KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

...flint and striker ready to hand.

Portuguese translation: ...pedra e acendedor à mão


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:...flint and striker ready to hand.
Portuguese translation:...pedra e acendedor à mão
Entered by: Marlene Curtis

22:15 Feb 14, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / LITERATURA
English term or phrase: ...flint and striker ready to hand.
The small oil map was where she´d left it on the long counter, ...
Beth Guimaraes
Brazil
...pedra e acendedor à mão
Explanation:
Flint = pedra friccionada ao aço, por exemplo, para produzir fogo.

Striker = o material utilizado para friccionar a pedra e produzir as centelhas de fogo.

Considerando a época da narrativa, deveria ser maneira como se produzia o fogo.

flint = também conhecida como pedra-de-fogo.
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Faço apenas um reparo: escreve-se "a mão", sem o acento da crase, OK?
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2...pedra e acendedor à mãoMarlene Curtis
4 +1a pederneira(pedra de pederneira) e o raspador ("striker") à mão
Marcos Antonio
Summary of reference entries provided
pederneiraBentevi

Discussion entries: 6





  

Answers


35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
...pedra e acendedor à mão


Explanation:
Flint = pedra friccionada ao aço, por exemplo, para produzir fogo.

Striker = o material utilizado para friccionar a pedra e produzir as centelhas de fogo.

Considerando a época da narrativa, deveria ser maneira como se produzia o fogo.

flint = também conhecida como pedra-de-fogo.

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1973
Grading comment
Faço apenas um reparo: escreve-se "a mão", sem o acento da crase, OK?
Notes to answerer
Asker: 3.

Asker: 3.

Asker: 3.

Asker: 3.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
7 hrs
  -> Grata Humberto!

agree  Paula S. Cardoso
1 day15 hrs
  -> Grata Paula!

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
a pederneira(pedra de pederneira) e o raspador ("striker") à mão


Explanation:
Sug.

Considerando a possibilidade de que na época do fato ainda não existiam os isqueiros,diria que striker seria um tipo de raspador.

- 19 Set 2008 ... Segure a pederneira e com o raspador de aço (striker) faça um movimento rápido de cima para baixo que irá produzir muitas faíscas. ...
www.militarbrasil.com.br/loja/product_info.php?products_id=... - 38k -

- Comprar e vender PEDERNEIRA FIRESTEEL SILEX À PROVA DE TUDO com STRIKER - R$ 45.00. Esportes e Fitness Camping Outros , no MercadoLivre.
www.mercadolivre.com.br/brasil/ml/org_prod.p_main?it_s=MLB&... - 38k

- 24 Jun 2008 ... PEDERNEIRA FIRESTEEL COM CABO e striker (raspador), a mesma usada pelo astro do programa "À Prova de Tudo", uma vez que o cara é inglês e as ...
produto.mercadolivre.com.br/MLB-76572837-pederneira-prova-de-tudo-com-striker-a-original-_JM -

- ... acompanha instruções de uso, Cabo, cordão e raspador de aço (striker) ... 1 Pederneira p/ produção de fogo em qualquer clima conforme descrição a cima. ...
www.lnacessorios.com.br/facas.htm - 46k

-

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 234

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Bentevi
6 hrs
  -> Obrigado, Bentevi




Reference comments


16 hrs peer agreement (net): +1
Reference: pederneira

Reference information:
Tanto acendedor quanto raspador soam-me boas opções, mas acendedor lembra-me sempre os elétricos, conforme definição do Michaelis, por isso fiz a sugestão (que retirei). Conhecendo melhor o contexto, apóio a opção "raspador", pois é mais descritivo. Veja a foto no link que forneci abaixo (pederneira e raspador).



a.cen.de.dor
(ô), adj. Que acende. S. m. 1. Isqueiro. 2. Aparelho elétrico destinado a acender bicos de gás.

Usa-se também "silex": Pederneira: Pedra muito dura que produz faísca quando ferida com instrumento de aço. Outras denominações: Silex, Pedra de Fogo, Flint. Ref. ...(Kudoz)

Example sentence(s):
  • Pederneira - Produto de grande utilidade para situações dificeis em que é necessario ... acompanha instruções de uso, Cabo, cordão e raspador de aço (striker)

    Reference: http://www.lnacessorios.com.br/pesca_camping.htm
Bentevi
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 76

Peer comments on this reference comment (and responses from the reference poster)
agree  felidaevampire: Até já houve uma pergunta no ProZ sobre "flint", que pode ser (pedra de ) pederneira, pedra de fogo ou sílex. "Striker" vai ser o maior problema aqui. Concordo que "acendedor" fica estranho. :)
2 hrs