KudoZ home » English to Portuguese » Philosophy

Pella

Portuguese translation: Pela (Pella)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Pella
Portuguese translation:Pela (Pella)
Entered by: VagnerB

12:20 Oct 19, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Philosophy
English term or phrase: Pella
After the break between Jews and Christians had become complete, Jerusalem was destroyed, the Christian church had fled to Pella, and a Gentile Christian church had been founded (AD 135) in Jerusalem this Judaizing party in the church had increasingly become a sect.
VagnerB
Pela (Pella)
Explanation:
http://www.infopedia.pt/$Pela%20(Pella)
Pela (Pella)
Era o nome de uma cidade da Macedónia, em Émathia, capital do reino da Macedónia a partir do reinado de Arquelau (413-399 a. C) e posteriormente colónia romana.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pella_(Grécia)
Pella (ou ainda: Pélla, Pellis; em grego: Πέλλα) é uma prefeitura da Grécia, localizada na periferia da Macedônia Central. Sua capital é a cidade de Edessa.
Selected response from:

Cristina Santos
United Kingdom
Grading comment
Obrigado, Cristina.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Pela
Andre Bitencourt
3 +1Pela (Pella)Cristina Santos


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
pella
Pela (Pella)


Explanation:
http://www.infopedia.pt/$Pela%20(Pella)
Pela (Pella)
Era o nome de uma cidade da Macedónia, em Émathia, capital do reino da Macedónia a partir do reinado de Arquelau (413-399 a. C) e posteriormente colónia romana.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pella_(Grécia)
Pella (ou ainda: Pélla, Pellis; em grego: Πέλλα) é uma prefeitura da Grécia, localizada na periferia da Macedônia Central. Sua capital é a cidade de Edessa.

Cristina Santos
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigado, Cristina.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
5 hrs
  -> Obrigada Humberto

24 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
pella
Pela


Explanation:
Na verdade, nesse contexto, não se trata de uma cidade grega. O historiador Eusébio, em sua "História Eclesiástica", declara que os cristãos fugiram de Jerusalém e de toda a terra da Judéia para uma cidade da Peréia chamada "Pela".
Nesse contexto, o nome é aportuguesado.

Veja alguns exemplos desse uso, abaixo:
"E esses trinta e cinco pares saíram pregando e ensinando por seis semanas, retornando todos ao novo acampamento perto de Pela, na Peréia, na sexta-feira, 30 de dezembro." (http://www.urantia.org/portuguese/o_livro/02por163.htm)

"Ele tem presente que essas coisas foram referidas através de uma profecia proveniente de uma revelação realizada à algumas pessoas mais ilustres da cidade, de modo que eles receberam a ordem de abandonar a cidade antes da guerra, para ir à região da Peréia, chamada Pela." (http://www.diocesedecaxias.org.br/artigo_detalhes.php?cod_ar...

"Imediatamente [os cristãos] fugiram para um lugar de segurança - a cidade de Pela, na terra de Peréia, além do Jordão." (http://www.great-controversy.org/pg/capítulo_01.htm)

"Os judeus pereceram, mas os que eram fiéis a Deus, não! Todos fugiram para a cidade de Pela, na Peréia." (http://br.geocities.com/jesusvem/estudodedaniel.htm)


    Reference: http://www.diocesedecaxias.org.br/artigo_detalhes.php?cod_ar...
    Reference: http://br.geocities.com/jesusvem/estudodedaniel.htm
Andre Bitencourt
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese