KudoZ home » English to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

hand to mouth living

Portuguese translation: condições mínimas de vida


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hand to mouth living
Portuguese translation:condições mínimas de vida
Entered by: Clara Duarte

18:55 Feb 11, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc. / relatório financeiro
English term or phrase: hand to mouth living
Contexto:

The effect of this general lack of knowledge is hand to mouth living.

Obrigada,

Christina.
Christina Moreira
Brazil
condições mínimas de vida
Explanation:
hand-to-mouth (hănd'tə-mouth')
adj.

Having or providing only the bare essentials: a hand-to-mouth existence.
Selected response from:

Clara Duarte
Portugal
Grading comment
Eu considero que todas as sugestões dadas são boas, mas eu optei por essa porque eu não achei que caberia adotar as que eram muito literais ou coloquiais em um relatório financeiro. Isso me fez ficar entre economia de subsistência e essa opção, que acabei escolhendo por se adequar mais ao contexto geral do meu texto. Muito obrigada a todos.
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3economia de subsistência
Bruno Gaiola
4 +2Uma mão à frente e outra atrás
claudia estanislau
5viver da mão para a boca
Alvaro Neder, Ph.D.
5condições mínimas de vida
Clara Duarte


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
economia de subsistência


Explanation:
Embora a minha sugestão não preserve a natureza coloquial da expressão original, poderá funcionar bem tendo em conta o tom do resto do texto, que não conheço.

Bruno Gaiola
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Thais Maria Lips
15 mins
  -> Obrigado, Thais

agree  xxxLumen
2 hrs
  -> Obrigado, Lumen

agree  rhandler
2 hrs
  -> Obrigado, rhlander

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Uma mão à frente e outra atrás


Explanation:
It means all your earnings are spent in food or bear necessities, it measn you are broke really! When we say that someone has "uma mão à frente e outra atrás" it means, basically that. Someone so broke it has nothing to show for it.
There might be other expressions, this is the one i remember that comes close to that meaning.
Good work Christina

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2007-02-11 19:00:36 GMT)
--------------------------------------------------

DN Online: "A SIC nunca nos convidou a regressar"MG - Essa frase do chegar à SIC "com uma mão à frente e outra atrás"... Nós só conseguimos fazer o Gato Fedorento com o preço que a SIC Radical nos propôs ...
dn.sapo.pt/2005/11/21/media/a_nunca_convidou_a_regressar.html - 54k - Em cache - Páginas semelhantes

SPA autoresNunca ficou rico, passou a vida com uma mão à frente e outra atrás. Mas continuou sempre ligado à música. No Chile casou com minha mãe, mas os portugueses ...
www.spautores.pt/revista.aspx?idContent=551&idCat=162 - 61k - Em cache - Páginas semelhantes

Sobreviva a um despedimentoSaímos com uma mão à frente e outra atrás, pegamos no caixote com as nossas coisinhas, deixamos a secretária limpinha e tentamos sair o mais rápido possível ...
expressoemprego.clix.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=4417 - 28k - Em cache - Páginas semelhantes


claudia estanislau
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gisele Goldstein: concordo, mas eu diria vivendo com ...
23 mins
  -> obrigada Gisele!

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: Prefiro Leonor em vez de María :))
2 hrs
  -> Obrigada, Maria

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
condições mínimas de vida


Explanation:
hand-to-mouth (hănd'tə-mouth')
adj.

Having or providing only the bare essentials: a hand-to-mouth existence.

Clara Duarte
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 2
Grading comment
Eu considero que todas as sugestões dadas são boas, mas eu optei por essa porque eu não achei que caberia adotar as que eram muito literais ou coloquiais em um relatório financeiro. Isso me fez ficar entre economia de subsistência e essa opção, que acabei escolhendo por se adequar mais ao contexto geral do meu texto. Muito obrigada a todos.

16 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
viver da mão para a boca


Explanation:
esta é uma expressão normal no brasil.

Alvaro Neder, Ph.D.
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
Non-PRO (1): xxxLumen