KudoZ home » English to Portuguese » Photography/Imaging (& Graphic Arts)

detachable lens

Portuguese translation: lente intercambiável


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:detachable lens
Portuguese translation:lente intercambiável
Entered by: Eliana Mastrelli

14:48 May 2, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Photography/Imaging (& Graphic Arts) / reflex digital camera
English term or phrase: detachable lens
descrição de uma camera digital reflex de lente unica.
Anna Trancoso
Brazil
lente intercambiável
Explanation:
"A Canon revelou uma nova câmera digital equipada com lente intercambiável (SLR) na quinta-feira que será vendida por um preço inferior a modelo semelhante vendido pela Sony. "

--------------------------------------------------
Note added at 5 days (2008-05-08 01:26:38 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

O termo é correto. A pesqisa que eu fiz no Google retornou com 33.200 resultados para o termo. Aqui vai a URL: http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&...
Além disso, pesquisei também dois sites de fotografia (em inglês), e de cara, no menu você pode encontrar o termo "lens". O primeiro é o http://www.imaging-resource.com/ de onde eu retirei "Camera lens review: http://www.slrgear.com/reviews/index.php.
A segundo site é o http://www.dpreview.com/lensreviews/. Em ambos os casos são feitas "reviews" dos vários tipos de lentes disponíveis em marcas e modelos de cameras DSRL.
As cameras DSRL possuem intercambiávies, ou seja, podem ser trocadas dependendo da necessidade, podendo ser usada uma obejetiva, uma teleobjetiva, uma grande angular, etc., dependendo da fotografia que se deseja fazer.
Selected response from:

Eliana Mastrelli
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8lentes removíveis
Susana Morais
4 +1objetiva destacável/removível.
Marcos Antonio
5lentes destacáveis
Leniel Macaferi
4lente intercambiável
Eliana Mastrelli
4objetivamussurana
4lente amovível
Teresa Borges
4lente acoplada
Illa Karina Rocha


Discussion entries: 2





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
lentes removíveis


Explanation:
Ver:
"A maioria dessas câmeras possibilita o uso de lentes removíveis, o que é um dos motivos para pensar em adquirir uma SLR. As opções de lentes vão desde as ..."




    compras.hsw.uol.com.br/camera-35mm-guia.htm - 31k
Susana Morais
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
5 mins

agree  Carlos Quandt: lente removível, no singular
5 mins

agree  Luciana Roppa
7 mins

agree  Lincoln Silveira: ou intercambiável, porque nas SLR é isso que você faz quando quer passar de uma tele para uma grande angular. ;)
39 mins

agree  cristina estanislau
1 hr

agree  Roberto Cavalcanti
2 hrs

agree  reginakersten
5 hrs

agree  Fernando Domeniconi
6 hrs

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lente amovível


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Ver exemplos abaixo..

Example sentence(s):
  • A protecção da lente amovível (design liso) reduz o efeito de "flare" da lente
  • São indicadas apenas as webcams com lente amovível.
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 59

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lente acoplada


Explanation:
Eu traduziria assim

Capacidade: Camera digital SLR com lente acoplada; 3-5 lentes extras e acessórios. Tamanho (Interno): 28.5 x 16.5 x 18.5 cm Preço sob consulta ...
www.camerashow.com.br/?JCZ=produtos&f_categoria=68&thecat_n... - 54k -

Além do mais, acredito que a principal vantagem em deixar a lente sempre acoplada a camera é evitar a entrada de poeira. Acho que era essa sua dúvida, ...
www.digiforum.com.br/viewtopic.php?p=720683&sid=9de20941a73...


--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2008-05-02 15:01:44 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe-me... neste sentido, lente que desacopla

Respondendo sua pergunta: reversed lens é exatamente isso, lente invertida. Desacopla a lente da cam, vira ao contrário e faz a foto... hahaha.... um pouco ...
www.flickr.com/photos/luc4z/426071453/ - 50k

Por exemplo: sabe-se que o ângulo diagonal que uma lente 50 mm capta está em torno de ... TIFF e JPEG, custa 4.500 euros, é fácil de acoplar e desacoplar, ...
sobrefoto.blogspot.com/2005_12_01_archive.html - 35k


Illa Karina Rocha
Brazil
Native speaker of: Portuguese

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
objetiva


Explanation:
Em se tratando de fotografia raramente teremos uma simples lente para destacar.
O termo objetiva/objectiva seria o correto para o conjunto ótico normalmente utilizado em fotografia. Pode-se acrescentar o termo para denominar a faculdade de troca (trocável,cambiável) ou apenas destacável (o que não têm muito sentido).

mussurana
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
lentes destacáveis


Explanation:
lentes destacáveis

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
objetiva destacável/removível.


Explanation:
Sug.

lens, em se tratando de camera, pode ser traduzido como objetiva (Collins).

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Henrique Lamensdorf: Não é que apenas "pode". Camera lens ***É*** a objetiva da máquina fotográfica.
2 hrs
  -> Obrigado, amigo. Muito pertinente sua observação. Um ótimo final de semana.

3 days9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lente intercambiável


Explanation:
"A Canon revelou uma nova câmera digital equipada com lente intercambiável (SLR) na quinta-feira que será vendida por um preço inferior a modelo semelhante vendido pela Sony. "

--------------------------------------------------
Note added at 5 days (2008-05-08 01:26:38 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

O termo é correto. A pesqisa que eu fiz no Google retornou com 33.200 resultados para o termo. Aqui vai a URL: http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&...
Além disso, pesquisei também dois sites de fotografia (em inglês), e de cara, no menu você pode encontrar o termo "lens". O primeiro é o http://www.imaging-resource.com/ de onde eu retirei "Camera lens review: http://www.slrgear.com/reviews/index.php.
A segundo site é o http://www.dpreview.com/lensreviews/. Em ambos os casos são feitas "reviews" dos vários tipos de lentes disponíveis em marcas e modelos de cameras DSRL.
As cameras DSRL possuem intercambiávies, ou seja, podem ser trocadas dependendo da necessidade, podendo ser usada uma obejetiva, uma teleobjetiva, uma grande angular, etc., dependendo da fotografia que se deseja fazer.


    Reference: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1105316-EI4797,0...
Eliana Mastrelli
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
Non-PRO (1): Carlos Quandt