KudoZ home » English to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

self-fulfilling prophecy

Portuguese translation: profecia auto-realizável


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:self-fulfilling prophecy
Portuguese translation:profecia auto-realizável

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
12:38 Feb 3, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc.
English term or phrase: self-fulfilling prophecy
Definition from A social psycology glossary:
The process by which someone's expectations about a person or group leads to the fulfillment of those expectations.

Example sentence(s):
  • Whether or not a teacher is aware of it, the self-fulfilling prophecy is at work, impacting students either to their benefit or their detriment. Educational psycology
  • According to The Law of Self-fulfilling Prophecy, people respond the way you expect them to respond. You get what you expect. terrybragg.com
  • However, those who see technical analysis as a self-fulfilling prophecy argue that these indicators are "right" only because extremely large numbers of people base trading decisions on these same indicators, thereby using the same information to take their positions, and, in turn, pushing the price in the predicted direction. Investopedia
Glossary-building KudoZ




This question was created by:


This question is closed

profecia auto-realizável
Definition:
Uma profecia auto-realizável diz que, quanto mais as pessoas acreditam em uma coisa, mais elas podem influenciar no seu acontecimento. Isso funciona também em relação à performance profissional.
Selected response from:

Carla Lopes
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +3profecia auto-realizável
Carla Lopes
4'profecia auto-realizadora' ou 'efeito Pigmalião'
Lidia Saragaço


  

Translations offered


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
profecia auto-realizável


Definition from Site Você Vencedor:
Uma profecia auto-realizável diz que, quanto mais as pessoas acreditam em uma coisa, mais elas podem influenciar no seu acontecimento. Isso funciona também em relação à performance profissional.

Example sentence(s):
  • Em termos práticos, se vemos alguma pessoa como sendo “difícil” e acreditamos que é um “inimigo” não colaborador, tendemos, mesmo que de forma inconsciente, a agira como se ele realmente fosse assim,, levando-o a se comportar desta maneira, fechando-se para a colaboração, o que o faz reproduzir a imagem criada. Quem tem expectativas ruins sobre os outros, não acredita neles, não vê suas qualidades, costuma colher o pior dos outros; já quem os vê pelo lado positivo, que foca nas virtudes, que tem expectativas boas sobre eles, tende a obter o melhor de cada um, tendo relacionamentos mais saudáveis. - Site Você Vencedor  
  • Um rapaz acredita que ninguém gosta dele. Em consequência torna-se antipático, o que leva a que, de facto ninguém goste dele. Este é o exemplo típico de uma profecia auto-realizável. A nossa vida está cheia delas. Muitos fenómenos psicológicos e psicopatológicos podem-se entender a esta luz: em certas condições, basta que se tenha uma crença para que ela se realize. As crenças (ou teorias) que os pais têm sobre os filhos realizam-se com frequência, podendo ser benéficas, se forem positivas, ou devastadoras, quando negativas. - Blogs de ciência  
Carla Lopes
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Marlene Curtis
7 hrs
  -> :) Obrigada!

Yes  thiagomotta: Both "profecia auto-realizável" and "profecia auto-realizadora" are correct translations to this process, which can be expressed as a result of "pigmalian" effect, or, in portuguese, "efeito pigmalião".
13 hrs
  -> Thanks!

Yes  Joao_Correa: "Profecia Influente" poderia concorrer, mas você definiu tão bem o sentido da expressão que lhe dou meu voto.
3 days9 hrs
  -> :) Obrigada!

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
'profecia auto-realizadora' ou 'efeito Pigmalião'


Definition from Merton and medical sociology - Print ISS:
Outra notável contribuição de Merton foi a sua conceituação de 'funções manifestas' e 'funções latentes', referindo-se às primeiras como "as conseqüências objetivas que contribuem para o ajuste ou a adaptação do sistema, que são intencionais e reconhecidas pelos participantes do sistema" (Merton 1970a) e às segundas como não-intencionais e reconhecidas. Embora não sejam desejadas conscientemente, as funções latentes não são indesejáveis ou ocorrem contra a vontade dos participantes, pois podem, em muitos casos, cumprir um objetivo benéfico (Merton, 1970a). Demais conceitos desenvolvidos pelo sociólogo, como 'papel modelo'2 e 'profecia auto-realizadora' (self-fulfilling prophecy)3, ou 'efeito Pigmalião' e 'efeito Mateus'4, 'entrevista focada' (focus interview)5, 'conseqüências não-planejadas da ação social' (unintended consequences of social actions)6, passaram a ser amplamente usados nas mais diversas temáticas da sociologia, ciência política e administração.

Example sentence(s):
  • "A chamada PROFECIA AUTO-REALIZADORA é uma conseqüência da ação dos esquemas sociais. Consiste na exibição de um padrão de comportamentos, que, guiados por esquemas, faz com que a pessoa alvo deste comportamento seja influenciada por ele e responda de forma coerente com as expectativas. - Roberto Cohen - Site Profissional  
  • Começa aí uma das práticas mais perigosas – e mais comuns – que se desenvolvem na escola: a da chamada Profecia auto-realizadora. Através do prognóstico do professor, a profecia se realizará, sem que a criança possa intervir, pois, o desejo do professor se manifestará no relacionamento desigual com seus alunos, de forma que seu julgamento inicial se caracterize no final do ano. - Psicopedagogia On-Line  
  • A operação de comunicação institucional configura-se como uma "profecia auto-realizadora": "A celebração do aniversário, ao afirmar que o hotel é uma instituição importante, acaba por lhe conferir efectivamente essa categoria." - blog na internet  
Lidia Saragaço
Portugal
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese




The glossary compiled from Glossary-building KudoZ is made available openly under the Creative Commons "By" license (v3.0). By submitting this form, you agree to make your contribution available to others under the terms of that license.
Creative Commons License