ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

to become computer literate

Portuguese translation: bons conhecimentos de informática/tornar-se um utilizador informático qualificado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:to become computer literate
Portuguese translation:bons conhecimentos de informática/tornar-se um utilizador informático qualificado
Entered by: Vasco Mota Pereira

17:54 Aug 16, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc.
English term or phrase: to become computer literate
Pt-Pt please. Thanks. :)
xxxPaola Godinh
bons conhecimentos de informática/tornar-se um utilizador informático qualificado
Explanation:
Depending on the context, this is usually the best option.
Selected response from:

Vasco Mota Pereira
Portugal
Grading comment
Thanks, Vasco!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3bons conhecimentos de informática/tornar-se um utilizador informático qualificado
Vasco Mota Pereira
4 +2tornar-se conhecedor de (em) informáticaAntónio Ribeiro
5 +1tornar-se especialista/perito informático
Mariana Moreira
4tornar-se perito em computadores
Elisabete Cunha
4tornar-se especialista / perito em sistemas de informação/ computaçãoClaudio Mazotti
3Conhecimentos de informática na óptica do utilizador
Ana Medeiros


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
tornar-se especialista/perito informático


Explanation:
sem + contexto....

outra hipótese "tornar-se especialista em computadores"

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  María Leonor Acevedo-Miranda
6 mins
  -> Obrigada Leonor e de volta ao trabalho:)

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
bons conhecimentos de informática/tornar-se um utilizador informático qualificado


Explanation:
Depending on the context, this is usually the best option.

Vasco Mota Pereira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Thanks, Vasco!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Acho melhor assim, pois é o contrário de analfabeto digital. Não é um especialista, mas alguém que sabe usar o computador.
19 mins
  -> thank you.

agree  Eugenia Lourenco
44 mins
  -> thanks

agree  CristinaPereira: Exacto, não se trata de especialistas
15 hrs

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tornar-se especialista / perito em sistemas de informação/ computação


Explanation:
especialista em sistemas de informação é o mais adequado para avaliar e projetar
... Bryson DM The computer-literate nurse. Computer in Nursing, 1991; ...
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/ 22/22132/tde-29082003-080956/publico/tese.pdf

... it is a great mistake to believe that everybody in the world is computer-literate,
ie, is ... g. Data put into a computer is INPUT. ... Expcrt - perito, especialista ...
www.unic.br/graduacao/download/ftp/Fatec/ Ingles%20I%20-%20Professora%20Yael%20-%20%202004.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2005-08-16 18:08:53 GMT)
--------------------------------------------------

esqueci de acrescentar a opçao\" informática\"

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

48 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Conhecimentos de informática na óptica do utilizador


Explanation:
"Conhecimentos de informática na óptica do utilizador " poderá, talvez, ser uma opção...

Ana Medeiros
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
tornar-se conhecedor de (em) informática


Explanation:
Eu diria assim. Ser "computer literate" não é ser especialista em informática (vulgarmente chamados computadores) mas sim ter conhecimentos de informática. É o que somos, quase todos nós. Sabemos usar um computador e algum software mas estamos longe de ser especialistas no assunto.

Licenciaturas - O Licenciado em Informática é um profundo conhecedor de Sistemas e Tecnologias
de Informação e do seu impacto nas sociedades. ...
dct.ual.pt/licenciaturas.htm

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cristina Santos
1 hr

agree  CristinaPereira: Boa explicação
11 hrs

16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tornar-se perito em computadores


Explanation:
Acho que é literal.

Elisabete Cunha
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese