KudoZ home » English to Portuguese » Religion

chancel

Portuguese translation: capela-mor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:chancel
Portuguese translation:capela-mor
Entered by: Elvira Alves Barry

12:12 Apr 26, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Religion
English term or phrase: chancel
Olá, alguém sabe como dizer isso em português? A frase é de um ritual religioso e diz assim "The Seneschal shall take position centrally in front of the altar and on the first step of the CHANCEL or Sanctuary..."

A definição em inglês de Chancel é "the space about the altar of a church, usually enclosed, for the clergy and other officials." ou seja, pelo que entendo é aquele local separado da igreja onde o padre reza a missa.

Como o texto dia "Chancel or Sanctuary" precisaria de uma outra palavra além de "santuário" que também se encaixa nessa definição. Obrigado.
Renato Camargo
capela-mor
Explanation:
My suggestion.
Selected response from:

Elvira Alves Barry
Grading comment
Obrigado Elvira.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3capela-mor
Elvira Alves Barry
5 +1santuário
Illa Karina Rocha
4 +1púlpitoAndrea Munhoz
4CabeceiraNuno Quintas
5 -2presbitério
Leniel Macaferi


Discussion entries: 2





  

Answers


28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
capela-mor


Explanation:
My suggestion.

Elvira Alves Barry
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 28
Grading comment
Obrigado Elvira.
Notes to answerer
Asker: É Elvira, pelo que estava pequisando acho que é isso mesmo. Pensei em Altar-mor também, mas me parece que isso se refere mais ao conjunto da mesa e santos e decorações em si. Aqui como se fala em degrau, acredito que capela-mor faça mais sentido.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Antonio: Claro.
1 hr
  -> Obrigada, Marcos

agree  Teresa Borges
2 hrs
  -> Obrigada, Teresa

agree  Humberto Ribas
4 hrs
  -> Obrigada, Humberto

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -2
presbitério


Explanation:
presbytery (presbitério) can be the area of the church set aside for the clergy.

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Nuno Quintas: Ver http://www.britannica.com/eb/article-9061281/presbytery Gostaria de lhe pedir, se possível, que indicasse com precisão o grau de certeza da sua resposta para que os utilizadores que utilizam o KudoZ organizem facilmente as respostas dadas. Obrigado :)
21 mins
  -> Just to emphasize that it can be considered a CHANCEL: http://en.wikipedia.org/wiki/Presbytery_(architecture)

disagree  Illa Karina Rocha: Dentro da hierarquia da Igreja Presbiteriana, Presbitério é a reunião, ordinária e ou extraordinária dos presbíteros. Essa resposta deixa margem para outros significados, assim como "residência paroquial".
1 hr
  -> I found it in a dictionary: area of the church set aside for the clergy (usually the eastern section).

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Cabeceira


Language variant: PT-PT

Explanation:
Ver, por exemplo:
http://www.cm-campo-maior.pt/index.php?option=com_content&vi...
http://www.visitportugal.com/NR/exeres/CBDA7588-7443-43AC-AA...

Neste sítio, indicam que, na igreja em causa, resta apenas a cabeceira do monumento, tornando-se claro pela imagem que se refere a toda a parte de celebração cultual.

http://www.nordeste-digital.com/patrimonio/braganca/castro-a...

Nuno Quintas
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
santuário


Explanation:
The 'chancel' itself is that part of a church near the main altar used by the priests and open to the choir

1. Una plataforma de la cual los locutores se dirigieron a una asamblea.
2. Esa parte de una iglesia cristiana temprana que era reservada para el clero más alto; la parte interna o del este del chancel.
3. Erróneamente: Un púlpito.
4. área alrededor del altar de una iglesia para el clero y el coro; incluido a menudo por un enrejado o un pasamano

santuário. adj. sanctuary, shrine; bethel, holy; chancel; fane; presbytery. santuário (m). n. sanctuary, shrine; bethel, holy; chancel; fane; presbytery ...
www.babylon.com/definition/santuario/English - 14k


O púlpito é de madeira onde os pastores ou padres apoiam suas Bíblias.

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2008-04-26 12:26:14 GMT)
--------------------------------------------------

In a church, the immediate area around the principal altar; the chancel. .... asilo, rifugio, santuario. Português (Portuguese) n. - santuário (m) ...
www.answers.com/topic/sanctuary - 85k - Em


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-04-26 14:20:08 GMT)
--------------------------------------------------

Chancel também pode ser chamado de coro, caso prefira não usar a palavra santuário.

Antigamente usava-se muito o coro. É um lugar atrás e no alto da igreja. Tem uma boa acústica. Ali o coral ou algumas pessoas cantavam e tocavam. ...



Illa Karina Rocha
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Andrea Munhoz: Oi, Illa. Sobre púlpito (Mirador Internacional): equivalente a tribuna elevada, estrado elevado com parapeito, palanque, de onde na antiguidade assistiam-se cerimônias religiosas ou assembléias de salões. O 'púlpito' católico, sua definição, é diferente.
2 hrs
  -> Púlpito, em ambos os casos (mirador internacional ou púlpito católico e protestante), na minha opinião, não encaixa na definição de chancel.

agree  Marcelo Gonçalves: Sim. Esta é a resposta que todos os dicionários que tenho apresentam.
1 day2 hrs
  -> Marcelo, obrigada!

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
púlpito


Explanation:
Área que engloba o altar, onde o celebrante e alguns participantes ficam durante o culto

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-04-26 15:00:09 GMT)
--------------------------------------------------

Sobre púlpito (Mirador Internacional): equivalente a tribuna sagrada elevada, estrado elevado com parapeito, palanque, de onde na antiguidade assistiam-se cerimônias religiosas ou assembléias de salões. O 'púlpito' católico, mesa onde se apóiam o livro sagrado, é diferente, apesar de compartilhar o mesmo nome.

Andrea Munhoz
Brazil
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
2 hrs
  -> Obrigada, Roberto!

neutral  Marcos Antonio: Olá, amiga. Tem certeza sobre este significado para púlpito?
2 hrs
  -> Oi, Marcos! Tenho, pesquisei, como eu disse, na Mirador (Enciclopédia) e no dicionário dela (que é bem completo, por isso gosto de tirar minhas teimas com ele) :-)