KudoZ home » English to Portuguese » Psychology

less-optimal patterning

Portuguese translation: elaboração de padrões de comportamento não saudáveis


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:less-optimal patterning
Portuguese translation:elaboração de padrões de comportamento não saudáveis
Entered by: Isabelle64

00:04 Feb 4, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Psychology / psicotherapy
English term or phrase: less-optimal patterning
Boa noite a todos,
Estou muito na dúvida com a tradução de "patterning" neste contexto:
"Internal access to traumatic events that occurred when the teens where infants and children becomes a simple process of self-discovery that's relieving, as layers of less optimal patterning are released and identified."
Pensei em "padrões negativos" mas não sei se estou a desvirtuar um bocado a ideia.
Não sei se é adequado utilizar o termo padronização, neste caso. E quando a less optimal, agradeço sugestões também!

Muito obrigada desde já
Isabelle64
elaboração de padrões de comportamento não saudáveis
Explanation:
Este fragmento está explicando a forma que comportamentos adolescentes são desmistificados e desconstruídos a partir do acesso à carga inconsciente gerada na 1a e/ou 2a infância pela elaboração de padrões de comportamento que não seriam saudáveis.

Patterning - elaboração de padrões de comportamento
less-optimal - não saudável, desaconselhável, inadequados
Cuidado pois este termo nao pode ser julgado com desagradável ou indesejado. Não exsite comportamento indesejado se após sua elaboração ele se ajustar ao equilibrio psíquico do Sujeito.

Sugestões para o trecho:
1a:
O acesso a eventos traumáticos que ocorreram quando os adolescentes eram bebês e crianças, torna-se um simples processo de auto descobrimento, o que é aliviante, a medida que comportamentos inadequados adquiridos na infância são (liberados ou trazidos a tona)* e identificados.

2a:
O acesso a eventos traumáticos que ocorreram quando os adolescentes eram bebês e crianças, torna-se um simples processo de auto descobrimento, o que é aliviante, a medida que padrões não saudáveis de comportamento elaborados na infância são (liberados ou trazidos a tona)* e identificados.

*opção para a palavra que se enquadra melhor à linha que o autor segue. Psicanálise, Behaviorismo, Existencialismo etc.
Selected response from:

Paula S. Cardoso
Netherlands
Grading comment
A sua resposta é muito completa, muito obrigada. Vou optar pela sua 2ª sugestão de tradução!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2modelos/modelação (de orientação) aquém do ideal
Artur Jorge Martins
5 +1elaboração de padrões de comportamento não saudáveis
Paula S. Cardoso
4 +1padrão menos ideal
Floriana Leary


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
modelos/modelação (de orientação) aquém do ideal


Explanation:
Sugestão.

Artur Jorge Martins
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela ajuda, a ideia é essa, porém, optei por 'padrões não saudáveis de comportamento' , penso que patterning tem especificamente a ver com padrões.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
16 mins
  -> Obrigado, rhandler!

agree  Maria José Tavares
1 hr
  -> Obrigado, Maria José!

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
padrão menos ideal


Explanation:
another suggestion

Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela sua ajuda, realmente acho que a palavra padrão é adequada, mas neste caso optei por 'padrões não saudáveis' conforme sugestao de Paula Cardoso.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
23 mins
  -> Thank you Marlene, have a nice day!

56 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
elaboração de padrões de comportamento não saudáveis


Explanation:
Este fragmento está explicando a forma que comportamentos adolescentes são desmistificados e desconstruídos a partir do acesso à carga inconsciente gerada na 1a e/ou 2a infância pela elaboração de padrões de comportamento que não seriam saudáveis.

Patterning - elaboração de padrões de comportamento
less-optimal - não saudável, desaconselhável, inadequados
Cuidado pois este termo nao pode ser julgado com desagradável ou indesejado. Não exsite comportamento indesejado se após sua elaboração ele se ajustar ao equilibrio psíquico do Sujeito.

Sugestões para o trecho:
1a:
O acesso a eventos traumáticos que ocorreram quando os adolescentes eram bebês e crianças, torna-se um simples processo de auto descobrimento, o que é aliviante, a medida que comportamentos inadequados adquiridos na infância são (liberados ou trazidos a tona)* e identificados.

2a:
O acesso a eventos traumáticos que ocorreram quando os adolescentes eram bebês e crianças, torna-se um simples processo de auto descobrimento, o que é aliviante, a medida que padrões não saudáveis de comportamento elaborados na infância são (liberados ou trazidos a tona)* e identificados.

*opção para a palavra que se enquadra melhor à linha que o autor segue. Psicanálise, Behaviorismo, Existencialismo etc.

Paula S. Cardoso
Netherlands
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
A sua resposta é muito completa, muito obrigada. Vou optar pela sua 2ª sugestão de tradução!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Lino: "padrões inadequados"
5 mins
  -> Muito obrigada Marcelo