KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

FAG

Portuguese translation: fruta (gíria para homossexual)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:fag (slang for homossexual)
Portuguese translation:fruta (gíria para homossexual)
Entered by: Rafa Lombardino

18:35 Jun 21, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / British Literature
English term or phrase: FAG
Estou aqui às voltas com um trocadilho humorístico britânico e confesso que não consigo encontrar uma solução satisfatória.

Estamos em uma sala de reuniões de uma empresa onde é proibido fumar. A recepcionista - fumante inveterada - resmunga e

- asked one of us to 'chuck her a fag' and Aidan threw himself across the room with 'Here I am darling!'

Aidan, o personagem que responde, é absoluta e declaradamente gay.

Alguém disposto a dar alguma sugestão para a tradução do trocadilho em português?

Obrigada.
Aria
fruta
Explanation:
Apesar de o substantivo "fag" em inglês britânico ser estritamente relacionado ao "cigarro", não há como não notar a relação feita pelo vocabulário norte-americano ao conteúdo homossexual.

A fim de estabelecer tal relação para leitores na Língua Portuguese, eu sugiro que o termo "fruta" seja utilizado. Não quais liberdades você teria para alterar o "proibido fumar" para "proibido comer e beber", mas tal alteração poderia adequar o contexto e utilizar "fruta" com o mesmo tom cômico.

Boa sorte!
Selected response from:

Rafa Lombardino
United States
Grading comment
é uma excelente sugestão Rafa. Vou conversar com o editor do livro e ver as possibilidades de alteração do contexto. Muito obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4charuto
Claudio Mazotti
3 +1fruta
Rafa Lombardino


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
fag
fruta


Explanation:
Apesar de o substantivo "fag" em inglês britânico ser estritamente relacionado ao "cigarro", não há como não notar a relação feita pelo vocabulário norte-americano ao conteúdo homossexual.

A fim de estabelecer tal relação para leitores na Língua Portuguese, eu sugiro que o termo "fruta" seja utilizado. Não quais liberdades você teria para alterar o "proibido fumar" para "proibido comer e beber", mas tal alteração poderia adequar o contexto e utilizar "fruta" com o mesmo tom cômico.

Boa sorte!

Rafa Lombardino
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12
Grading comment
é uma excelente sugestão Rafa. Vou conversar com o editor do livro e ver as possibilidades de alteração do contexto. Muito obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca: bem visto!
1 hr
  -> Obrigada!

neutral  James Cook: fag é cigarro, Na gíria, fag é homosexual
1 hr
  -> Como eu disse acima, tudo dependerá da liberdade, da licença poética, já que não utilizamos "cigarro" como uma associação à homossexuais em português. A referência à "fruta" satisfaria o contexto.

41 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fag
charuto


Explanation:
Acho q vc poderia bricar com a idéia de charuto. Poderia dar um toque humorístico com o gay entrando e dizendo algo assim: Charuto? É comigo mesmo!

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 234