ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Physics

CREST

Portuguese translation: crista


Login or register (free and only takes a few minutes) to participate in this question.

You will also have access to many other tools and opportunities designed for those who have language-related jobs
(or are passionate about them). Participation is free and the site has a strict confidentiality policy.
GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:CREST
Portuguese translation:crista
Entered by: ghostwriter-BR
Options:
- Contribute to this entry
- Include in personal glossary

19:05 Jan 30, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Physics / óptica
English term or phrase: CREST
«Waves of violet light measure about 400 nanometers from CREST to CREST.»
Pode usar-se "crista", neste contexto?
Manuel O
crista
Explanation:
crista a crista

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2012-01-30 19:17:12 GMT)
--------------------------------------------------

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mecânica_ondulatória

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2012-01-30 21:21:13 GMT)
--------------------------------------------------

Quem cursou o 2º Grau, mesmo que chumbrega, deve ter ouvido falar disto.

* Comprimento de onda= representa a distância percorrida pela onda até começar novamente a repetição, ou seja, é a menor distância entre dois pontos consecutivos que estão em concordância de fase, como por exemplo a menor distância entre duas cristas ou dois vales.

http://www.angloabc.com.br/cursinho/exclusivo/chicoboca/ondu...
Selected response from:

ghostwriter-BR
Local time: 00:42
Grading comment
obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3crista
ghostwriter-BR
4 +3picosflor
Summary of reference entries provided
Textos de Física - Mecânica Ondulatóriacoolbrowne
Picos são sim termos usados em física
Daniel Tavares

Discussion entries: 4





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
crest
crista


Explanation:
crista a crista

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2012-01-30 19:17:12 GMT)
--------------------------------------------------

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mecânica_ondulatória

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2012-01-30 21:21:13 GMT)
--------------------------------------------------

Quem cursou o 2º Grau, mesmo que chumbrega, deve ter ouvido falar disto.

* Comprimento de onda= representa a distância percorrida pela onda até começar novamente a repetição, ou seja, é a menor distância entre dois pontos consecutivos que estão em concordância de fase, como por exemplo a menor distância entre duas cristas ou dois vales.

http://www.angloabc.com.br/cursinho/exclusivo/chicoboca/ondu...

ghostwriter-BR
Local time: 00:42
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  coolbrowne: Sim. Em Física o uso estabelecido é crista (pode até ter sido por influência do inglês mas isto, hoje em dia, é irrelevante).
1 hr
  -> Obrigado

agree  Daniel Tavares: Concordo com você, mas discordo do Coolbrowne. Não existe isso de "Em Física o uso estabelecido é crista". Há muita literatura onde usa-se pico. Acabei de postar algumas referências do uso de Pico.
23 hrs
  -> Obrigado Daniel!

agree  Emiliano Pantoja
1 day15 hrs
  -> Obrigado, Emiliano!
Login to enter a peer comment (or grade)

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
crest
pico


Explanation:
Em física, de acordo com o IATE, é esse o termo.
en: crest factor
fr: facteur de crête
pt: factor de pico
Encontra ainda a definição aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Crest_factor

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2012-01-30 22:03:21 GMT)
--------------------------------------------------

Em pt-pt, no campo da física óptica, penso que seja útil este documento:

http://www.proclira.uevora.pt/modulos/modulo3.pdf

"A visão consiste na captação da luz na retina que origina movimento de átomos e consequente transformação num sinal eléctrico e, posteriormente, nervoso que é transmitido ao cérebro.
Na retina dos seres humanos, existem dois tipos de células fotorreceptoras: bastonetes e cones.

Os primeiros possuem uma proteína fotorreceptora, a rodopsina, que possui uma ampla faixa de absorção na região do visível, com um ***pico máximo nos 500 nm*** (corresponde ao comprimento de onda em que a emissão de radiação solar é máxima, lmáx), permitindo estabelecer a diferença entre escuridão e claridade, mas não a identificação das cores."


    Reference: http://iate.europa.eu/iatediff/SearchByQuery.do
    Reference: http://www.lip.pt/~luis/lafn/gama2.pdf
sflor
Local time: 04:42
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  yves la: a crista da onda
2 mins
  -> Obrigada Ives.

agree  Maria Amorim: No Brasil é termo mais empregado para referir ao ponto máximo da onda
5 mins
  -> Obrigada Maria.

agree  Claudio Mazotti
1 hr
  -> Obrigada Cláudio.

disagree  coolbrowne: Não é o termo corrreto para um texto de Física, como é o caso aqui
1 hr

agree  Daniel Tavares: Discordo do Coolbrowne. Quando estudava física e eletricidade, pico e vale eram os termos usados por meus professores.
23 hrs
  -> Obrigada Daniel.
Login to enter a peer comment (or grade)




Reference comments


1 hr
Reference: Textos de Física - Mecânica Ondulatória

Reference information:
Aqui vão duas referências didáticas, escolhidas ao acaso. Para mais, queiram fazer uma busca usando

mecânica ondulatória ondas vales

Obviamente há que evitar viciar a busca com "crista" ou "pico" (DUH!)


    Reference: http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/ondulatoria.htm
    Reference: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ondas-mecanicas-ha...
coolbrowne
United States
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Login to enter a peer comment (or grade)

23 hrs
Reference: Picos são sim termos usados em física

Reference information:
Aqui vão mais duas referências, também escolhidas ao acaso, no pouco tempo que podemos nos dedicar a cada questão.

O interesse aqui não é dizer que Pico ou Crista estão corretos, errados ou um está correto e o outro errado, ou mesmo que um dos dois seja mais usual que o outro. Apenas estou tentando provar que ambos os termos podem ser utilizados sem medo.

Example sentence(s):
  • Os pontos B e F são chamados de crista ou picos. Os pontos D e H são chamados depressões ou vales. A distância entre duas cristas ou entre dois vales é chamada de comprimento de onda e representada pela letra grega λ (lambda).
  • O comprimento de onda é exatamente, a distância entre uma crista(ponto cume da onda) e outra consecutiva, ou entre dois vales(ponto inferior da onda) consecutivos. Um detalhe importante é que o comprimento de onda pode ainda ser a distância entre dois

    Reference: http://www.efeitojoule.com/2009/01/ondulatoria-onda-mecanica...
    Reference: http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_F%C...
Daniel Tavares
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Login to enter a peer comment (or grade)




Return to KudoZ list


Changes made by editors
Feb 2 - Changes made by ghostwriter-BR:
Created KOG entryKudoZ term => KOG term


KudoZ™ translation help
The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.



See also: