KudoZ home » English to Portuguese » Printing & Publishing

dither method

Portuguese translation: método de pontilhamento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dither method
Portuguese translation:método de pontilhamento
Entered by: Sidnei Arruda

22:14 Mar 10, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Printing & Publishing / impressora
English term or phrase: dither method
The gray scale adopting the dither method produces delicate images such as photographs and graphics beautifully.
Sidnei Arruda
Brazil
método de pontilhamento
Explanation:
:) Microsoft:

dithering = pontilhamento Uma técnica usada na computação gráfica para criar a ilusão de vários tons de cinza (nos monitores ou impressoras monocromáticos) ou cores adicionais (nos monitores ou impressoras coloridos). O pontilhamento trata das áreas das imagens como grupos de pontos que são coloridos obedecendo a padrões diferentes. Semelhante às imagens impressas chamas retículas e, de certo modo, às pinturas em estilo pontilista, o pontilhamento se aproveita da tendência do olho humano de atenuar a distinção entre pontos de cores diferentes tirando a média de seus efeitos e fundindo-os em um único tom ou cor imperceptível. Dependendo da relação entre os pontos pretos e brancos dentro de uma área determinada, o efeito global poderá ser um tom de cinza mais claro ou mais escuro. O pontilhamento é usado para emprestar realismo à computação gráfica e suavizar os traços bruscos de curvas e diagonais em equipamentos de baixa resolução. Ver também aliasing; halftone (retícula)
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3método de pontilhamento
Clauwolf
5método dither (pontilhado)
Roberto Cavalcanti
5Método (técnica) de trepidaçãoAntónio Ribeiro
4método "dither"
Joao Vieira


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
método de pontilhamento


Explanation:
:) Microsoft:

dithering = pontilhamento Uma técnica usada na computação gráfica para criar a ilusão de vários tons de cinza (nos monitores ou impressoras monocromáticos) ou cores adicionais (nos monitores ou impressoras coloridos). O pontilhamento trata das áreas das imagens como grupos de pontos que são coloridos obedecendo a padrões diferentes. Semelhante às imagens impressas chamas retículas e, de certo modo, às pinturas em estilo pontilista, o pontilhamento se aproveita da tendência do olho humano de atenuar a distinção entre pontos de cores diferentes tirando a média de seus efeitos e fundindo-os em um único tom ou cor imperceptível. Dependendo da relação entre os pontos pretos e brancos dentro de uma área determinada, o efeito global poderá ser um tom de cinza mais claro ou mais escuro. O pontilhamento é usado para emprestar realismo à computação gráfica e suavizar os traços bruscos de curvas e diagonais em equipamentos de baixa resolução. Ver também aliasing; halftone (retícula)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 94
Grading comment
Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
2 hrs

agree  Claudio Mazotti
6 hrs

agree  Marcelo Fogaccia
12 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
método "dither"


Explanation:
a low amplitude,relatively high frequency periodic electrical signal sometimes superimposed on the servo-valve input to improve system resolution.Dither is expressed by the dither frequency and the peak dither current amplitude(mA).Percentage dither is the ratio of dither amplitude to rated signal
fonte: CETOP-RP100

Joao Vieira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
método dither (pontilhado)


Explanation:
ou método do pontilhado


    Reference: http://www.arquivofotolito.com.br/glossario/showTerm.asp?let...
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Clauwolf: minha resposta pode não ser escolhida, mas foi na mosca.
7 mins

neutral  António Ribeiro: dither - termo adequado a um dicionário inglês>"brasileiro"
16 mins
  -> esta é de tremer

35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Método (técnica) de trepidação


Explanation:
Em Pt-Pt, é assim que se chama.

Ver:

Bem vindo à ESTSetúbal -
... melhorar o ritmo de aquisição ea técnica de trepidação (“dither”) é analisada ... a
técnica de trepidação pode ser utilizada como um método de medida ...
www.est.ips.pt/ests/paginas_curriculo_tc/ doutoramento/dias_pereira.htm


Caso não gostem, pode-se optar pela solução mais fácil que é usar o termo "dither".

Nesse caso, a tradução correcta será Método de Dither.

ver:

MANIPULAÇÃO DE IMAGENS -
... técnica. Imagem gerada pelo método de Dither (2x2). 4.3 Aproximação
por Difusão de erro(Floid-Steinberg). Parte do Método do Limiar ...
www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Img/IMG.htm

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 80