KudoZ home » English to Portuguese » Photography/Imaging (& Graphic Arts)

telephoto focal range

Portuguese translation: distância focal


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:telephoto focal range
Portuguese translation:distância focal
Entered by: Ivana de Sousa Santos

23:36 Oct 29, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Photography/Imaging (& Graphic Arts)
English term or phrase: telephoto focal range
The series of images below illustrates the relative field of view provided when shooting with the camera in a stationary position at the maximum telephoto focal range provided by each of these lenses (55mm, 70mm, 135mm and 200mm DX format).

http://www.digitalreview.ca/content/Nikon_Lens_comparison_in...
Ivana de Sousa Santos
Portugal
distância focal
Explanation:
Ivana,

profundidade de campo (depth of field) é a distância, em metros, entre o ponto em foco mais distante da câmera e o ponto em foco mais próximo da câmera. O seu texto refere-se à distância entre o centro óptico da objetiva e o filme (ou sensor, no caso de câmeras digitais), medida em milímetros, que é denominado de distância focal. Veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Distância_focal

No seu texto o autor até colocou as medidas entre parênteses: 55mm, 70mm, 135mm e 200mm.

O termo "focal range" refere-se à amplitude de variação da distância focal de uma lente zoom e pode ser traduzido por "distância focal variável" ou "variação da distância focal".

As quatro objetivas analisadas no seu texto são do tipo zoom. A rigor, o autor deveria ter formulado a frase assim:

"... at the maximum focal DISTANCE of the TELEPHOTO RANGE provided by each of these lenses (55mm, 70mm, 135mm and 200mm DX format)."

pois o "range" é justamente a variação. O seu texto refere-se a um ponto neste "range", que, aliás, é o ponto máximo.

Portanto, sem dúvida nenhuma:

- distância focal -

É de se pensar, seriamente, em deixar "telephoto" de fora. Incorporar o termo "teleobjetiva" pode ser um tanto complicado, pois, a rigor, as quatro lentes não são teleobjetivas, mas sim, objetivas zoom com faixas de distância focal equivalentes às de teleobjetivas. E se o texto for dirigido a leitores com noções de fotografia, saberão que se trata de "valores-tele", já que todos são superiores a 50 mm.

"As imagens abaixo ilustram o ângulo de visão proporcionado pela câmera em posição estática e com a distância focal máxima de cada uma destas objetivas (55m, 70mm, 135mm e 200mm em formato DX)."

Sorte!
Selected response from:

Marcos Zattar
Germany
Grading comment
Obrigada a todos. :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2profundidade de foco da teleobjectivarhandler
5distância focalMarcos Zattar
4o alcance focal teleobjectivo
Michael Powers (PhD)


  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
o alcance focal teleobjectivo


Explanation:
telephoto [?telI'fE§tE§]
adjectivo
telefotográfico;
substantivo
FOTOGRAFIA telefoto, telefotografia;
§ FOTOGRAFIA telephoto lens teleobjectiva


focal ['fE§kEl]
adjectivo
1. focal;
2. (assunto) crucial; central;
§ focal plane plano focal
§ focal plane shutter obturador de cortina
§ the focal length/distance a distância focal



7. (voz, visão, tiro, etc.) alcance;


Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 24

34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
profundidade de foco da teleobjectiva


Explanation:
Veja estes exemplos, todos de Portugal:

[DOC] Manual de Fotografia
File Format: Microsoft Word - View as HTML
Se estiver muito próximo do objecto tenho pouca profundidade de foco, ... Esta objectiva aproxima os objectos distantes tal como uma teleobjectiva e ...
webdrive.home.sapo.pt/files/Manualdefotografia.doc

diciofoto
Profundidade de Foco Pode-se alterar em certa medida a distãncia da objectiva ... Teleobjectiva Objectiva de construção compacta, que dá uma longa distância ...
http://diciofoto.blogspot.com/

[PDF] Projecto de Norma Portuguesa
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
teleobjectiva. Objectiva de distância focal superior ao comprimento da ..... 16.62 - profundidade de foco. 16.62.01 - comprimento sobre o eixo óptico dentro ...
www.ipf.pt/norma.pdf


E mais estes, brasileiros:

Informações Técnicas - foco
profundidade de foco da mesma forma como a profundidade de campo é a área na frente da lente (em frente à ... E o inverso vale para uma lente teleobjetiva. ...
www.fazendovideo.com.br/vtfoco.asp

Manual Complementar
b) Teleobjetiva: Possuem distância focal superior à normal, e por isso fornecem imagens de ... Profundidade de Campo é diferente da profundidade de foco, ...
www.herbario.com.br/fotoweb/mav02.htm

Nikon Clube - Usuarios Nikon do Brasil
c - Objetiva de foco longo: Embora a "teleobjetiva" seja fisicamente mais ... da objetiva - Quanto maior a distância focal, menor a profundidade de foco. ...
www.nikonclube.com.br/index.php?NIK=histfotografia.php



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
1 hr
  -> Obrigado, Humberto!

agree  Trans_Interp
13 hrs
  -> Obrigado, Ines!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
distância focal


Explanation:
Ivana,

profundidade de campo (depth of field) é a distância, em metros, entre o ponto em foco mais distante da câmera e o ponto em foco mais próximo da câmera. O seu texto refere-se à distância entre o centro óptico da objetiva e o filme (ou sensor, no caso de câmeras digitais), medida em milímetros, que é denominado de distância focal. Veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Distância_focal

No seu texto o autor até colocou as medidas entre parênteses: 55mm, 70mm, 135mm e 200mm.

O termo "focal range" refere-se à amplitude de variação da distância focal de uma lente zoom e pode ser traduzido por "distância focal variável" ou "variação da distância focal".

As quatro objetivas analisadas no seu texto são do tipo zoom. A rigor, o autor deveria ter formulado a frase assim:

"... at the maximum focal DISTANCE of the TELEPHOTO RANGE provided by each of these lenses (55mm, 70mm, 135mm and 200mm DX format)."

pois o "range" é justamente a variação. O seu texto refere-se a um ponto neste "range", que, aliás, é o ponto máximo.

Portanto, sem dúvida nenhuma:

- distância focal -

É de se pensar, seriamente, em deixar "telephoto" de fora. Incorporar o termo "teleobjetiva" pode ser um tanto complicado, pois, a rigor, as quatro lentes não são teleobjetivas, mas sim, objetivas zoom com faixas de distância focal equivalentes às de teleobjetivas. E se o texto for dirigido a leitores com noções de fotografia, saberão que se trata de "valores-tele", já que todos são superiores a 50 mm.

"As imagens abaixo ilustram o ângulo de visão proporcionado pela câmera em posição estática e com a distância focal máxima de cada uma destas objetivas (55m, 70mm, 135mm e 200mm em formato DX)."

Sorte!

Marcos Zattar
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos. :)