KudoZ home » English to Portuguese » Philosophy

quidditative

Portuguese translation: a sua natureza e essência


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:quidditative
Portuguese translation:a sua natureza e essência
Entered by: VagnerB

21:56 Jun 26, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Philosophy / theology;metaphysics
English term or phrase: quidditative
Anselm says that God’s names only describe him “by likeness”, that the relative attributes of his being cannot be predicated, and the absolute only in a quidditative, not in a qualitative sense
VagnerB
a sua natureza e essência
Explanation:
...and the absolute only in a quidditative, not in a qualitative sense.

... e só se pode falar dos seus atributos absolutos em um sentido que demonstre a sua natureza e essência, não em um sentido qualificativo/não que atribuindo qualidades.

Quidditative vem de quid, latim, pronome interrogativo: quê?
Em português, quididade (Aurélio):
1. A essência de uma coisa; qualidade essencial.
2. O conjunto das condições que determinam um ser particular.
3. Hist. Filos. Na filosofia escolástica, a essência ou natureza de uma coisa (o que uma coisa é) em contraste com sua existência (o fato de uma determinada coisa, atualmente, ser).

Está ligado à palavra "essência", que em português, costuma ser um termo menosprezado. Essencia vem do latim esse (ou essere), que significa "ser", então essência é o próprio ser. Como em português o termo está meio banalizado, acrescentei "natureza", para reforçar o sentido de que não se qualifica Deus, só se mostra o seu SER.
O próprio nome de Deus (que Ele mesmo fornece) é Jeová, que significa "Eu sou". Ou seja, "eu sou o que sou", não necessitando de predicados, qualidades, complementos à explicação.
Selected response from:

Denise Miranda
Grading comment
Obrigado, Denise.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4a sua natureza e essência
Denise Miranda
4da essência
Roberto Cavalcanti
4quididativo
Michael Powers (PhD)


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
quididativo


Explanation:
quiddity ['kwIdItI]

substantivo

[pl.: -ies]

1. quididade, a essência de uma coisa, aquilo que faz que uma coisa seja o que é;

2. subtileza capciosa, sofisma;

Mike ;)

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2007-06-26 22:08:41 GMT)
--------------------------------------------------

Na página 17 da referência:

PDF] UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA ...File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. CENTRO DE EDUCAÇÃO. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. EDSON MACIEL JUNIOR ...
www.ppge.ufes.br/dissertacoes/2006/EDSON MACIEL JUNIOR.pdf - Supplemental Result - Similar pages - Note this




--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2007-06-26 22:11:03 GMT)
--------------------------------------------------

In footnote number 7 on the bottom of page 17 of the above-cited source, it states:

Expressão latina "quid est", que significa "o que é."Tem origem no termo "quididativo" provem do latinismo quidadade. O objeto próprio da primeria operação do intelecto, operação que Aristóteles chama de simples apreensão (A EDUCAÇÃO, acesso 23 abr. 2006).

Michael Powers (PhD)
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 34

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
da essência


Explanation:
do âmago

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
a sua natureza e essência


Explanation:
...and the absolute only in a quidditative, not in a qualitative sense.

... e só se pode falar dos seus atributos absolutos em um sentido que demonstre a sua natureza e essência, não em um sentido qualificativo/não que atribuindo qualidades.

Quidditative vem de quid, latim, pronome interrogativo: quê?
Em português, quididade (Aurélio):
1. A essência de uma coisa; qualidade essencial.
2. O conjunto das condições que determinam um ser particular.
3. Hist. Filos. Na filosofia escolástica, a essência ou natureza de uma coisa (o que uma coisa é) em contraste com sua existência (o fato de uma determinada coisa, atualmente, ser).

Está ligado à palavra "essência", que em português, costuma ser um termo menosprezado. Essencia vem do latim esse (ou essere), que significa "ser", então essência é o próprio ser. Como em português o termo está meio banalizado, acrescentei "natureza", para reforçar o sentido de que não se qualifica Deus, só se mostra o seu SER.
O próprio nome de Deus (que Ele mesmo fornece) é Jeová, que significa "Eu sou". Ou seja, "eu sou o que sou", não necessitando de predicados, qualidades, complementos à explicação.

Denise Miranda
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigado, Denise.