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2qüididade
Fabio Said
4identidaderhandler


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
identidade


Explanation:
Assim traduziria, nesse contexto. Exemplos:

Yom Kipur
A própria identidade do ser ali colocada na sua dimensão coletiva comunitária e cultural transcende na espiritualidade. ...
www.cjb.org.br/netsach/festas/kipur/perdao.htm

PROBLEMA DA IDENTIDADE PESSOAL E GENÉTICA DO SER CLONADO ...
Para este autor a história pessoal de cada um determina , em muito, a própria identidade do ser. E, exatamente por isso, ainda que exista uma identidade ...
http://br.monografias.com/trabalhos/oprin/oprin.shtml

:: INSTITUTO ZELIA VILLARINHO :: Um caminho para a evolução ::
A identidade do ser humano está em constante evolução, sendo que a expressão psicológica se inicia nos primeiros anos de vida. O processo de expansão dura a ...
www.zeliavillarinho.com.br/zelia/handler.php?section=13




rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 84

33 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
qüididade


Explanation:
Desculpe, mas acho que você fechou a questão antes da devida reflexão a respeito do termo "quiddity".

A origem de "quiddity" é latina: "quidditas", que em português é "qüididade".

Existe o termo técnico filosófico "qüididade", sujo significado, segundo Dicionário Aurélio Século XXI, é:
"Na filosofia escolástica, a essência ou natureza de uma coisa (o que uma coisa é) em contraste com sua existência (o fato de uma determinada coisa, atualmente, ser). "

Veja um artigo sobre esse tema aqui:
http://www.ifcs.ufrj.br/~fsantoro/ousia/artigo_oqeps.htm

Para comparar, veja a Wikipedia em inglês:
http://en.wikipedia.org/wiki/Quiddity

Fabio Said
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alvaro Neder, Ph.D.: concordo com vc, Fabio, Qüididade sem sombra de dúvida.
2 mins

agree  Paula Vaz-Carreiro
20 mins