KudoZ home » English to Portuguese » Science

satellite capturing device

Portuguese translation: instrumento de captura de satélites


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:satellite capturing device
Portuguese translation:instrumento de captura de satélites
Entered by: Roberto Cavalcanti

14:42 Apr 2, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Science
English term or phrase: satellite capturing device
estou a traduzir uma legenda sobre as viagens ao espaço. esta a transcrição completa dessa legenda:"Working in space involves a combination of machines and astronauts equipped for extra-vehicular activity (EVA). here, a satellite capturing device is fitted to the end of a space shuttle's robot arm."
tripeira
instrumento de captura de satélites
Explanation:
serve para agarrar um satélite em manutenção

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-02 16:15:05 (GMT)
--------------------------------------------------

ou dispositivo de...
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7instrumento de captura de satélites
Roberto Cavalcanti
4 +4instrumento de captação por (via) satélite
Vera Rocha
5 +1dispositivo de captura de satélites
Brasil Fernandes
5garra de captura de satélites
airmailrpl
5 -1Dispositivo rastreador de satélite
Adolpho J Silva


  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
instrumento de captação por (via) satélite


Explanation:
Instrumento ou aparelho.

Vera Rocha
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 210

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  AnaLouro
26 mins
  -> Obrigada Ana

agree  Mafalda d'Orey de Faria: captação é o termo correcto
3 hrs
  -> Obrigada Mafalda

agree  Brigith Guimarães
5 hrs
  -> Obrigada brigith

agree  Mayura Silveira
6 hrs
  -> Obrigada Mayura

agree  Ana Paula Miraldo: excelente
7 hrs
  -> Obrigada Ana Paula

disagree  airmailrpl: no way
4 days

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
instrumento de captura de satélites


Explanation:
serve para agarrar um satélite em manutenção

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-02 16:15:05 (GMT)
--------------------------------------------------

ou dispositivo de...

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
2 hrs
  -> Grato Clau

agree  Ricardo Fonseca
3 hrs
  -> Grato

agree  Tania Marques-Cardoso
6 hrs
  -> Grato

agree  Ana Rita Santiago
8 hrs
  -> Grato

agree  Henrique Magalhaes
18 hrs
  -> Grato

agree  airmailrpl
4 days
  -> Grato

agree  O. Morais
8 days

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
Dispositivo rastreador de satélite


Explanation:
A tradução parece-me ser "Dispositivo rastreador de satélite". A expressão "rastreador" indica, por si só, um processo de captação, retenção, etc.
Cordialmente,
Adolpho J Silva
Tradutor Público Juramentado

Adolpho J Silva
Brazil
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  airmailrpl: no way
4 days

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
dispositivo de captura de satélites


Explanation:
A frase, a partir de "here, a satellite..." seria "...um dispositivo de captura de satélites é acoplado à extremidade do braço robótico do ônibus espacial".

Pelo contexto, acredito que o autor se refere a um tipo de garra ou manipulador, acoplado àquele enorme braço robótico do ônibus espacial para segurar satélites que devem sofrer reparos, remoção ou substituição, como foi feito no conserto do telescópio Hubble, e é feito na estação espacial internacional.


    Imprensa em geral e sites da Internet
Brasil Fernandes
Brazil
PRO pts in pair: 107

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl
3 days21 hrs

4 days   confidence: Answerer confidence 5/5
garra de captura de satélites


Explanation:
satellite capturing device
a satellite capturing device is fitted to the end of a space shuttle's robot arm. "

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752