KudoZ home » English to Portuguese » Printing & Publishing

typecasting

Portuguese translation: composição com tipos móveis


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:typecasting
Portuguese translation:composição com tipos móveis
Entered by: Flavio Steffen

11:03 Sep 1, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Printing & Publishing / Gutenberg
English term or phrase: typecasting
In 1436 German Johannes Gutenberg invented typecasting, which made large amounts of movable type quickly and cheaply.
RoBelinky
Brazil
composição com tipos móveis
Explanation:
O processo de fundição de tipos é bem posterior à invenção de Gutemberg; olcorreu já no século XIX. Neste caso, "fundição de tipos" é uma tradução literal errada para typecasting.
O que Gutemberg inventou foram os tipos móveis ainda em uso em muitas gráficas de pequeno porte; na realidade ele não inventou, mas apenas adaptou processo similar ao usado na China.

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2008-09-01 11:33:28 GMT)
--------------------------------------------------

O processo de fundição de tipos também é conhecido como linotipia.
Selected response from:

Flavio Steffen
Brazil
Grading comment
Concordo com você, pois o texto segue contando que em 1886 foi criada a máquina que criava tipos fundidos, o linótipo. Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5composição com tipos móveis
Flavio Steffen
4 +1fundição dos caracteres de imprensaKadja Bless
4tipo fundido para impressão - tipo móvel fundidos para impressão -
Marcos Antonio
4fundição dos tipos
Teresa Borges
3tipo móvel /letra fundida
Joon Oh


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tipo fundido para impressão - tipo móvel fundidos para impressão -


Explanation:
Opção


- Gutenberg é considerado o inventor dos tipos móveis de chumbo fundido, ... da impressão digital, da publicação e da conversão de texto - que só comprova que ...
pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg - 38k -

- É considerado o criador do processo de impressão com tipos móveis, a tipografia. Gutenberg vivia numa região caracterizada pelo cultivo de vinho desde a ...
www.aimpressao.com.br/?codigo=211&id3=1 - 44k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 38

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fundição dos tipos


Explanation:
Diria assim...

Example sentence(s):
  • O primeiro lugar a ser visitado foi o museu da Imprensa onde, além dos diversos processos desde a fundição dos tipos à encadernação...
  • Antimónio - Metal frágil, pesado, de côr branca brilhante, bastante parecido com o estanho, que se emprega para a fundição dos tipos com a união de chumbo, ....

    Reference: http://www.prof2000.pt/users/jdsa03/olho/0607/mars/porto.htm
    Reference: http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/port/gloss.html
Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
fundição dos caracteres de imprensa


Explanation:
Nice Classification: Alphabetical List of Goods and Services

Kadja Bless
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Sobral Casimiro
1 hr

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
composição com tipos móveis


Explanation:
O processo de fundição de tipos é bem posterior à invenção de Gutemberg; olcorreu já no século XIX. Neste caso, "fundição de tipos" é uma tradução literal errada para typecasting.
O que Gutemberg inventou foram os tipos móveis ainda em uso em muitas gráficas de pequeno porte; na realidade ele não inventou, mas apenas adaptou processo similar ao usado na China.

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2008-09-01 11:33:28 GMT)
--------------------------------------------------

O processo de fundição de tipos também é conhecido como linotipia.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 9
Grading comment
Concordo com você, pois o texto segue contando que em 1886 foi criada a máquina que criava tipos fundidos, o linótipo. Muito obrigada!

32 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tipo móvel /letra fundida


Explanation:
http://tipografos.net/historia/gutenberg.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg

Joon Oh
Brazil
Native speaker of: Native in KoreanKorean, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4