ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Science

tall oil

Portuguese translation: Resina (do pinheiro)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:tall oil
Portuguese translation:Resina (do pinheiro)
Entered by: Susana Figueiras

00:38 Dec 15, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Science
English term or phrase: tall oil
Seeds and natural oils are very rich in sterols and sterolins. They are mostly obtained from tall oil (pine trees).
Mário Seita
Ireland
Resina (do pinheiro)
Explanation:
Veja o seguinte site:

[PDF]PROGRAMA INTERNET NA ESCOLA CIÊNCIA § SOCIEDADE - II ALQUIMIAS ...
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - ver em HTML
... são derivadas do tall-oil - da expressão sueca tallolja, que significa "óleo
de pinho". A colofónia, a fracção não volátil da resina do pinheiro, é ...
www.uarte.mct.pt/grupos-interesse/alquimias/docs/ pdf/Ciencia-&-Sociedade-II-%5B10%5D.pdf

Pinheiro
... A exploração do pinheiro manso tem sido tradicionalmente orientada para diversos
fins, desde a produção de lenha, de resina, de fruto ou ainda assumindo ...
quintas-site.planetaclix.pt/new_page_30.htm - 15k

Ciência Viva
... de um derivado da resina do pinheiro (desidroabietilamina) através ... composto previamente
isolado da colofónia de pinheiro. ... do ponto de fusão e do espectro de ...
www.cienciaviva.mct.pt/instituicoes/ocupacao/ocjf2002/ index.asp?accao=showInstDetail&Num=38 - 29k

PENSO QUE ESTÁ BEM EXPLICADO!

Bom trabalho Mário!
Selected response from:

Susana Figueiras
Grading comment
Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2Resina (do pinheiro)
Susana Figueiras
5resina líquida
João Carlos Pijnappel
5óleo de pinho
Tomás Rosa Bueno


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Resina (do pinheiro)


Explanation:
Veja o seguinte site:

[PDF]PROGRAMA INTERNET NA ESCOLA CIÊNCIA § SOCIEDADE - II ALQUIMIAS ...
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - ver em HTML
... são derivadas do tall-oil - da expressão sueca tallolja, que significa "óleo
de pinho". A colofónia, a fracção não volátil da resina do pinheiro, é ...
www.uarte.mct.pt/grupos-interesse/alquimias/docs/ pdf/Ciencia-&-Sociedade-II-%5B10%5D.pdf

Pinheiro
... A exploração do pinheiro manso tem sido tradicionalmente orientada para diversos
fins, desde a produção de lenha, de resina, de fruto ou ainda assumindo ...
quintas-site.planetaclix.pt/new_page_30.htm - 15k

Ciência Viva
... de um derivado da resina do pinheiro (desidroabietilamina) através ... composto previamente
isolado da colofónia de pinheiro. ... do ponto de fusão e do espectro de ...
www.cienciaviva.mct.pt/instituicoes/ocupacao/ocjf2002/ index.asp?accao=showInstDetail&Num=38 - 29k

PENSO QUE ESTÁ BEM EXPLICADO!

Bom trabalho Mário!

Susana Figueiras
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 50
Grading comment
Obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
7 mins
  -> Obrigada António!

agree  BrazBiz: certo, mas chama-se oficialmente (BR) Óleo de Pinho
9 mins
  -> Obrigada. O Mário agora tem que optar!

agree  Jorge Freire: Muito bem investigado
7 hrs
  -> Olá Jorge, como vai isso? Obrigada pelo comentário! Beijinhos

disagree  Tomás Rosa Bueno: A resina eh a materia-prima do oleo. Serve para muitas outras coisas.
17 hrs
  -> Depende do contexto Tomás. Só o Mário poderá decidir!

35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
óleo de pinho


Explanation:
A resina de pinho é a matéria-prima de fabrico do óleo de pinho, oriunda do refino da terebintina de pinus.

... Neste caso, diz-se que a aguarrás e a colofónia são derivadas do tall-oil
- da expressão sueca tallolja, que significa "óleo de pinho". ...
www.uarte.mct.pt/grupos-interesse/alquimias/docs/ pdf/Ciencia-&-Sociedade-II-%5B10%5D.pdf

... graxos de óleo de girassol. graxos de óleo de soja. graxos de óleo vegetal.
graxos de 'tall oil' (= óleo de pinho). 4-hidroxi-benzóico. itacônico. láctico. ...
www.anvisa.gov.br/legis/resol/105_99.htm


Tomás Rosa Bueno
Argentina
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
resina líquida


Explanation:
NTE} obtém-se a partir da lixívia negra,resíduo da fabricação da pasta de celulose

this is the correct answer

João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 492