KudoZ home » English to Portuguese » Printing & Publishing

color bleed

Portuguese translation: sangria/sangramento de cor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:color bleed
Portuguese translation:sangria/sangramento de cor
Entered by: José Cavalcante

12:36 Jan 13, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Printing & Publishing / Printers
English term or phrase: color bleed
Fixing of ink onto the printing medium involves:
- color bleed
- optical density
- dot size
- dot shape
- ink color
etc.
Seria sangria de cor?
Grato antecipadamente
Jose A. M. Cavalcante
José Cavalcante
Brazil
"sangria" (ou sangramento) de cores
Explanation:
Em caso de "sangria" de cores ou elementos, deixe somente 3mm para fora das margens da página.

Embora a difusão dessa técnica seja observada em grande escala no setor, as indústrias automotivas enfrentam problemas relacionados à utilização das tintas aquosas: além da água, esses sistemas contêm quantidades variáveis de substâncias chamadas co-solventes, que dissolvem parcialmente alguns dos pigmentos orgânicos presentes na composição das tintas, desencadeando uma reação denominada sangria (ou sangramento).

A sangria, uma alteração dos pigmentos orgânicos ou de impurezas presentes neles, pode causar mudanças de tonalidade no resultado final das aplicações, expressas principalmente pela redução da cor, podendo ser agravadas com a aplicação de verniz sobre a camada básica de tinta. A sangria também pode ser agravada quando as substâncias atingidas não são resistentes à luz e às mudanças de temperatura.

Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Obrigado Malu e prazer em conhecer seu rostinho!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6"sangria" (ou sangramento) de cores
Maria Luisa Duarte
4(efeito de) extração de cor
João Carlos Pijnappel
4extgração de cor/corante
Clauwolf


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
extgração de cor/corante


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-13 12:49:15 (GMT)
--------------------------------------------------

extração

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 94

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
"sangria" (ou sangramento) de cores


Explanation:
Em caso de "sangria" de cores ou elementos, deixe somente 3mm para fora das margens da página.

Embora a difusão dessa técnica seja observada em grande escala no setor, as indústrias automotivas enfrentam problemas relacionados à utilização das tintas aquosas: além da água, esses sistemas contêm quantidades variáveis de substâncias chamadas co-solventes, que dissolvem parcialmente alguns dos pigmentos orgânicos presentes na composição das tintas, desencadeando uma reação denominada sangria (ou sangramento).

A sangria, uma alteração dos pigmentos orgânicos ou de impurezas presentes neles, pode causar mudanças de tonalidade no resultado final das aplicações, expressas principalmente pela redução da cor, podendo ser agravadas com a aplicação de verniz sobre a camada básica de tinta. A sangria também pode ser agravada quando as substâncias atingidas não são resistentes à luz e às mudanças de temperatura.




    Reference: http://www.saofranciscograf.com.br/dicas.asp
    Reference: http://www.mundocor.com.br/clariant_aquosas.htm
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 22
Grading comment
Obrigado Malu e prazer em conhecer seu rostinho!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tatiana Öri-Kovács: Sangria (confirmado por um designer gráfico - Brasil)
10 mins
  -> gracias!

agree  Teresa Cristina Felix de Sousa: Uso mais sangramento de cores, uma vez que "sangria" estaria mais relacionada com uma ação praticada de propósito pelo usuário. Não é o caso. Trata-se de uma ocorrência normal.
15 mins
  -> obrigado!

agree  rhandler
53 mins
  -> obrigado!

agree  translate9: Eu usaria sangramento de cores
3 hrs
  -> obrigado!

agree  Luciana Vozza
7 hrs
  -> obrigado!

agree  António Ribeiro
8 hrs
  -> obrigado!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(efeito de) extração de cor


Explanation:
ou efeito 'color bleed', que controla a proporção de vermelho, verde e azul que é extraída em uma imagem


    Reference: http://oldspectrum.planetaclix.pt/Emuladores.htm
João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese