KudoZ home » English to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

due measure

Portuguese translation: medida certa/equilibrada


09:12 Mar 31, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc.
English term or phrase: due measure
... that God created the entire universe in due measure (chapter 25: Koran) ...
Eduardo Queiroz
Portuguese translation:medida certa/equilibrada
Explanation:
...criou o universo inteiro na medida certa/com medidas equilibradas.

Mas nãoe estou muito certa...
Boa sorte!
Selected response from:

CristinaPereira
Grading comment
Gostei de todas as sugestões, mas para não repetir alguns termos que já estava usando no texto, "medida certa" coube melhor. Agradeço a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3medida certa/equilibrada
CristinaPereira
5 +1na medida perfeita, na proporção perfeita
Henrique Serra
4 +1devida dimensão
Sónia Tavares
4 +1na medida exatareginalobo
3justa medida
perry


  

Answers


2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
medida certa/equilibrada


Explanation:
...criou o universo inteiro na medida certa/com medidas equilibradas.

Mas nãoe estou muito certa...
Boa sorte!

CristinaPereira
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18
Grading comment
Gostei de todas as sugestões, mas para não repetir alguns termos que já estava usando no texto, "medida certa" coube melhor. Agradeço a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia
5 mins
  -> Obrigada Marcelo

agree  perry
5 hrs
  -> Obrigada Perry

agree  Roberto Cavalcanti
10 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
na medida perfeita, na proporção perfeita


Explanation:
Acho que o segredo aqui é usar a palavra medida, ou proporção.

Provavelmente, há semelhança no Alcorão entre a frase que você busca e várias referências às proporções de chuva que são enviadas por Alá. Veja as referências abaixo.

"One of the items of information
given in the Qur'an about rain is that it is sent down to Earth in due measure."

"The Proportion of Rain. In the eleventh verse of Surat az-Zukhruf, rain
is defined as water sent down in due measure."

Não tenho o Alcorão em português para fornecer a tradução exata, mas a Bíblia oferece o seguinte, em contexto semelhante:

"Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças"

Isaías 40:12

Espero que isso ajude.


    Reference: http://www.harunyahya.com/miracles_of_the_quran_p1_15.php
    Reference: http://answering-islam.org.uk/Quran/Science/rain.htm
Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia
2 mins
  -> obrigado, Marcelo

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
na medida exata


Explanation:
..

reginalobo
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  perry
1 hr

7 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
justa medida


Explanation:
apenas mais uma opção!
... Deus criou o Universo inteiro, em justa medida.

perry
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
devida dimensão


Explanation:
Acho que assim fica mais poético...

Sónia Tavares
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Brigith Guimarães
19 hrs
  -> Obrigada e beijocas! Tschuss. :-)