KudoZ home » English to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

household commitments

Portuguese translation: compromissos domésticos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:household commitments
Portuguese translation:compromissos domésticos
Entered by: rhandler

00:54 Oct 28, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc. / microcredit project
English term or phrase: household commitments
Contexto:
[A expressão está entre ** **]
"There is a common assumption in the world of microfinance that, just as the mere access to credit solves the problem of poverty, extending credit to women increases their level of social equity in society. Unfortunately, years of experiences in the field show that this is not always the case. While finance is one of the main barriers, other factors such as technical and managerial skills, **household commitments**, gender related and social relationships are as important in limiting the economical development of poor people. Therefore, the extension of credit to the poorest of the poor does little to alleviate poverty unless other support services are provided, the mere economic accumulation of women does not necessarily guarantee that they will achieve social equity with men. This project strives not only to increase women's access to microfinance, but to provide access to quality business development services that will help them increase their profits and expand their businesses. Furthermore, it will seek out to diagnose what gender-specific obstacles exist in the BDS markets and what measures can be implemented to overcome them."
Seria "dedicação ao lar"?
Muito obrigado
JORGE KUHN
Brazil
compromissos domésticos
Explanation:
Literal. Veja alguns exemplos:

Planeta COPPE
Mãe de seis filhos e com o sétimo a caminho, teve dificuldades em conciliar a escola com os compromissos domésticos. Mas agora não pretende mais parar. ...
www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=693

Aos Divinos Pés de Lótus de Sathya Sai Baba
Numa bela manhã, num domingo de setembro, e objetivando conhecer a casa nova da velha Escola Sai de Vila Isabel, organizei meus compromissos domésticos de ...
http://saibhakta.multiply.com/tag/leia helô


O Liberal - - Modelo de configuração dos canais
O bom aproveitamento do Leão Azul nos compromissos domésticos, em função até da boa adaptação ao Estádio Evandro Almeida, trouxe um certo otimismo em ...
www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=249&codi...


Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigado, rhandler!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5compromissos domésticosrhandler
3encargos domésticos
Paula Pereira Fernandes


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
compromissos domésticos


Explanation:
Literal. Veja alguns exemplos:

Planeta COPPE
Mãe de seis filhos e com o sétimo a caminho, teve dificuldades em conciliar a escola com os compromissos domésticos. Mas agora não pretende mais parar. ...
www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=693

Aos Divinos Pés de Lótus de Sathya Sai Baba
Numa bela manhã, num domingo de setembro, e objetivando conhecer a casa nova da velha Escola Sai de Vila Isabel, organizei meus compromissos domésticos de ...
http://saibhakta.multiply.com/tag/leia helô


O Liberal - - Modelo de configuração dos canais
O bom aproveitamento do Leão Azul nos compromissos domésticos, em função até da boa adaptação ao Estádio Evandro Almeida, trouxe um certo otimismo em ...
www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=249&codi...




rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32
Grading comment
Obrigado, rhandler!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susy Ordaz
6 hrs
  -> Obrigado, Suzy.

agree  Teresa Bento
7 hrs
  -> Obrigado, Teresa.

agree  Rildo Oliveira: A solução é suficientemente aberta para incluir um amplo repertório de noções ligadas à vida doméstica em suas diversas faces (trabalho, lazer, família, etc.): 'ocupações', 'tarefas', 'obrigações'...
9 hrs
  -> Obrigado, Polycarpo. Exatamente.

agree  claudia estanislau
9 hrs
  -> Obrigado, claudia.

agree  Jorge Santos
9 hrs
  -> Obrigado, Jorge.

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
encargos domésticos


Explanation:
Parece-me isto. Podem ser de origem financeira ou não. *Responsabilidades domésticas* seria outra opção.

Notícias
... pois "são elas que têm os encargos domésticos, são elas que têm os salários mais baixos e por isso recorrem muitas vezes ao duplo emprego". 2002-07-19 ...
expressoemprego.clix.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=3912

[PDF] III. Protecção Social
O Rendimento Mínimo no Concelho de Aveiro ...
os encargos domésticos, sobretudo a prestação de cuidados a familiares dependentes, constituem mais um entrave na exclusão do mercado de trabalho. ...
portal.ua.pt/opds/pdf/proteccao03.pdf

Do passe social ao preço dos combustíveis
É sabido que, em geral, os encargos com transportes (como aliás os encargos domésticos com electricidade e gás) representam uma encargo relativo tanto maior ...
resistir.info/rui/passe_social.html










Paula Pereira Fernandes
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Paula, por sua sugestão! Mas a do colega rhandler ficou mais adequada ao contexto. Jorge


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
2 hrs
  -> Obrigada, Jorge!

disagree  Rildo Oliveira: O termo 'encargos' sugere sobretudo uma noção financeira, por força da ostensiva circulação da expressão'encargos financeiros'. Estes não são os únicos compromissos impstos à vida familiar. Há tbm o lazer e outras ocupações irredutíveis ao financeiro.
8 hrs
  -> encargo | s. m. - incumbência;obrigação de certo peso ou responsabilidade; cargo; ocupação; in Priberam. Um encargo é uma responsabilidade não obrigatoriamente de ordem financeira.