KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

the size of a soup plate

Portuguese translation: ..cumprimentou-o com forte um aperto de mão.


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:the size of a soup plate
Portuguese translation:..cumprimentou-o com forte um aperto de mão.
Entered by: Always Learning

18:41 Jul 13, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Poetry & Literature
English term or phrase: the size of a soup plate
A frase é: "He offered a hand the size of a soup plate".
A frase descreve o momento em que o velho médico estende uma das mãos para cumprimentar o jovem que chegara à cidade para ajudá-lo.
Trata-se de uma expressão? Ou a tradução é literal?
Help, please!
Always Learning
..cumprimentou-o com forte um aperto de mão.
Explanation:
Sug.

Creio ser isto mesmo. No texto, a seguir, ele fala a respeito da fora de seu "handshake"

- a hand the size of a soup plate = handshake
- offered a hand the size of a soup plate = cumprimentou-o com um forte aperto de mão.

--------------------------------------------------
Note added at 14 hrs (2008-07-14 09:26:01 GMT)
--------------------------------------------------

Correção: ..cumprimentou-o com um forte aperto de mão.
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
Obrigada pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5enorme
Ana Rita Simões
4 +4..cumprimentou-o com forte um aperto de mão.
Marcos Antonio
4 -1ele ofereceu um grande aperto de mão
Mary Palmer
4 -1um grande aperto de mão
Andreia Santos


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
enorme


Explanation:
"Ele estendeu-lhe uma mão enorme." ou talvez literal, se quiser manter a metáfora: "estendeu-lhe uma mão do tamanho de um prato de sopa" mas talvez fique estranho.

Penso que o sentido é este - uma mão grande - mas não me ocorre nada melhor que "enorme" de momento. Espero ter ajudado :)

Ana Rita Simões
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gisele Guerra
22 mins
  -> Obrigada, Gisele!

agree  Jorge Rodrigues
31 mins
  -> Obrigada, Jorge!

agree  airmailrpl: -
2 hrs
  -> Obrigada!

agree  rhandler
3 hrs
  -> Obrigada, rhandler!

agree  Katarina Peters
4 hrs
  -> Obrigada, Katarina!

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
ele ofereceu um grande aperto de mão


Explanation:
sug

Mary Palmer
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  airmailrpl: missed the boat
2 hrs

neutral  Ana Rita Simões: Não percebi o seu comentário.
3 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
um grande aperto de mão


Explanation:
uma sugestão

Andreia Santos
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  airmailrpl: missed the boat
2 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
..cumprimentou-o com forte um aperto de mão.


Explanation:
Sug.

Creio ser isto mesmo. No texto, a seguir, ele fala a respeito da fora de seu "handshake"

- a hand the size of a soup plate = handshake
- offered a hand the size of a soup plate = cumprimentou-o com um forte aperto de mão.

--------------------------------------------------
Note added at 14 hrs (2008-07-14 09:26:01 GMT)
--------------------------------------------------

Correção: ..cumprimentou-o com um forte aperto de mão.

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 234
Grading comment
Obrigada pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Raquel Castro: concordo com esta opção
1 hr
  -> Obrigado. Trncastro. Uma boa semana.

agree  carolinamelo: concordo
10 hrs
  -> Obrigado. Ana carolina

agree  Fernanda Rocha
12 hrs

agree  Lucio Pereira
16 hrs