KudoZ home » English to Portuguese » Science

A radiopaque marker placed near the distal tip enables accurate positioning of t

Portuguese translation: marcador radiopaco


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:radiopaque marker
Portuguese translation:marcador radiopaco

10:59 Jun 12, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Science
English term or phrase: A radiopaque marker placed near the distal tip enables accurate positioning of t
Novamente! Alguma ajuda ?
Obrigada
Gisa
um marcador radiopaco próximo da ponta distal permite preciso posicionamento...
Explanation:
sem dúvida
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Obrigada pela ajuda
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1um marcador radiopaco próximo da ponta distal permite preciso posicionamento...
Clauwolf
5 +1Um marcador radiopaco colocado na extremidade distal permite um posicionamento correto...
BioMed
4Um traçador radio-opaco colocado junto à ponta distal permite o posicionamento preciso do...António Ribeiro


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
um marcador radiopaco próximo da ponta distal permite preciso posicionamento...


Explanation:
sem dúvida

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286
Grading comment
Obrigada pela ajuda

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: um posicionamento preciso fica menos com cara de tradução
1 hr
  -> obrigado

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Um marcador radiopaco colocado na extremidade distal permite um posicionamento correto...


Explanation:
Isto deve se referir a algum cateter. Coloca-se um marcador opaco à radiação o que permite que possamos ver onde está a extremidade do cateter.

BioMed
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 56

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: acho que preciso fica mais fiel
1 hr
  -> Vejam que coloquei "posicionamento correto" pois o termo accurate significa EXATO (e não preciso). Assim,

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Um traçador radio-opaco colocado junto à ponta distal permite o posicionamento preciso do...


Explanation:
Neste caso, a tradução de Marker será "traçador". Ver:

TRAÇADOR
"Substância estranha que permite determinar subseqüentemente a distribuição e a localização dessa última" (Lund, 1971). "Substância química (fluoresceina) ou radioativa (sodium 24, tritium) que permite o estudo do seu caminhamento" (Lemaire & Lemaire, 1975).


Penso que "radio-opaco" será também a expressão mais apropriada e aúnica que deu resultados em pt-br na pesquisa Google. "Radiopaco" dá resultados em espanhol e italiano. Ver:

Equipamentos - [ Translate this page ]
... o contraste nos vasos sanguíneos, desenvolvendo a angiografia moderna, que consiste
no imageamento dos vasos através da injeção de contraste radio-opaco ...
www.if.ufrgs.br/ast/med/imagens/node11.htm - 11k - Cached - Similar pages





António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218