ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

precision and accuracy

Portuguese translation: precisão e exatidão

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:precision and accuracy
Portuguese translation:precisão e exatidão
Entered by: Fabiana Zardo

14:11 Jun 20, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature
English term or phrase: precision and accuracy
"When I was in the seventh grade, I had a math teacher named Mr. Schtazle. Seventh-grade
math was a kind of potpourri of mathematical topics — I recall one chapter that took pains to drill
into our heads the difference between precision and accuracy"

Well, I guess I don't get the difference either.

Precision: precisão
Accuracy: ????
Fabiana Zardo
Brazil
precisão e exatidão
Explanation:
Acho que é isso.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2008-06-20 14:14:56 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.abonet.com.br/abo/664/atc664_02.htm

'Precisão e Exatidão: Embora esses dois termos sejam considerados costumeiramente como sinônimos, possuem diferentes significados quando o assunto é a confiabilidade da quantificação.'

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2008-06-20 14:22:25 GMT)
--------------------------------------------------

Precisão (de um instrumento ou método) refere-se à invariabilidade com que são obtidos os valores de medidas realizadas em condições rigorosamente similares. Uma balança que registre sempre o peso de um objeto como 936 gf é tida como precisa. Na verdade ela pode estar descalibrada (o peso a ser medido seria, na realidade, 1000 gf), mostrando o valor com inexatidão, com um erro sistemático. Um exemplo corriqueiro é o dos relógios: a quase totalidade deles trabalha num ritmo constante, preciso; mas alguns podem ser inexatos, atrasando-se ou adiantando-se (sistematicamente). A precisão é importante porque se conhecendo a eventual inexatidão do instrumento (por exemplo, no caso do relógio, um atraso cumulativo de um minuto a cada hora) saber-se-á que a marcação 18 horas e 41 minutos (no primeiro dia de trabalho do relógio, a partir de 0 h) significará, exatamente, 19 horas; e que idêntico horário do dia seguinte (19 h) corresponderá a 18 horas e 17 minutos nesse relógio inexato, mas preciso! O erro sistemático foi aqui mostrado como aditivo, mas pode ser relativo; isto é, o valor apresentado pelo instrumento aparecer com uma leitura de x % a mais (ou a menos) referentemente à exata.

Exatidão, por outro lado, pressupõe a variabilidade das medidas (embora feitas em condições idênticas), sendo o valor central da distribuição (geralmente a média aritmética) o “exato”. Portanto, quanto maior a quantidade de medidas feitas, mais exata será sua representação. Uma balança pode ser imprecisa, mas sendo exata referirá o valor real da medida, ainda que em nenhuma delas a leitura se apresente. Por exemplo, um peso de 1000 gf, registrado com valores 980, 1008, 1003, 1014, 995 (m = 1000). Um dado sobre a inexatidão do instrumento ou método é então diretamente fornecido pela variabilidade de suas medidas. No caso acima, s = 13,17. Exatidão total há quando s = 0.
Selected response from:

Juliano Martins
Brazil
Grading comment
Muito Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8precisão e exatidão
Juliano Martins
5 +4precisão e rigor
Mariana Moreira
4 +5precisão e exatidãoDavid Alexandre
5 +3precisão e exactidão
Madalena Ribeiro
5precisão e correção
Fabio Said
5precisão e acurácia
Leniel Macaferi
4fiabilidade e rigor
Teresa Borges


Discussion entries: 1





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
precisão e exactidão


Explanation:
precisão e exactidão

Madalena Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luciana Roppa
23 mins
  -> Obrigada, Luciana!

agree  Isabel Maria Almeida: concordo
38 mins
  -> Obrigada, Isabel!

agree  marco lessa: A1.
2 hrs
  -> Obrigada, Marco!

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
precisão e exatidão


Explanation:
Diria q é esta a solução, mas sinceramente também não sei qual a diferença, é algo investigar com mais algum tempo nas mãos

David Alexandre
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elizabeth Braga
0 min
  -> obrigado

agree  Luciana Roppa
23 mins
  -> obrigado

agree  marco lessa: A1.
2 hrs
  -> obrigado

agree  Katarina Peters
2 hrs
  -> obrigado

agree  Alexandra Gouveia
4 hrs
  -> obrigado

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
precisão e acurácia


Explanation:
precisão e acurácia

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
precisão e rigor


Explanation:
era como eu diria
+ 1 sugestão :)

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 75

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ligia Dias Costa
12 mins
  -> Ligia, obrigada

agree  Jorge Freire: E eu também!
47 mins
  -> Jorge, obrigada

agree  Carla Araújo
48 mins
  -> Carla, obrigada

agree  Paula Pereira Fernandes
1 hr
  -> Paula, obrigada

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
precisão e exatidão


Explanation:
Acho que é isso.

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2008-06-20 14:14:56 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.abonet.com.br/abo/664/atc664_02.htm

'Precisão e Exatidão: Embora esses dois termos sejam considerados costumeiramente como sinônimos, possuem diferentes significados quando o assunto é a confiabilidade da quantificação.'

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2008-06-20 14:22:25 GMT)
--------------------------------------------------

Precisão (de um instrumento ou método) refere-se à invariabilidade com que são obtidos os valores de medidas realizadas em condições rigorosamente similares. Uma balança que registre sempre o peso de um objeto como 936 gf é tida como precisa. Na verdade ela pode estar descalibrada (o peso a ser medido seria, na realidade, 1000 gf), mostrando o valor com inexatidão, com um erro sistemático. Um exemplo corriqueiro é o dos relógios: a quase totalidade deles trabalha num ritmo constante, preciso; mas alguns podem ser inexatos, atrasando-se ou adiantando-se (sistematicamente). A precisão é importante porque se conhecendo a eventual inexatidão do instrumento (por exemplo, no caso do relógio, um atraso cumulativo de um minuto a cada hora) saber-se-á que a marcação 18 horas e 41 minutos (no primeiro dia de trabalho do relógio, a partir de 0 h) significará, exatamente, 19 horas; e que idêntico horário do dia seguinte (19 h) corresponderá a 18 horas e 17 minutos nesse relógio inexato, mas preciso! O erro sistemático foi aqui mostrado como aditivo, mas pode ser relativo; isto é, o valor apresentado pelo instrumento aparecer com uma leitura de x % a mais (ou a menos) referentemente à exata.

Exatidão, por outro lado, pressupõe a variabilidade das medidas (embora feitas em condições idênticas), sendo o valor central da distribuição (geralmente a média aritmética) o “exato”. Portanto, quanto maior a quantidade de medidas feitas, mais exata será sua representação. Uma balança pode ser imprecisa, mas sendo exata referirá o valor real da medida, ainda que em nenhuma delas a leitura se apresente. Por exemplo, um peso de 1000 gf, registrado com valores 980, 1008, 1003, 1014, 995 (m = 1000). Um dado sobre a inexatidão do instrumento ou método é então diretamente fornecido pela variabilidade de suas medidas. No caso acima, s = 13,17. Exatidão total há quando s = 0.

Juliano Martins
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elizabeth Braga
0 min
  -> obrigado

agree  Luciana Roppa
23 mins
  -> obrigado Luciana

agree  rhandler
1 hr
  -> obrigado

agree  Mrs Wood
1 hr
  -> obrigado

agree  fvasconcellos: bastante consagrado
2 hrs
  -> obrigado

agree  Marcos Antonio
2 hrs
  -> obrigado

agree  marco lessa: A sua explicação é de uma EXATIDÃO e PRECISÃO extraordinárias!.
3 hrs
  -> hehehe... obrigado!

agree  Alexandra Gouveia
4 hrs

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
precisão e correção


Language variant: pt-BR

Explanation:
Mais uma sugestão:
"Accuracy" é sinônimo de "corretness", então: "correção"!

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2008-06-20 14:29:43 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe: "correctness" com "c" no meio!
:-)

Example sentence(s):
  • Precisão e correção são dois pilares do jornalismo.

    Reference: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da071020032...
Fabio Said
Germany
Native speaker of: Portuguese

29 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fiabilidade e rigor


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Uma outra hipótese...

Example sentence(s):
  • Por outro lado, as medidas substantivas e conservatórias consignadas na lei coadunam-se sem constrangimentos com a fiabilidade e rigor exigíveis do serviço
  • O teste garante um diagnóstico precoce do vírus e uma maior fiabilidade e rigor nos resultados.
Teresa Borges
Belgium
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 187