KudoZ home » English to Portuguese » Religion

the glass is not half empty, but half full

Portuguese translation: veja/analise uma situação por vários ângulos - tenha um olhar crítico ao analisar uma situação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:the glass is not half empty, but half full
Portuguese translation:veja/analise uma situação por vários ângulos - tenha um olhar crítico ao analisar uma situação
Entered by: Marcos Antonio

13:32 Sep 1, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Religion / Counseling an unthankful person
English term or phrase: the glass is not half empty, but half full
The context is: you have more than you deserve as a sinner, "In light of what you deserve (as a sinner), the glass is not half empty, but half full." I translated as "você está em vantagem", but I wish I could use an equivalent expression.
ionabi
Brazil
veja/analise uma situação por vários ângulos - tenha um olhar crítico ao analisar uma situação
Explanation:
Opção

Utilizando uma expressão menos literal, diria: tenha um olhar crítico ao analisar uma situação - veja/analise uma situação por vários ângulos.

- Copo meio cheio/copo meio vazio
Existem sempre duas formas de olhar para todos os factos. É a velha história sobre se um copo preenchido com líquido até meio está meio cheio ou meio vazio.
Teixeira dos Santos (como ser humano que é…) não foge às regras e, face às previsões do Fundo Monetário Internacional sobre o crescimento económico nacional diz que são previsões demasiado pessimistas.
Nesta lógica, o mesmo será dizer que as previsões do Governo de Portugal são demasiado optimistas. Mas a verdade é que depois do apuramentos dos factos é sempre mais fácil arranjar justificações para os erros dos cálculos…
arrochadas.wordpress.com/2008/04/09/copo-meio-cheio-copo-meio-vazio/ - 42k -

- Quando eu vejo notícias, eventos, opiniões, inquéritos, o que seja(!), eu vejo o copo meio cheio ou meio vazio. Qualquer um vê e classifica. A capacidade de olhar, analisar, fundamentar e, sem fragilidades, apresentar a sua perspectiva "cheia" ou "vazia", isso, já depende de um estudo apurado e claro, estudo esse difícil de se fazer na actual sociedade… É que, para além dos preconceitos e longe dos tempos das orações sem saber, hoje o problema é outro: darmos valor ao tempo em que estamos, simplesmente, a pensar!
Como está o teu copo?
www.jornaltvs.net/noticia.asp?idEdicao=137&id=9234&idSeccao... - 25k
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +11o copo não está meio vazio, está meio cheio
Maria Meneses
4 +11o copo não está meio vazio, mas meio cheio
Lúcia Leitão
3 +3você recebe mais do que você dá
Maria Folque
3veja/analise uma situação por vários ângulos - tenha um olhar crítico ao analisar uma situação
Marcos Antonio


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +11
o copo não está meio vazio, está meio cheio


Explanation:
sindroma do optimista

Maria Meneses
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Moreira
1 min
  -> Obrigada Mariana

agree  Helen Carter
3 mins
  -> Obrigada Helen

agree  Maria José Tavares
3 mins
  -> Obrigada Maria José

agree  Veronica Manole
4 mins
  -> Obrigada Veronica

agree  Cristina Santos
7 mins
  -> Obrigada Cristina

neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: Síndrome, talvez? Desculpe Maria, prefiro a sugestão da Lúcia
16 mins
  -> Leonor É essência deste fórum é mesmo a diversidade de opiniões. Isso torna-o rico.

agree  Teresa Borges
16 mins
  -> Obrigada Teresa

agree  Humberto Ribas
19 mins
  -> Obrigada Humberto

agree  Ligia Dias Costa
20 mins
  -> Obrigada Lígia

agree  Luciana Vozza
1 hr
  -> Obrigada Luciana

agree  Fernanda Rocha
1 hr
  -> Obrigada Fernanda

agree  xxxMr Cortez
1 hr
  -> Obrigada Mr Cortez

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +11
o copo não está meio vazio, mas meio cheio


Explanation:
Em Portugal esta expressão, assim literalmente, é utilizada. Normalmente diz-se que as pessoas não devem sempre pensar que o copo está meio vazio mas pelo contrário que está meio cheio.

É uma expressão que significa uma forma mais optimista de olhar para as coisas

Lúcia Leitão
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Helen Carter
2 mins
  -> Obrigada Helen

agree  Veronica Manole
3 mins
  -> Obrigada Veronica

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: "MAS" sim, soa melhor...
7 mins
  -> Obrigada María Leonor

agree  Teresa Borges
16 mins
  -> Obrigada Teresa

agree  Humberto Ribas
19 mins
  -> Obrigado Humberto

agree  Fernando Domeniconi
22 mins
  -> Obrigada Fernando

agree  Rosana Malerba
55 mins
  -> Obrigada Rosana

agree  Luciana Vozza
1 hr
  -> Obrigada Luciana

agree  Maria José Tavares
1 hr
  -> Obrigada Maria José

agree  Flavia Martins dos Santos
2 hrs
  -> Obrigada Flávia

agree  felidaevampire
4 hrs
  -> Obrigada felidaevampire

5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
você recebe mais do que você dá


Explanation:
É uma sugestão.

Também pode seguir de perto a letra:
seu copo não está vazio, mas antes cheio.
Bom trabalho!

Maria Folque
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alyson Steele Weickert, Ph.D.: this seems to be what the underlying semantics would be. If you're looking for an "equivalent" then 'o copo não está meio vazio, está/mas meio cheio' sounds fine to me
7 mins
  -> Exacto. Muito obrigada. Thank you.

agree  Humberto Ribas
17 mins
  -> Obrigada, Humberto!

agree  Fernanda Rocha
1 hr
  -> Obrigada, Fernanda!

31 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
veja/analise uma situação por vários ângulos - tenha um olhar crítico ao analisar uma situação


Explanation:
Opção

Utilizando uma expressão menos literal, diria: tenha um olhar crítico ao analisar uma situação - veja/analise uma situação por vários ângulos.

- Copo meio cheio/copo meio vazio
Existem sempre duas formas de olhar para todos os factos. É a velha história sobre se um copo preenchido com líquido até meio está meio cheio ou meio vazio.
Teixeira dos Santos (como ser humano que é…) não foge às regras e, face às previsões do Fundo Monetário Internacional sobre o crescimento económico nacional diz que são previsões demasiado pessimistas.
Nesta lógica, o mesmo será dizer que as previsões do Governo de Portugal são demasiado optimistas. Mas a verdade é que depois do apuramentos dos factos é sempre mais fácil arranjar justificações para os erros dos cálculos…
arrochadas.wordpress.com/2008/04/09/copo-meio-cheio-copo-meio-vazio/ - 42k -

- Quando eu vejo notícias, eventos, opiniões, inquéritos, o que seja(!), eu vejo o copo meio cheio ou meio vazio. Qualquer um vê e classifica. A capacidade de olhar, analisar, fundamentar e, sem fragilidades, apresentar a sua perspectiva "cheia" ou "vazia", isso, já depende de um estudo apurado e claro, estudo esse difícil de se fazer na actual sociedade… É que, para além dos preconceitos e longe dos tempos das orações sem saber, hoje o problema é outro: darmos valor ao tempo em que estamos, simplesmente, a pensar!
Como está o teu copo?
www.jornaltvs.net/noticia.asp?idEdicao=137&id=9234&idSeccao... - 25k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
Non-PRO (1): xxxLumen