KudoZ home » English to Portuguese » Science

matting effect

Portuguese translation: efeito fosco


18:53 May 20, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Science / paints / coatings
English term or phrase: matting effect
Pensei em "efeito de opacificação", mas, pelo menos pelo Google, não há registro.
Luciano Monteiro
Brazil
Portuguese translation:efeito fosco
Explanation:
Segundo www.dictionary.com, "matting" significa:

"A dull, lusterless surface in certain of the arts, as gilding, metal work, glassmaking, etc."

Se e' uma pintura sem lustre, entao uma traducao possivel seria: efeito fosco (como em: vidro fosco).


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-20 19:09:39 (GMT)
--------------------------------------------------

lustre = brilho
Selected response from:

xxxGdporto
Grading comment
Obrigado. Estava mesmo precisando do termo comum em português brasileiro.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +8efeito mate
Maribel Cascão
4 +2efeito foscoxxxGdporto
5aparência fosca, não polida (efeito de)
Lúcia Lopes
4 +1embaciamento
Clauwolf
4efeito de mascaramento
Claudia da Matta
4efeito de entrelaçamento
José Casquilho


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
efeito de mascaramento


Explanation:
Referências no Google:

TELEVISÃO - Tudo sobre TV - Glossário
... MATRIZ -, fita original de onde serão tiradas as cópias. MATTE ou MATTING -, inserção
ou mascaramento. Ver key-color e chromakey. MIL CICLOS -, ver beeper. ...
www.tudosobretv.com.br/glossa/gloss_m.htm - 7k - Em cache - Páginas Semelhantes

Estácio no Ar
... MASTER - ver matriz. MATRIZ - fita original de onde serão tiradas as cópias.
MATTE ou MATTING - inserção ou mascaramento. Ver key-color e chromakey. ...
www.papoinformal.hpg.ig.com.br/Estacio no Ar/ Dicionario.htm


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-20 19:03:27 (GMT)
--------------------------------------------------

Mais:

::::: MundoCor ::::: O Mundo das Cores, Tintas e Serviços na ...
... Mais de 30.000 cores desenvolvidas ... Atividades: papel e líquido para mascaramento
de pintura ... 11) 279-7422 Atividades: Pigmentos de Efeito, perolizado automotivo ...
www.mundocor.com.br/fornecedores_m.htm - 28k - Em cache - Páginas Semelhantes


DuPont Cyrel® - Tudo sobre Flexo
... O ajuste necessário para atingir o efeito citado acima ... subtrativas primárias cujo
matiz é utilizado para uma das tintas de policromia a 4 cores. ... Mascaramento, ...
www.cyrel.dupont.com/latinamerica/portugues/flexo/ flexo_glossary.asp?regid=4&langid=8

Bom trabalho!

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-23 03:35:36 (GMT)
--------------------------------------------------

Dê uma olhadinha no site \"Mistura de camadas com uma máscara de opacidade\" da Adobe em: www.adobe.com.br/print/tips/ill10opac/ pdfs/ill10opac.pdf

Pode ser que depois de ver o site acima, você se convença do termo \"mascaramento\" ou então poderá preferir:


~~~~~~~~~~> EFEITO DE OPACIDADE <~~~~~~~~~~



Espero que tenha ajudado!

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
efeito mate


Explanation:
é tão simples quanto isto (às vezes nós é que estamos tão cansados...)
oposto de brilhante (gloss)

Bom tabalho

Maribel Cascão
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 64

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Conceição: correcto - in dic. Verbo "mate: diz-se da tinta, pintura ou metais que não têm brilho"
7 mins
  -> obrigado

agree  Ricardo Fonseca: era a minha opção. para a próxima faz favor de não me anteceder, :-)
1 hr
  -> obrigado...na próxima deixo-te responder primeiro!

agree  Manuela Brehm: PT
1 hr
  -> obrigado

agree  ana claudia jorge: tal e qual! Quando escolhi o verniz do chão, deram-me a escolher entre brilhante ou mate
2 hrs
  -> óptimo exemplo, obrigado!

agree  Brigith Guimarães: Oh, Maribel, assim não vale... veja quantos conseguiu "desapontar" por ser tão rápida e correcta...
3 hrs
  -> Socoooooooorro...estou a ser perseguida!!! LOL...obrigado novamente!!

agree  Vanessa Marques: PT de Portugal
3 hrs
  -> origado!

agree  airmailrpl: www.induquimica.pt/produtos/basf/kerotogravura.htm
17 hrs

agree  O. Morais
1 day15 hrs

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
efeito fosco


Explanation:
Segundo www.dictionary.com, "matting" significa:

"A dull, lusterless surface in certain of the arts, as gilding, metal work, glassmaking, etc."

Se e' uma pintura sem lustre, entao uma traducao possivel seria: efeito fosco (como em: vidro fosco).


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-20 19:09:39 (GMT)
--------------------------------------------------

lustre = brilho

xxxGdporto
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 12
Grading comment
Obrigado. Estava mesmo precisando do termo comum em português brasileiro.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mary bueno
59 mins
  -> agradeco

agree  Lúcia Lopes
1 hr
  -> agradeco

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
embaciamento


Explanation:
:)
Tratamento Super Anti-Embaciamento. O tratamento Super Anti-Embaciamento
dá uma protecção duradoura contra o embaciamento das lentes. ...
www.magnivisao.pt/melhor/tabata.htm - 5k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.magnivisao.pt ]

Acórdão da Relação de Lisboa de 8.2.2001
... Essa perda ou diminuição da eficácia distintiva pode ser provocada por um efeito
de enevoamento ou embaciamento da marca e/ou pelo efeito do seu deslustre ...
www.trl.pt/jurisp/10060-00bc.htm - 45k - Em cache - Páginas Semelhantes


Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
19 hrs

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
efeito de entrelaçamento


Explanation:
Uma proposta. Pessoalmente, optaria pela inclusão do termo original adjacente à tradução ou como de tradutor.

Definição de "matting" Dic. Inglês-Português, Porto Editora:

entrançamento, entrelaçamento;

emaranhamento;

esteiras, cobertura com esteiras;

embaciamento, foscagem.




    Reference: http://www.bndes.gov.br/conhecimento/relato/rs2_gs2.pdf
    www.planetaesbornia.com.br/gibizz/reviews/ 2003-01-aultimatentacao001.asp
José Casquilho
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 270

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Lúcia Lopes: parece-me que o sentido aqui é o de embaciamento, foscagem IMHO
1 hr

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
aparência fosca, não polida (efeito de)


Explanation:
matt = foscar, deslustrar

mat = superfície fosca, não polida

[Novo Dic. Folha Webster]

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-20 20:53:21 (GMT)
--------------------------------------------------

PDF]Renderização Fácil com o DataCAD
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... uma textura; Page 2. 2 d) Escolher a aparência \'fosca\' ou \'brilhante\'
ou de \'vidro\' para cada cor de objeto. Comece pela coluna ...
www.datacad.com.br/down/tutorial/rendc10.pdf - Páginas Semelhantes

... de pouco brilho podemos usar uma folha de papel, onde a superfície rugosa não reflete
de forma coerente os raios de luz incidentes, dando a aparência fosca. ...
www.tempra.ws.nom.br/polimento.html - 23k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF]Apresentando o modelo 120 Tear Drop Refractor, da LexaLite, agora ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... claras. Uma aparência fosca pode ser obtida através da utilização
de Acrílico bead suspension (opaco) em um Reflexor. Para ...
www.lexalite.com/ 2001newproduct%20brochure%20portuguese.pdf - Páginas Semelhantes

OU OPACA



Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784