KudoZ home » English to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

Kantian and utilitarian moralities

Portuguese translation: morais kantiana e utilitária


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Kantian and utilitarian moralities
Portuguese translation:morais kantiana e utilitária
Entered by: xxxKaren Sarama

09:59 Apr 9, 2007
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc.
English term or phrase: Kantian and utilitarian moralities
The ethic of justice referes to principle-based approaches to ethics, including Kantian and utilitarian moralities which are based on a system of individualised rights and duties, emphasising abstract moral principles, impartiality and rationatilty.

Pt-Pt.
MTIA.
xxxKaren Sarama
morais kantiana e utilitária
Explanation:
Sugg.

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-04-09 10:03:50 GMT)
--------------------------------------------------

A moral kantiana baseia-se num princípio formalista : o que interessa na moralidade de um acto é o respeito à própria lei moral, e não os interesses, ...

Na Filosofia contemporânea, os princípios do liberalismo influenciam o conceito de ética, que ganha traços de moral utilitária. Os indivíduos devem buscar a ...
Selected response from:

MLeiria
Portugal
Grading comment
Thanks to all.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6morais kantiana e utilitária
MLeiria
5Morais kantiana e utilitarista
Juvenal Neto


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
kantian and utilitarian moralities
morais kantiana e utilitária


Explanation:
Sugg.

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-04-09 10:03:50 GMT)
--------------------------------------------------

A moral kantiana baseia-se num princípio formalista : o que interessa na moralidade de um acto é o respeito à própria lei moral, e não os interesses, ...

Na Filosofia contemporânea, os princípios do liberalismo influenciam o conceito de ética, que ganha traços de moral utilitária. Os indivíduos devem buscar a ...

MLeiria
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11
Grading comment
Thanks to all.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Madalena Ribeiro
6 mins
  -> obrigado

agree  Jorge Freire
9 mins
  -> obrigado

agree  Cristina Santos
37 mins
  -> obrigado

agree  oxygen4u: :)
46 mins
  -> obrigado

agree  Susy Ordaz
5 hrs
  -> obrigado

agree  Neyde
6 hrs
  -> obrigado

18 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
kantian and utilitarian moralities
Morais kantiana e utilitarista


Explanation:
Tecnicamente, "utilitarista" parece mais apropriado que "utilitário". Ao menos no campo da Moral e da Filosofia.



"... sob uma perspectiva economicista nacional, na base de uma moral utilitarista. ... Sintomático foi o facto, de, a princípio, o ministro dos negócios ..."
blog.comunidades.net/justo/index.php?op=arquivo&mmes=06&anon=2005 - 33k - Cachad - Liknande sidor

[PDF] Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSCFiltyp: PDF/Adobe Acrobat - Se som HTML-version
post facto, isto é, as causas se inferem de eventos ocorridos, ... núcleo da proposta moral utilitarista. Ainda que seja considerado arbitrário, ...


Example sentence(s):
  • CabralA expressão “moral utilitarista” soa, de facto, a algo de eticamente impuro a ouvidos kantianos ou, por maioria de razão, a sensibilidades cristãs. ...
  • Discurso do Governador Vítor Constâncio na sessão de abertura da ...Existem evidentemente razões que transcendem o facto de ela ser um ... de bem-estar que reflecte uma escondida filosofia moral utilitarista que leva, ...

    www.triplov.com/ista/cadernos/cad_05/sarsfield_cabral1.htm - 15k - Cachad - Liknande sidor
Juvenal Neto
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
PRO (1): Juvenal Neto