ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Slang

it beats the hell out of

Portuguese translation: me deixa pasmo..

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:it beats the hell out of me
Portuguese translation:me deixa pasmo..
Entered by: airmailrpl

15:32 May 6, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Slang
English term or phrase: it beats the hell out of
Frase: If your self-description is valid, it beats the hell out of me why she would stay with you.
Qual o equivalente em PT do Brasil?
Always Learning
me deixa pasmo
Explanation:
it beats the hell out of me => me deixa pasmo

E o que mais me deixa pasmo de saber, É que isso tudo - KD Letras
www.kdletras.com/paulinho-parada-e.../ariadne-trecho-6
Trecho da música Ariadne (Paulinho Parada e Banda) - E o que mais me deixa pasmo de saber, É que isso tudo aconteceu num fim de tarde, E foi a tarde mais ...

O que mais me deixa pasmo é que tem gente que não consegue ...
www.allthelikes.com/quotes.php?quoteId=5491543...
O que mais me deixa pasmo é que tem gente que não consegue sonhar, ter ambições, ou, fazer isso acontecer. Nisso, começam a falar sem parar sobre como
Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Thanks!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1me deixa pasmo
airmailrpl
4 +1eu me pergunto como (é que ela poderia ficar com você)
Salvador Scofano and Gry Midttun
4não tenho a mínima idéiaMarlene Curtis
4E eu sei lá/lá sei
Joao Marcelo Trovao
4é-me difícil perceber
Teresa Borges
4me deixaria besta
Fernanda Romero


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
me deixaria besta


Explanation:
Entendo que entre as acepções que constam no dicionário citado, a que melhor se aplica ao exemplo seria esta:

"13. INFORMAL to baffle or puzzle"

Por isso a minha sugestão, que preserva o mesmo tom coloquial.

Tradução sugerida do trecho:
"Se a sua autodescrição for mesmo válida, me deixaria besta qualquer razão para que ela ficasse com você."

Example sentence(s):
  • "Outro dia aconteceu uma coisa que me deixou besta. E olha que eu achava que não me surpreendia com mais nada nesse mundo véio sem porteira."
  • "Me deixou besta essa menina de tão linda."

    Reference: http://www.yourdictionary.com/to-beat-the-hell
Fernanda Romero
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

30 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
é-me difícil perceber


Explanation:
+ 1 sugestão...

Teresa Borges
Belgium
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
E eu sei lá/lá sei


Explanation:
"E eu sei lá/lá sei porque ela iria querer ficar com você."

--------------------------------------------------
Note added at 42 mins (2013-05-06 16:14:41 GMT)
--------------------------------------------------

Pensando bem, eu retiraria o "E" inicial, levando em consideração a frase anterior.

Joao Marcelo Trovao
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
não tenho a mínima idéia


Explanation:
No contexto: I have absolutely no idea why she would stay with you

...por que ela fica com você.

http://www.wordwizard.com/phpbb3/viewtopic.php?f=6&t=23970

Surprisingly, the meaning that applies here is not mentioned in that dictionary entry.

In the mini-scenario you are asking about, it means "I have absolutely no idea".

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2013-05-06 16:34:31 GMT)
--------------------------------------------------

OU

Não consigo entender por que ela fica com você.

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 80

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
eu me pergunto como (é que ela poderia ficar com você)


Explanation:
Nesse caso, para fazer mais sentido,

it beats the hell out of me why she would stay with you

Ficaria:
eu me pergunto como é que ela poderia ficar com você



Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
36 mins
  -> Obrigado!

neutral  Marlene Curtis: Ele não está se questionando, ele está surpreso, pasmo...
1 hr
  -> Obrigado!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
me deixa pasmo


Explanation:
it beats the hell out of me => me deixa pasmo

E o que mais me deixa pasmo de saber, É que isso tudo - KD Letras
www.kdletras.com/paulinho-parada-e.../ariadne-trecho-6
Trecho da música Ariadne (Paulinho Parada e Banda) - E o que mais me deixa pasmo de saber, É que isso tudo aconteceu num fim de tarde, E foi a tarde mais ...

O que mais me deixa pasmo é que tem gente que não consegue ...
www.allthelikes.com/quotes.php?quoteId=5491543...
O que mais me deixa pasmo é que tem gente que não consegue sonhar, ter ambições, ou, fazer isso acontecer. Nisso, começam a falar sem parar sobre como

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Thanks!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
36 mins
  -> agradeço