KudoZ home » English to Portuguese » Physics

Standard Model

Portuguese translation: Modelo Padrão


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Standard Model
Portuguese translation:Modelo Padrão
Entered by: Marlene Curtis

19:35 Feb 17, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Physics / particle interactions
English term or phrase: Standard Model
As quatro interações fundamentais da natureza são descritas por dois tipos de teoria que, embora distintos, compartilham uma forte conotação geométrica. A gravitação, tal como descrita pela relatividade geral, é uma interação mediada pela métrica. As interações fortes, fracas e eletromagnéticas, descritas pelo Standard Model, têm por campos mediadores outras entidades geométricas, quais sejam, as conexões. Curvaturas aparecem nas Lagrangeanas em ambos os casos, mas de forma diversa, levando a dinâmicas muito diferentes. O Standard Model é, em última instância, uma teoria de Gauge, e a relatividade geral não é. A coloração geométrica, no entanto, acaba por dar aos dois tipos de teoria muitos pontos em comum. O objetivo central do projeto é o estudo das contradições e convergências da relatividade geral e das teorias de Gauge, com vistas a uma teoria mais abrangente...
RoBelinky
Brazil
Modelo Padrão
Explanation:
Ver

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_padrão
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +11Modelo PadrãoMarlene Curtis
4 +3modelo padrão
Sara Sousa Soares
4Modelo Standard
Marcos Antonio


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +11
standard model
Modelo Padrão


Explanation:
Ver

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_padrão

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Lino: Positively!!
6 mins
  -> Grata!

agree  José Henrique Moreira
6 mins
  -> Grata!

agree  Patricia Fierro, M. Sc.
20 mins
  -> Grata Patricia!

agree  Maria José Tavares
25 mins
  -> Grata Maria José!

agree  Jorge Freire
1 hr
  -> Obrigada!

agree  Elvira Alves Barry
1 hr
  -> Grata Elvira!

agree  Floriana Leary
1 hr
  -> Grata Floriana!

agree  Mónica Brito
2 hrs
  -> Grata Mónica!

agree  Humberto Ribas
2 hrs
  -> Grata Humberto!

agree  Fernanda Rocha
4 hrs
  -> Grata Fernanda!

agree  Isabel Maria Almeida
18 hrs
  -> Grata Isabel Maria!

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
standard model
modelo padrão


Explanation:
Diria assim :)

Sara Sousa Soares
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Floriana Leary
1 hr
  -> Obrigada Floriana:) !!!

agree  Humberto Ribas
2 hrs
  -> Obrigada Humberto :) !!!

agree  Fernanda Rocha
4 hrs
  -> Obrigada Fernanda :) !!!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
standard model
Modelo Standard


Explanation:
Sug.

Há inúmeras referênmcias com a expressão Modelo Standard

- Compreender as teorias de gauge, que constituem o tratamento actual das ... onde é feita uma extensão do Modelo Standard que incorpora neutrinos massivos. ...
https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6510 - 36k -

- Apresentar em detalhe o Modelo Standard de Unificação, baseado no grupo ... Desenvolver a compreensão das técnicas de construção de teorias de gauge não ...
fisica.ist.utl.pt/~left/guia/guia10102/4e5anos/2sem/itu.html - 14k

- Porque é tão difícil ligar a Teoria de Cordas ao Modelo Standard ? .... condensação de “gauginos” numa das teorias de gauge E8 :. ΔV ~ e -1/g2 ~ e –Vol(CY) ...
faraday.fc.up.pt/cfp/Members/paccetti/estabilizacao-de-moduli.ppt

- Ao conjunto destas teorias que explicam as interacções forte e electrofraca dá-se o nome de Modelo Standard. Este modelo é a teoria mais bem sucedida da ...
cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo1/modulo2/topico3.php - 10k

- A procura de nova física para além do modelo standard da física de .... da invariância de gauge completa associada às interacções da teoria de campo de ...
w3.ualg.pt/~rneves/Investigação.htm - 18k

- Teorias Modernas. Simetrias de Gauge. Electromagnetismo ... O sucesso do Modelo Standard está fortemente ligado ao facto de se poder utilizar a teoria das ...
www.lip.pt/events/2004/cern50/ist/cern50-lep.pdf

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Neste caso são mais em espanhol e em português PT. Thanks anyway.